PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/379 |
Resumo: | Este texto é fruto de uma pesquisa que se debruçou sobre as condições de vida, os problemas e as perspectivas de estudo e de vida escolar, bem como de trabalho, de adolescentes de grupos populares, que trabalhavam na Universidade Federal de São Carlos (SP), por meio do convênio desta com uma instituição de assistência social e educacional. Foram utilizados diversos recursos para coletar informações acerca do universo escola/trabalho desses meninos e meninas.Dentre tais recursos, um questionário abordando temas como escola, trabalho, família, condição sócio-econômica e expectativas de futuro. Responderam a esse questionário 95.1% dos adolescentes. Posteriormente, foram sorteados 12adolescentes para a realização de entrevistas e para a participação em encontros numa oficina de atividades. Trabalhou-se com dois subgrupos, garantindo-se aproporcionalidade entre os gêneros. Nesse espaço, buscou-se apreender como aquele universo está inserido no cotidiano dos adolescentes, seu significado, o que pensam e sentem a respeito, além de proporcionar-lhes oportunidade dereflexão e trocas. Foram realizadas, em cada grupo, 16 horas de oficina, divididas em três dias de encontro. À luz de conceitos como ‘políticas sociais’, ‘cidadania’ e ‘inserção social’, a análise dos resultados desta pesquisa aponta que a escolae o trabalho não se constituem em lócus de pertencimento, de descoberta de vocações e de desenvolvimento de habilidades para esses adolescentes. Na medida em que não os percebem enquanto espaço de escuta, de diálogo e nem de construção coletiva ou grupal, esses meninos e meninas vivenciam umsentimento de exclusão nos locais do seu cotidiano mais direto. |
id |
UFSCAR-1_0dde24589d37bcf55152c2ec24a495ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/379 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERSEste texto é fruto de uma pesquisa que se debruçou sobre as condições de vida, os problemas e as perspectivas de estudo e de vida escolar, bem como de trabalho, de adolescentes de grupos populares, que trabalhavam na Universidade Federal de São Carlos (SP), por meio do convênio desta com uma instituição de assistência social e educacional. Foram utilizados diversos recursos para coletar informações acerca do universo escola/trabalho desses meninos e meninas.Dentre tais recursos, um questionário abordando temas como escola, trabalho, família, condição sócio-econômica e expectativas de futuro. Responderam a esse questionário 95.1% dos adolescentes. Posteriormente, foram sorteados 12adolescentes para a realização de entrevistas e para a participação em encontros numa oficina de atividades. Trabalhou-se com dois subgrupos, garantindo-se aproporcionalidade entre os gêneros. Nesse espaço, buscou-se apreender como aquele universo está inserido no cotidiano dos adolescentes, seu significado, o que pensam e sentem a respeito, além de proporcionar-lhes oportunidade dereflexão e trocas. Foram realizadas, em cada grupo, 16 horas de oficina, divididas em três dias de encontro. À luz de conceitos como ‘políticas sociais’, ‘cidadania’ e ‘inserção social’, a análise dos resultados desta pesquisa aponta que a escolae o trabalho não se constituem em lócus de pertencimento, de descoberta de vocações e de desenvolvimento de habilidades para esses adolescentes. Na medida em que não os percebem enquanto espaço de escuta, de diálogo e nem de construção coletiva ou grupal, esses meninos e meninas vivenciam umsentimento de exclusão nos locais do seu cotidiano mais direto.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/379Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 3 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 3 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 3 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/379/294LOPES, ROSELI ESQUERDOGARCIA, DIANA BASEIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/379Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS |
title |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS |
spellingShingle |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS LOPES, ROSELI ESQUERDO |
title_short |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS |
title_full |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS |
title_fullStr |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS |
title_full_unstemmed |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS |
title_sort |
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ESCOLARES E DE TRABALHO NO COTIDIANO DOS MENINOS E MENINAS TRABALHADORES DA UFSCar / PROBLEMS AND PERSPECTIVES PERTAINING TO SCHOOL AND WORK IN THE EVERYDAY OF THE UFSCAR’S BOYS AND GIRLS WORKERS |
author |
LOPES, ROSELI ESQUERDO |
author_facet |
LOPES, ROSELI ESQUERDO GARCIA, DIANA BASEI |
author_role |
author |
author2 |
GARCIA, DIANA BASEI |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, ROSELI ESQUERDO GARCIA, DIANA BASEI |
description |
Este texto é fruto de uma pesquisa que se debruçou sobre as condições de vida, os problemas e as perspectivas de estudo e de vida escolar, bem como de trabalho, de adolescentes de grupos populares, que trabalhavam na Universidade Federal de São Carlos (SP), por meio do convênio desta com uma instituição de assistência social e educacional. Foram utilizados diversos recursos para coletar informações acerca do universo escola/trabalho desses meninos e meninas.Dentre tais recursos, um questionário abordando temas como escola, trabalho, família, condição sócio-econômica e expectativas de futuro. Responderam a esse questionário 95.1% dos adolescentes. Posteriormente, foram sorteados 12adolescentes para a realização de entrevistas e para a participação em encontros numa oficina de atividades. Trabalhou-se com dois subgrupos, garantindo-se aproporcionalidade entre os gêneros. Nesse espaço, buscou-se apreender como aquele universo está inserido no cotidiano dos adolescentes, seu significado, o que pensam e sentem a respeito, além de proporcionar-lhes oportunidade dereflexão e trocas. Foram realizadas, em cada grupo, 16 horas de oficina, divididas em três dias de encontro. À luz de conceitos como ‘políticas sociais’, ‘cidadania’ e ‘inserção social’, a análise dos resultados desta pesquisa aponta que a escolae o trabalho não se constituem em lócus de pertencimento, de descoberta de vocações e de desenvolvimento de habilidades para esses adolescentes. Na medida em que não os percebem enquanto espaço de escuta, de diálogo e nem de construção coletiva ou grupal, esses meninos e meninas vivenciam umsentimento de exclusão nos locais do seu cotidiano mais direto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/379 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/379/294 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 3 (2010) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 3 (2010) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 3 (2010) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314417905664 |