Análise do desempenho de autocuidado em crianças com Síndrome de Down / Self-care functional development analysis of children with Down Syndrome
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/733 |
Resumo: | A Síndrome de Down (SD), uma das mais frequentes anomalias dos cromossomos autossômicos e a maisantiga causa de retardo mental, é uma desordem genética diferenciada por apresentar uma série de característicasfísicas e mentais específicas. Caracteriza-se por ser uma alteração na divisão cromossômica, resultando natriplicação do material genético referente ao cromossomo 21. O objetivo foi evidenciar o desempenho funcionalna área de autocuidado de crianças com SD na faixa etária dos 3 aos 7 anos. Participaram da pesquisa 17 criançascom SD, assistidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), utilizando-se o teste Inventáriode Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Após a aplicação do teste observou-se que o desempenhofuncional de crianças com SD é inferior ao de crianças sem a síndrome e que fatores externos como a inserçãodas crianças no processo escolar e o grau de escolaridade das cuidadoras interferem no desenvolvimento delas. OPEDI mostrou ser um instrumento importante para profissionais de saúde, em especial os terapeutas ocupacionais,visto que identifica a área específica em que a criança está em desvantagem, permitindo vislumbrar a possibilidadede intervir de forma estratégica nas dificuldades específicas de cada uma.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.012 |
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Análise do desempenho de autocuidado em crianças com Síndrome de Down / Self-care functional development analysis of children with Down SyndromeA Síndrome de Down (SD), uma das mais frequentes anomalias dos cromossomos autossômicos e a maisantiga causa de retardo mental, é uma desordem genética diferenciada por apresentar uma série de característicasfísicas e mentais específicas. Caracteriza-se por ser uma alteração na divisão cromossômica, resultando natriplicação do material genético referente ao cromossomo 21. O objetivo foi evidenciar o desempenho funcionalna área de autocuidado de crianças com SD na faixa etária dos 3 aos 7 anos. Participaram da pesquisa 17 criançascom SD, assistidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), utilizando-se o teste Inventáriode Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI). Após a aplicação do teste observou-se que o desempenhofuncional de crianças com SD é inferior ao de crianças sem a síndrome e que fatores externos como a inserçãodas crianças no processo escolar e o grau de escolaridade das cuidadoras interferem no desenvolvimento delas. OPEDI mostrou ser um instrumento importante para profissionais de saúde, em especial os terapeutas ocupacionais,visto que identifica a área específica em que a criança está em desvantagem, permitindo vislumbrar a possibilidadede intervir de forma estratégica nas dificuldades específicas de cada uma.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.012Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/733Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/733/418Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Viviane Ferreira daMedeiros, Julie Souza Soares deSilva, Maria Natália Santos daOliveira, Leilane Silva deTorres, Renata de Magalhães MaurícioAry, Maria Luiza Morais Regis Bezerra2022-01-18T14:03:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/733Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:03:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
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