Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bay de Araújo, Mariano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5264
Resumo: Durante boa parte do século XX houve uma discussão sobre a eudaimonia na Ética Nicomaqueia que tinha como objetivo tentar estabelecer se Aristóteles estaria sustentando que a eudaimonia é um fim inclusivo - um fim composto por diversos fins - ou um fim dominante - um único fim que tem prioridade sobre os demais fins. Procuro mostrar que as dificuldades que originam essa discussão estão ligadas a uma leitura da EN que supõe que suas lições seriam direcionadas para vidas individuais. No entanto, se considerarmos que a EN é uma obra política e que suas lições são voltadas para aqueles que irão legislar e governar a cidade, nossa compreensão a respeito das teses sobre a eudaimonia deve ser diferente. O político deve saber em que consiste a melhor vida para um ser humano na medida em que organizará a cidade para que os cidadãos tenham oportunidade de alcançá-la. Assim, quando Aristóteles trata dos modos de vida (bioi) principalmente em EN X.7-8, ele não está combinando ou excluindo bens dentro dessas vidas, mas apenas caracterizando-as com o propósito de instruir aqueles que irão tomar as decisões na cidade. Esse modo de ler a EN e de compreender o papel da investigação sobre a eudaimonia nesta obra não deixa espaço para as dificuldades que originaram a discussão inclusivo-dominante mencionada acima.
id UFSC-7_473951427431e82873f3a77aada8a15d
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/5264
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética NicomaqueiaAristótelesÉtica NicomaqueiaeudaimoniaDurante boa parte do século XX houve uma discussão sobre a eudaimonia na Ética Nicomaqueia que tinha como objetivo tentar estabelecer se Aristóteles estaria sustentando que a eudaimonia é um fim inclusivo - um fim composto por diversos fins - ou um fim dominante - um único fim que tem prioridade sobre os demais fins. Procuro mostrar que as dificuldades que originam essa discussão estão ligadas a uma leitura da EN que supõe que suas lições seriam direcionadas para vidas individuais. No entanto, se considerarmos que a EN é uma obra política e que suas lições são voltadas para aqueles que irão legislar e governar a cidade, nossa compreensão a respeito das teses sobre a eudaimonia deve ser diferente. O político deve saber em que consiste a melhor vida para um ser humano na medida em que organizará a cidade para que os cidadãos tenham oportunidade de alcançá-la. Assim, quando Aristóteles trata dos modos de vida (bioi) principalmente em EN X.7-8, ele não está combinando ou excluindo bens dentro dessas vidas, mas apenas caracterizando-as com o propósito de instruir aqueles que irão tomar as decisões na cidade. Esse modo de ler a EN e de compreender o papel da investigação sobre a eudaimonia nesta obra não deixa espaço para as dificuldades que originaram a discussão inclusivo-dominante mencionada acima.Universidade Federal de Santa Catarina2022-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5264PERI; v. 14 n. 1 (2022): v.14, n.1 (2022); 136-1522175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5264/4806Copyright (c) 2022 Mariano Bay de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBay de Araújo, Mariano2022-09-26T12:31:34Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/5264Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2022-09-26T12:31:34Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
title Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
spellingShingle Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
Bay de Araújo, Mariano
Aristóteles
Ética Nicomaqueia
eudaimonia
title_short Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
title_full Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
title_fullStr Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
title_full_unstemmed Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
title_sort Eudaimonia, modo de vida e objetivo político na Ética Nicomaqueia
author Bay de Araújo, Mariano
author_facet Bay de Araújo, Mariano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bay de Araújo, Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Aristóteles
Ética Nicomaqueia
eudaimonia
topic Aristóteles
Ética Nicomaqueia
eudaimonia
description Durante boa parte do século XX houve uma discussão sobre a eudaimonia na Ética Nicomaqueia que tinha como objetivo tentar estabelecer se Aristóteles estaria sustentando que a eudaimonia é um fim inclusivo - um fim composto por diversos fins - ou um fim dominante - um único fim que tem prioridade sobre os demais fins. Procuro mostrar que as dificuldades que originam essa discussão estão ligadas a uma leitura da EN que supõe que suas lições seriam direcionadas para vidas individuais. No entanto, se considerarmos que a EN é uma obra política e que suas lições são voltadas para aqueles que irão legislar e governar a cidade, nossa compreensão a respeito das teses sobre a eudaimonia deve ser diferente. O político deve saber em que consiste a melhor vida para um ser humano na medida em que organizará a cidade para que os cidadãos tenham oportunidade de alcançá-la. Assim, quando Aristóteles trata dos modos de vida (bioi) principalmente em EN X.7-8, ele não está combinando ou excluindo bens dentro dessas vidas, mas apenas caracterizando-as com o propósito de instruir aqueles que irão tomar as decisões na cidade. Esse modo de ler a EN e de compreender o papel da investigação sobre a eudaimonia nesta obra não deixa espaço para as dificuldades que originaram a discussão inclusivo-dominante mencionada acima.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5264
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/5264/4806
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Mariano Bay de Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Mariano Bay de Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 14 n. 1 (2022): v.14, n.1 (2022); 136-152
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1799940527413526528