Instrumentos de avaliação utilizados por terapeutas ocupacionais na criança com paralisia braquial obstétrica/Assessment tools used by occupational therapists in children with obstetric brachial plexus palsy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/944 |
Resumo: | Introdução: A paralisia braquial obstétrica (PBO) é resultado de lesão do plexo braquial ao nascimento, podendo ocasionar disfunções do membro superior acometido, repercutindo de forma significativa na vida da criança. Ao avaliar a criança com PBO, o terapeuta ocupacional pode fazer uso de instrumentos de avaliação, devendo ter conhecimentos para escolher e aplicar o instrumento mais apropriado. Objetivo: O objetivo desta revisão foi analisar a literatura sobre utilização de instrumentos de avaliação por terapeutas ocupacionais na criança com PBO. Método: A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Scirus, Cinahl, Medline, Psycinfo, Scopus e Lilacs, atendendo aos critérios de seleção: estudos realizados em crianças com PBO de 0 a 12 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados nos últimos 10 anos, que tivessem o terapeuta ocupacional como um dos autores e/ou reportassem a aplicação do instrumento por este profissional. Resultados: Foram encontrados 15 estudos, provenientes de seis países que reportaram 17 instrumentos de avaliação, dos quais cinco desenvolvidos recentemente eram específicos para essa clientela. Não foi identificada a necessidade de modificar os instrumentos não específicos para a aplicação nas crianças com PBO, demonstrando que estes podem ser usados em seu formato original, facilitando o uso na prática clínica. A maioria dos instrumentos contemplou aspectos relacionados ao desempenho ocupacional inseridos no domínio de Atividade e Participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, indicando a preocupação deste profissional em adequar o processo de avaliação da criança com PBO ao paradigma atual de compreensão de saúde e ao campo da Terapia Ocupacional. |
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Instrumentos de avaliação utilizados por terapeutas ocupacionais na criança com paralisia braquial obstétrica/Assessment tools used by occupational therapists in children with obstetric brachial plexus palsyIntrodução: A paralisia braquial obstétrica (PBO) é resultado de lesão do plexo braquial ao nascimento, podendo ocasionar disfunções do membro superior acometido, repercutindo de forma significativa na vida da criança. Ao avaliar a criança com PBO, o terapeuta ocupacional pode fazer uso de instrumentos de avaliação, devendo ter conhecimentos para escolher e aplicar o instrumento mais apropriado. Objetivo: O objetivo desta revisão foi analisar a literatura sobre utilização de instrumentos de avaliação por terapeutas ocupacionais na criança com PBO. Método: A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados Scirus, Cinahl, Medline, Psycinfo, Scopus e Lilacs, atendendo aos critérios de seleção: estudos realizados em crianças com PBO de 0 a 12 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados nos últimos 10 anos, que tivessem o terapeuta ocupacional como um dos autores e/ou reportassem a aplicação do instrumento por este profissional. Resultados: Foram encontrados 15 estudos, provenientes de seis países que reportaram 17 instrumentos de avaliação, dos quais cinco desenvolvidos recentemente eram específicos para essa clientela. Não foi identificada a necessidade de modificar os instrumentos não específicos para a aplicação nas crianças com PBO, demonstrando que estes podem ser usados em seu formato original, facilitando o uso na prática clínica. A maioria dos instrumentos contemplou aspectos relacionados ao desempenho ocupacional inseridos no domínio de Atividade e Participação da Classificação Internacional de Funcionalidade, indicando a preocupação deste profissional em adequar o processo de avaliação da criança com PBO ao paradigma atual de compreensão de saúde e ao campo da Terapia Ocupacional.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/94410.4322/0104-4931.ctoAR0555Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 2 (2016); 335-350Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 2 (2016); 335-350Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 2 (2016); 335-3502526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/944/720Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Thaianny Taís DantasPinheiro, Carolinne Linhares2022-04-22T17:58:52Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/944Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:58:52Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
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