Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, ANDREA RUZZI
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/137
Resumo: A reforma psiquiátrica possibilitou o tratamento de doentes mentais em serviços de saúde da comunidade, ampliando as condições de mulheres doentes mentais constituírem família e criarem seus filhos. O presente trabalho teve por objetivos identificar associações entre práticas parentais de mães portadoras de transtornos mentais e suporte social (e condições sócio-econômicas) e verificar possíveis diferenças entre práticas parentais de mães com transtorno mental e mães saudáveis. A pesquisa foi realizada com 41 mulheres portadoras de transtorno mental e seus filhos adolescentes, comparando-se com 41 díades mãe-filho saudáveis, de uma pequena cidade do interior de São Paulo. Os dados foram coletados através do Questionário de Suporte Social, das Escalas de Exigência e Responsividade Parentais e do Critério de Classificação Econômica Brasil. Os resultados evidenciam maior insatisfação com o suporte social recebido por famílias cuja mãe é portadora de transtorno mental, e que nessas famílias, os pais são menos responsivos do que os pais do grupo comparado. O estudo também encontrou que as mães do grupo de comparação são mais exigentes e responsivas do que as mães do grupo de estudo; que as mães são mais responsivas e mais exigentes com os filhos mais jovens e que a situação econômica familiar também influencia no cuidado materno. Conclui-se que a doença mental influencia nas ações de cuidado materno; que o baixo suporte social e condições financeiras precárias podem influenciar de forma negativa, mas que o suporte social adequado pode atuar como fator protetivo, influenciando positivamente no cuidado materno.
id UFSCAR-1_0f26a39708c569249f9df2a1eeb82d08
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/137
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIALA reforma psiquiátrica possibilitou o tratamento de doentes mentais em serviços de saúde da comunidade, ampliando as condições de mulheres doentes mentais constituírem família e criarem seus filhos. O presente trabalho teve por objetivos identificar associações entre práticas parentais de mães portadoras de transtornos mentais e suporte social (e condições sócio-econômicas) e verificar possíveis diferenças entre práticas parentais de mães com transtorno mental e mães saudáveis. A pesquisa foi realizada com 41 mulheres portadoras de transtorno mental e seus filhos adolescentes, comparando-se com 41 díades mãe-filho saudáveis, de uma pequena cidade do interior de São Paulo. Os dados foram coletados através do Questionário de Suporte Social, das Escalas de Exigência e Responsividade Parentais e do Critério de Classificação Econômica Brasil. Os resultados evidenciam maior insatisfação com o suporte social recebido por famílias cuja mãe é portadora de transtorno mental, e que nessas famílias, os pais são menos responsivos do que os pais do grupo comparado. O estudo também encontrou que as mães do grupo de comparação são mais exigentes e responsivas do que as mães do grupo de estudo; que as mães são mais responsivas e mais exigentes com os filhos mais jovens e que a situação econômica familiar também influencia no cuidado materno. Conclui-se que a doença mental influencia nas ações de cuidado materno; que o baixo suporte social e condições financeiras precárias podem influenciar de forma negativa, mas que o suporte social adequado pode atuar como fator protetivo, influenciando positivamente no cuidado materno.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/137Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 16 No. 1 (2008)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 16 Núm. 1 (2008)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 16 n. 1 (2008)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/137/96PEREIRA, ANDREA RUZZIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:36:05Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/137Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:36:05Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL
title Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL
spellingShingle Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL
PEREIRA, ANDREA RUZZI
title_short Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL
title_full Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL
title_fullStr Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL
title_full_unstemmed Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL
title_sort Resumos de Teses e Dissertações: DOENÇA MENTAL MATERNA: AÇÕES DE PARENTING E SUPORTE SOCIAL
author PEREIRA, ANDREA RUZZI
author_facet PEREIRA, ANDREA RUZZI
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, ANDREA RUZZI
description A reforma psiquiátrica possibilitou o tratamento de doentes mentais em serviços de saúde da comunidade, ampliando as condições de mulheres doentes mentais constituírem família e criarem seus filhos. O presente trabalho teve por objetivos identificar associações entre práticas parentais de mães portadoras de transtornos mentais e suporte social (e condições sócio-econômicas) e verificar possíveis diferenças entre práticas parentais de mães com transtorno mental e mães saudáveis. A pesquisa foi realizada com 41 mulheres portadoras de transtorno mental e seus filhos adolescentes, comparando-se com 41 díades mãe-filho saudáveis, de uma pequena cidade do interior de São Paulo. Os dados foram coletados através do Questionário de Suporte Social, das Escalas de Exigência e Responsividade Parentais e do Critério de Classificação Econômica Brasil. Os resultados evidenciam maior insatisfação com o suporte social recebido por famílias cuja mãe é portadora de transtorno mental, e que nessas famílias, os pais são menos responsivos do que os pais do grupo comparado. O estudo também encontrou que as mães do grupo de comparação são mais exigentes e responsivas do que as mães do grupo de estudo; que as mães são mais responsivas e mais exigentes com os filhos mais jovens e que a situação econômica familiar também influencia no cuidado materno. Conclui-se que a doença mental influencia nas ações de cuidado materno; que o baixo suporte social e condições financeiras precárias podem influenciar de forma negativa, mas que o suporte social adequado pode atuar como fator protetivo, influenciando positivamente no cuidado materno.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/137
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/137/96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 16 No. 1 (2008)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 16 Núm. 1 (2008)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 16 n. 1 (2008)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313494110208