Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Amauri Carboni
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1070
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo mostrar a relevância das obras e dos estudos do pintor Paul Cézanne na ontologia de Merleau-Ponty. Celebrando o enigma da visibilidade, a pintura cezanniana ­– mesmo que o próprio pintor tivesse dúvidas quanto ao sucesso de seu trabalho – possibilitou, ao filósofo, investigar o mistério da percepção. Foi criando a partir do mundo em que estava inserido que Cézanne mostrou a Merleau-Ponty a dificuldade que consiste em tentar expressar uma ordem de experiência como a gênese do Ser. Tal como uma pintura – uma percepção do mundo ­– o Ser não pode ser demonstrado ou expresso absolutamente. Mergulhado na natureza, cujo olhar tentava reproduzir na tela o paradoxo da expressão, o pintor possibilitou ao espectador-pensador uma experiência original do mundo. Este estudo propõe pensar a relação entre arte e filosofia, especialmente investigar o texto A dúvida de Cézanne­, em que Merleau-Ponty afirma encontrar em Cézanne uma maneira de aprender a perceber e expressar a natureza primordial.Palavras-chave: Paul Cézanne; ontologia; percepção; expressão.Merleau-Ponty le lecteur de Cézanne: en apprenant à apercevoir et à exprimer la nature primordialeRésumé: Cette recherche vise à montrer la pertinence des œuvres et des études du peintre Paul Cézanne dans l'ontologie de Merleau-Ponty. En célébrant l'énigme de la visibilité, la peinture cézannienne – même si le peintre lui-même avait des doutes sur le succès de son travail – lui a permis d'enquêter sur le mystère de la perception. C'est en observant le monde qui l'entourait que Cézanne a pu montrer à Merleau-Ponty combien il est difficile  d'exprimer l'ordre de l'expérience comme la genèse de l'Être. Tel qu'une peinture – une perception du monde – l'Être ne peut pas être saisi ou exprimé d'une façon absolue. Plongé dans la nature et ayant un regard qui essayait de reproduire sur la toile le paradoxe de l'expression, le peintre a rendu possible à l'expectateur et penseur une expérience originale du monde. Cette étude propose de penser la relation entre l'art et philosophie et spécialement enquêter sur le texte Le Doute de Cézanne, dans lequel Merleau-Ponty affirme avoir trouvé chez Cézanne une manière d'apprendre à apercevoir et à exprimer la nature primordiale.Mots-clés: Paul Cézanne; ontologie; perception; expression.
id UFSC-7_e4058687107e27d365f1f6e86fe5e50e
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/1070
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordialPaul CézanneOntologiaPercepçãoExpressão.Esta pesquisa tem por objetivo mostrar a relevância das obras e dos estudos do pintor Paul Cézanne na ontologia de Merleau-Ponty. Celebrando o enigma da visibilidade, a pintura cezanniana ­– mesmo que o próprio pintor tivesse dúvidas quanto ao sucesso de seu trabalho – possibilitou, ao filósofo, investigar o mistério da percepção. Foi criando a partir do mundo em que estava inserido que Cézanne mostrou a Merleau-Ponty a dificuldade que consiste em tentar expressar uma ordem de experiência como a gênese do Ser. Tal como uma pintura – uma percepção do mundo ­– o Ser não pode ser demonstrado ou expresso absolutamente. Mergulhado na natureza, cujo olhar tentava reproduzir na tela o paradoxo da expressão, o pintor possibilitou ao espectador-pensador uma experiência original do mundo. Este estudo propõe pensar a relação entre arte e filosofia, especialmente investigar o texto A dúvida de Cézanne­, em que Merleau-Ponty afirma encontrar em Cézanne uma maneira de aprender a perceber e expressar a natureza primordial.Palavras-chave: Paul Cézanne; ontologia; percepção; expressão.Merleau-Ponty le lecteur de Cézanne: en apprenant à apercevoir et à exprimer la nature primordialeRésumé: Cette recherche vise à montrer la pertinence des œuvres et des études du peintre Paul Cézanne dans l'ontologie de Merleau-Ponty. En célébrant l'énigme de la visibilité, la peinture cézannienne – même si le peintre lui-même avait des doutes sur le succès de son travail – lui a permis d'enquêter sur le mystère de la perception. C'est en observant le monde qui l'entourait que Cézanne a pu montrer à Merleau-Ponty combien il est difficile  d'exprimer l'ordre de l'expérience comme la genèse de l'Être. Tel qu'une peinture – une perception du monde – l'Être ne peut pas être saisi ou exprimé d'une façon absolue. Plongé dans la nature et ayant un regard qui essayait de reproduire sur la toile le paradoxe de l'expression, le peintre a rendu possible à l'expectateur et penseur une expérience originale du monde. Cette étude propose de penser la relation entre l'art et philosophie et spécialement enquêter sur le texte Le Doute de Cézanne, dans lequel Merleau-Ponty affirme avoir trouvé chez Cézanne une manière d'apprendre à apercevoir et à exprimer la nature primordiale.Mots-clés: Paul Cézanne; ontologie; perception; expression.Universidade Federal de Santa Catarina2016-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1070PERI; v. 8 n. 1; p. 242 - 2602175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1070/851Copyright (c) 2016 Amauri Carboni Bitencourtinfo:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Amauri Carboni2016-07-24T17:21:12Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/1070Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2016-07-24T17:21:12Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial
title Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial
spellingShingle Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial
Bitencourt, Amauri Carboni
Paul Cézanne
Ontologia
Percepção
Expressão.
