A importância do símbolo na obra de Paul Ricoeur

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Machado Möbbs, Adriane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/919
Resumo: Resumo Este estudo constitui-se num pequeno ensaio acerca da importância do símbolo na obra de Paul Ricoeur. Assim, objetiva-se demonstrar como se constitui esta problemática na obra ricoeuriana e qual a sua importância para o autor. Como se sabe, alguns comentadores acreditam que a obra ricoeuriana está constituída com base em três paradigmas: o símbolo, o texto e a tradução e, que cada paradigma complementaria o outro. Assim, há aqueles comentadores, para os quais não é possível confinar a importância do símbolo apenas a fase de Finitude et culpabilité, embora possam admitir uma progressão e estratificação na relação entre o símbolo, o texto e a tradução. É possível perceber que as duas vertentes aqui mencionadas, - que possuem como seus principais representantes Domenico Jervolino e Marco Salvioli, respectivamente -, embora contrárias, admitem a importância do símbolo na obra do autor. E, neste sentido, toma-se como objeto deste estudo o símbolo e as interpretações de Jervolino e Salvioli. Palavras-chave: Ricœur. Símbolo. Texto. Ação. Tradução. Abstract This study constitutes a short essay about the importance of the symbol in the work of Paul Ricoeur. Thus, the objective is to demonstrate how this problem is constituted in Ricoeurian work and what is its importance to the author works. As you know, some commentators believe that Ricoeurian work is recognized based on three paradigms: the symbol, the text and the translation, and that each paradigm complement each other. Thus, there are those commentators, for whom it is not possible to confine the importance of the symbol only phase Finitude et culpabilité, although they admit a progression and stratification in the relationship between the symbol and text and the translation. You can see that the two approaches mentioned here - that have as their main representatives Domenico Jervolino and Marco Salvioli respectively - although contrary, acknowledge the importance of the symbol in his works. And in this sense, is taken as the study object and symbol interpretations of Jervolino and Salvioli. Keywords: Ricœur. Symbol. Text. Action. Translation.
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