Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1290 |
Resumo: | O presente artigo resulta de um processo de reflexão acerca da temática terapia ocupacional e cultura, através da análise das experiências práticas de um projeto de extensão. Objetivou-se aprofundar os conhecimentos da terapia ocupacional em contextos culturais e as ações técnicas do terapeuta ocupacional neste âmbito, à luz das questões de etnicidade. Trata-se de uma pesquisa documental e qualitativa. O objeto de análise foram os relatos de experiência dos extensionistas e da técnica de terapia ocupacional, coletados por meio dos seus relatórios escritos entre 2012 e 2014. Para análise dos dados, utilizaram-se as categorizações propostas por Bardin. As categorias de análise encontradas dizem respeito às ações técnicas em terapia ocupacional, intituladas ação cultural e ação étnica. Os resultados demonstraram que, nas experiências realizadas junto à comunidade Guarani, existem ações relevantes e consolidadas da terapia ocupacional neste contexto. As ações técnicas exercidas ratificam a relevância do papel do terapeuta ocupacional nos contextos culturais e na esfera da etnicidade. Essas práticas, por conseguinte, são pertinentes para a produção de conhecimento e para a formação teórico-metodológica e profissional em terapia ocupacional social e contextos culturais. Destaca-se que procedimentos técnicos coerentes com as questões de etnicidade, numa relação conjunta e horizontal, articulados pela mediação cultural, podem fortalecer os fazeres humanos e as afirmações identitárias. |
id |
UFSCAR-1_222bbed462ab18f59b6e566c55d24bf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1290 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous pO presente artigo resulta de um processo de reflexão acerca da temática terapia ocupacional e cultura, através da análise das experiências práticas de um projeto de extensão. Objetivou-se aprofundar os conhecimentos da terapia ocupacional em contextos culturais e as ações técnicas do terapeuta ocupacional neste âmbito, à luz das questões de etnicidade. Trata-se de uma pesquisa documental e qualitativa. O objeto de análise foram os relatos de experiência dos extensionistas e da técnica de terapia ocupacional, coletados por meio dos seus relatórios escritos entre 2012 e 2014. Para análise dos dados, utilizaram-se as categorizações propostas por Bardin. As categorias de análise encontradas dizem respeito às ações técnicas em terapia ocupacional, intituladas ação cultural e ação étnica. Os resultados demonstraram que, nas experiências realizadas junto à comunidade Guarani, existem ações relevantes e consolidadas da terapia ocupacional neste contexto. As ações técnicas exercidas ratificam a relevância do papel do terapeuta ocupacional nos contextos culturais e na esfera da etnicidade. Essas práticas, por conseguinte, são pertinentes para a produção de conhecimento e para a formação teórico-metodológica e profissional em terapia ocupacional social e contextos culturais. Destaca-se que procedimentos técnicos coerentes com as questões de etnicidade, numa relação conjunta e horizontal, articulados pela mediação cultural, podem fortalecer os fazeres humanos e as afirmações identitárias.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/129010.4322/0104-4931.ctoAO0665Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 1 (2016); 77-89Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 1 (2016); 77-89Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 1 (2016); 77-892526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1290/688https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1290/703Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Maria DanielaTeresa de Lima Neves, AmabileBardi, GiovannaMonzeli, Gustavo ArturMota, Vinícius Vieira2022-04-22T17:59:20Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1290Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:59:20Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p |
title |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p |
spellingShingle |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p Macedo, Maria Daniela |
title_short |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p |
title_full |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p |
title_fullStr |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p |
title_full_unstemmed |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p |
title_sort |
Olhares em formação: refletindo a prática da terapia ocupacional em um contexto cultural a partir de experiências com povos indígenas/Forming insights: assessment of the occupational therapy practice in a cultural context from experience with indigenous p |
author |
Macedo, Maria Daniela |
author_facet |
Macedo, Maria Daniela Teresa de Lima Neves, Amabile Bardi, Giovanna Monzeli, Gustavo Artur Mota, Vinícius Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Teresa de Lima Neves, Amabile Bardi, Giovanna Monzeli, Gustavo Artur Mota, Vinícius Vieira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Maria Daniela Teresa de Lima Neves, Amabile Bardi, Giovanna Monzeli, Gustavo Artur Mota, Vinícius Vieira |
description |
O presente artigo resulta de um processo de reflexão acerca da temática terapia ocupacional e cultura, através da análise das experiências práticas de um projeto de extensão. Objetivou-se aprofundar os conhecimentos da terapia ocupacional em contextos culturais e as ações técnicas do terapeuta ocupacional neste âmbito, à luz das questões de etnicidade. Trata-se de uma pesquisa documental e qualitativa. O objeto de análise foram os relatos de experiência dos extensionistas e da técnica de terapia ocupacional, coletados por meio dos seus relatórios escritos entre 2012 e 2014. Para análise dos dados, utilizaram-se as categorizações propostas por Bardin. As categorias de análise encontradas dizem respeito às ações técnicas em terapia ocupacional, intituladas ação cultural e ação étnica. Os resultados demonstraram que, nas experiências realizadas junto à comunidade Guarani, existem ações relevantes e consolidadas da terapia ocupacional neste contexto. As ações técnicas exercidas ratificam a relevância do papel do terapeuta ocupacional nos contextos culturais e na esfera da etnicidade. Essas práticas, por conseguinte, são pertinentes para a produção de conhecimento e para a formação teórico-metodológica e profissional em terapia ocupacional social e contextos culturais. Destaca-se que procedimentos técnicos coerentes com as questões de etnicidade, numa relação conjunta e horizontal, articulados pela mediação cultural, podem fortalecer os fazeres humanos e as afirmações identitárias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1290 10.4322/0104-4931.ctoAO0665 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1290 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1290/688 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1290/703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 1 (2016); 77-89 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 1 (2016); 77-89 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 1 (2016); 77-89 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316006498304 |