O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50 |
Resumo: | A reflexão aqui proposta sobre o estágio curricular do curso de pedagogia na educação infantil abordará o seu caráter novidável para os estudantes do curso no tocante a aproximação intensa entre teoria e prática, ao estabelecimento da relação entre universidade e rede pública de educação infantil com o convívio nos contextos de pré-escolas e creches em que incide na formação inicial e continuada na docência, a relação sistemática com a professora supervisora do estágio como interlocutora privilegiada desse processo de formação e o exercício efetivo nos instrumentos da ação pedagógica: observação, registro, planejamento, documentação e avaliação realizada pelos estudantes. Em seu desenvolvimento será tratado da especificidade da área e consequentemente do estagiar nela para então, brevemente, apresentar alguns dos desafios e dilemas que temos enfrentado nesta tarefa de vivermos o estágio curricular na educação infantil no curso de pedagogia. |
id |
UFSC-4_fe4cd1654d76de35ba7a311352375242 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/40610 |
network_acronym_str |
UFSC-4 |
network_name_str |
Zero-a-seis |
repository_id_str |
|
spelling |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assimA reflexão aqui proposta sobre o estágio curricular do curso de pedagogia na educação infantil abordará o seu caráter novidável para os estudantes do curso no tocante a aproximação intensa entre teoria e prática, ao estabelecimento da relação entre universidade e rede pública de educação infantil com o convívio nos contextos de pré-escolas e creches em que incide na formação inicial e continuada na docência, a relação sistemática com a professora supervisora do estágio como interlocutora privilegiada desse processo de formação e o exercício efetivo nos instrumentos da ação pedagógica: observação, registro, planejamento, documentação e avaliação realizada pelos estudantes. Em seu desenvolvimento será tratado da especificidade da área e consequentemente do estagiar nela para então, brevemente, apresentar alguns dos desafios e dilemas que temos enfrentado nesta tarefa de vivermos o estágio curricular na educação infantil no curso de pedagogia.Universidade Federal de Santa Catarina2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p5010.5007/1980-4512.2016v18n33p50Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 50-641980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50/31489Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgostinho, Kátia2018-03-22T10:08:17Zoai:periodicos.ufsc.br:article/40610Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T10:08:17Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim |
title |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim |
spellingShingle |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim Agostinho, Kátia |
title_short |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim |
title_full |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim |
title_fullStr |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim |
title_full_unstemmed |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim |
title_sort |
O estágio na educação infantil no curso de pedagogia: nova configuração, novos desafios e outros nem tão novos assim |
author |
Agostinho, Kátia |
author_facet |
Agostinho, Kátia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Agostinho, Kátia |
description |
A reflexão aqui proposta sobre o estágio curricular do curso de pedagogia na educação infantil abordará o seu caráter novidável para os estudantes do curso no tocante a aproximação intensa entre teoria e prática, ao estabelecimento da relação entre universidade e rede pública de educação infantil com o convívio nos contextos de pré-escolas e creches em que incide na formação inicial e continuada na docência, a relação sistemática com a professora supervisora do estágio como interlocutora privilegiada desse processo de formação e o exercício efetivo nos instrumentos da ação pedagógica: observação, registro, planejamento, documentação e avaliação realizada pelos estudantes. Em seu desenvolvimento será tratado da especificidade da área e consequentemente do estagiar nela para então, brevemente, apresentar alguns dos desafios e dilemas que temos enfrentado nesta tarefa de vivermos o estágio curricular na educação infantil no curso de pedagogia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50 10.5007/1980-4512.2016v18n33p50 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50 |
identifier_str_mv |
10.5007/1980-4512.2016v18n33p50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p50/31489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 50-64 1980-4512 reponame:Zero-a-seis instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Zero-a-seis |
collection |
Zero-a-seis |
repository.name.fl_str_mv |
Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.josue@ufsc.br |
_version_ |
1789435152333537280 |