O tempo na terceira Enéada de Plotino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiochett, Daniel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/811
Resumo: Plotino é conhecido pela doutrina das três hipóstases: o Uno, a Inteligência e a Alma. Enquanto neoplatônico, sua doutrina é pensada a partir da visão platônica do mundo. Todavia, na terceira Enéada o filósofo se põe a discutir longamente a concepção antiga do tempo, fortemente devedora da doutrina aristotélica. Plotino, ao seu modo, consegue reinterpretar e adequar a noção aristotélica do tempo à concepção de mundo platônica. O tempo, para Plotino, por um lado, permanece referido ao movimento, concordando com Aristóteles, e por outro, é imagem de uma outra forma mais perfeira, a eternidade, concordando com a divisão do mundo em sensivel e supra-sensível de Platão. Por conseguir compreender o tempo a partir desses dois registros, o platônico e o aristotélico, Plotino figura como um ponto importante para se compreender as teorias do tempo que vieram depois dele, principalmente a de Santo Agostinho. Nosso ensaio pretende discutir a noção de tempo em Plotino, a partir da terceira Enéada, a fim de fornecer instrumentos para tal compreensão.
id UFSC-7_15683aebe8f42425b092db55e8f96857
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/811
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling O tempo na terceira Enéada de PlotinoPlotino é conhecido pela doutrina das três hipóstases: o Uno, a Inteligência e a Alma. Enquanto neoplatônico, sua doutrina é pensada a partir da visão platônica do mundo. Todavia, na terceira Enéada o filósofo se põe a discutir longamente a concepção antiga do tempo, fortemente devedora da doutrina aristotélica. Plotino, ao seu modo, consegue reinterpretar e adequar a noção aristotélica do tempo à concepção de mundo platônica. O tempo, para Plotino, por um lado, permanece referido ao movimento, concordando com Aristóteles, e por outro, é imagem de uma outra forma mais perfeira, a eternidade, concordando com a divisão do mundo em sensivel e supra-sensível de Platão. Por conseguir compreender o tempo a partir desses dois registros, o platônico e o aristotélico, Plotino figura como um ponto importante para se compreender as teorias do tempo que vieram depois dele, principalmente a de Santo Agostinho. Nosso ensaio pretende discutir a noção de tempo em Plotino, a partir da terceira Enéada, a fim de fornecer instrumentos para tal compreensão.Universidade Federal de Santa Catarina2009-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/811PERI; v. 1 n. 1; p. 11-202175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/811/314Copyright (c) 2015 Daniel Schiochettinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchiochett, Daniel2015-03-16T11:10:13Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/811Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2015-03-16T11:10:13Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O tempo na terceira Enéada de Plotino
title O tempo na terceira Enéada de Plotino
spellingShingle O tempo na terceira Enéada de Plotino
Schiochett, Daniel
title_short O tempo na terceira Enéada de Plotino
title_full O tempo na terceira Enéada de Plotino
title_fullStr O tempo na terceira Enéada de Plotino
title_full_unstemmed O tempo na terceira Enéada de Plotino
title_sort O tempo na terceira Enéada de Plotino
author Schiochett, Daniel
author_facet Schiochett, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiochett, Daniel
description Plotino é conhecido pela doutrina das três hipóstases: o Uno, a Inteligência e a Alma. Enquanto neoplatônico, sua doutrina é pensada a partir da visão platônica do mundo. Todavia, na terceira Enéada o filósofo se põe a discutir longamente a concepção antiga do tempo, fortemente devedora da doutrina aristotélica. Plotino, ao seu modo, consegue reinterpretar e adequar a noção aristotélica do tempo à concepção de mundo platônica. O tempo, para Plotino, por um lado, permanece referido ao movimento, concordando com Aristóteles, e por outro, é imagem de uma outra forma mais perfeira, a eternidade, concordando com a divisão do mundo em sensivel e supra-sensível de Platão. Por conseguir compreender o tempo a partir desses dois registros, o platônico e o aristotélico, Plotino figura como um ponto importante para se compreender as teorias do tempo que vieram depois dele, principalmente a de Santo Agostinho. Nosso ensaio pretende discutir a noção de tempo em Plotino, a partir da terceira Enéada, a fim de fornecer instrumentos para tal compreensão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/811
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/811/314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Daniel Schiochett
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Daniel Schiochett
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 1 n. 1; p. 11-20
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1799940525777747968