title_short Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial
title_full Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial
title_fullStr Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial
title_full_unstemmed Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial
title_sort Merleau-Ponty leitor de Cézanne: aprendendo a perceber e a expressar a natureza primordial
author Bitencourt, Amauri Carboni
author_facet Bitencourt, Amauri Carboni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bitencourt, Amauri Carboni
dc.subject.por.fl_str_mv Paul Cézanne
Ontologia
Percepção
Expressão.
topic Paul Cézanne
Ontologia
Percepção
Expressão.
description Esta pesquisa tem por objetivo mostrar a relevância das obras e dos estudos do pintor Paul Cézanne na ontologia de Merleau-Ponty. Celebrando o enigma da visibilidade, a pintura cezanniana ­– mesmo que o próprio pintor tivesse dúvidas quanto ao sucesso de seu trabalho – possibilitou, ao filósofo, investigar o mistério da percepção. Foi criando a partir do mundo em que estava inserido que Cézanne mostrou a Merleau-Ponty a dificuldade que consiste em tentar expressar uma ordem de experiência como a gênese do Ser. Tal como uma pintura – uma percepção do mundo ­– o Ser não pode ser demonstrado ou expresso absolutamente. Mergulhado na natureza, cujo olhar tentava reproduzir na tela o paradoxo da expressão, o pintor possibilitou ao espectador-pensador uma experiência original do mundo. Este estudo propõe pensar a relação entre arte e filosofia, especialmente investigar o texto A dúvida de Cézanne­, em que Merleau-Ponty afirma encontrar em Cézanne uma maneira de aprender a perceber e expressar a natureza primordial.Palavras-chave: Paul Cézanne; ontologia; percepção; expressão.Merleau-Ponty le lecteur de Cézanne: en apprenant à apercevoir et à exprimer la nature primordialeRésumé: Cette recherche vise à montrer la pertinence des œuvres et des études du peintre Paul Cézanne dans l'ontologie de Merleau-Ponty. En célébrant l'énigme de la visibilité, la peinture cézannienne – même si le peintre lui-même avait des doutes sur le succès de son travail – lui a permis d'enquêter sur le mystère de la perception. C'est en observant le monde qui l'entourait que Cézanne a pu montrer à Merleau-Ponty combien il est difficile  d'exprimer l'ordre de l'expérience comme la genèse de l'Être. Tel qu'une peinture – une perception du monde – l'Être ne peut pas être saisi ou exprimé d'une façon absolue. Plongé dans la nature et ayant un regard qui essayait de reproduire sur la toile le paradoxe de l'expression, le peintre a rendu possible à l'expectateur et penseur une expérience originale du monde. Cette étude propose de penser la relation entre l'art et philosophie et spécialement enquêter sur le texte Le Doute de Cézanne, dans lequel Merleau-Ponty affirme avoir trouvé chez Cézanne une manière d'apprendre à apercevoir et à exprimer la nature primordiale.Mots-clés: Paul Cézanne; ontologie; perception; expression.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1070
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1070/851
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Amauri Carboni Bitencourt
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Amauri Carboni Bitencourt
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 8 n. 1; p. 242 - 260
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1799940526487633920