O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Kátia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50
Resumo: A reflexão aqui proposta sobre o estágio curricular do curso de pedagogia na educação infantil abordará o seu caráter novidável para os estudantes do curso no tocante a aproximação intensa entre teoria e prática, ao estabelecimento da relação entre universidade e rede pública de educação infantil com o convívio nos contextos de pré-escolas e creches em que incide na formação inicial e continuada na docência, a relação sistemática com a professora supervisora do estágio como interlocutora privilegiada desse processo de formação e o exercício efetivo nos instrumentos da ação pedagógica: observação, registro, planejamento, documentação e avaliação realizada pelos estudantes. Em seu desenvolvimento será tratado da especificidade da área e consequentemente do estagiar nela para então, brevemente, apresentar alguns dos desafios e dilemas que temos enfrentado nesta tarefa de vivermos o estágio curricular na educação infantil no curso de pedagogia.
id UFSC-4_fe4cd1654d76de35ba7a311352375242
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/40610
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assimA reflexão aqui proposta sobre o estágio curricular do curso de pedagogia na educação infantil abordará o seu caráter novidável para os estudantes do curso no tocante a aproximação intensa entre teoria e prática, ao estabelecimento da relação entre universidade e rede pública de educação infantil com o convívio nos contextos de pré-escolas e creches em que incide na formação inicial e continuada na docência, a relação sistemática com a professora supervisora do estágio como interlocutora privilegiada desse processo de formação e o exercício efetivo nos instrumentos da ação pedagógica: observação, registro, planejamento, documentação e avaliação realizada pelos estudantes. Em seu desenvolvimento será tratado da especificidade da área e consequentemente do estagiar nela para então, brevemente, apresentar alguns dos desafios e dilemas que temos enfrentado nesta tarefa de vivermos o estágio curricular na educação infantil no curso de pedagogia.Universidade Federal de Santa Catarina2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p5010.5007/1980-4512.2016v18n33p50Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 50-641980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50/31489Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgostinho, Kátia2018-03-22T10:08:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/40610Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T10:08:17Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
title O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
spellingShingle O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
Agostinho, Kátia
title_short O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
title_full O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
title_fullStr O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
title_full_unstemmed O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
title_sort O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
author Agostinho, Kátia
author_facet Agostinho, Kátia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Kátia
description A reflexão aqui proposta sobre o estágio curricular do curso de pedagogia na educação infantil abordará o seu caráter novidável para os estudantes do curso no tocante a aproximação intensa entre teoria e prática, ao estabelecimento da relação entre universidade e rede pública de educação infantil com o convívio nos contextos de pré-escolas e creches em que incide na formação inicial e continuada na docência, a relação sistemática com a professora supervisora do estágio como interlocutora privilegiada desse processo de formação e o exercício efetivo nos instrumentos da ação pedagógica: observação, registro, planejamento, documentação e avaliação realizada pelos estudantes. Em seu desenvolvimento será tratado da especificidade da área e consequentemente do estagiar nela para então, brevemente, apresentar alguns dos desafios e dilemas que temos enfrentado nesta tarefa de vivermos o estágio curricular na educação infantil no curso de pedagogia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50
10.5007/1980-4512.2016v18n33p50
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2016v18n33p50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50/31489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 50-64
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152333537280