Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814 |
Resumo: | Introdução: As vivências do cotidiano proporcionam experiência de amadurecimento ao longodo desenvolvimento e os ambientes nos quais se inserem são fundamentais nesse processo. Tais experiênciasajudam a compor a personalidade da criança e a sua forma de lidar com o mundo que a rodeia.Objetivos: descrever o comportamento ocupacional de crianças em idade pré-escolar através do relato de suasmães. Metodologia: Participaram da pesquisa quatro mães de meninos com idade entre cinco e seis anos. Osinstrumentos de coleta utilizados foram um Relógio de atividades e uma entrevista semiestruturada com as mãesdas crianças. Com base nesses instrumentos calculou-se o tempo médio utilizado com as atividades cotidianas eforam investigadas as preferências, companhias e características emocionais do brincar, que foi utilizado comotema central de análise. Resultados: os principais resultados mostram que a maior parte do tempo diário dascrianças é utilizada com sono, atividades escolares e brincadeiras. Indicam que as crianças preferem brincadeirasque desafiam aquisições que se encontram em construção. Em relação às companhias, essas crianças ainda têma mãe como referência para o brincar, mas também pares de sua idade ou um pouco mais velhos. Conclusão: Obrincar tem uma representação importante no cotidiano ocupacional das crianças e se firma como experiênciade vida fundamental para a aquisição de habilidades e para o enfrentamento de desafios. |
id |
UFSCAR-1_32280995ec262b452620ae93e5bc0022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/814 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activityIntrodução: As vivências do cotidiano proporcionam experiência de amadurecimento ao longodo desenvolvimento e os ambientes nos quais se inserem são fundamentais nesse processo. Tais experiênciasajudam a compor a personalidade da criança e a sua forma de lidar com o mundo que a rodeia.Objetivos: descrever o comportamento ocupacional de crianças em idade pré-escolar através do relato de suasmães. Metodologia: Participaram da pesquisa quatro mães de meninos com idade entre cinco e seis anos. Osinstrumentos de coleta utilizados foram um Relógio de atividades e uma entrevista semiestruturada com as mãesdas crianças. Com base nesses instrumentos calculou-se o tempo médio utilizado com as atividades cotidianas eforam investigadas as preferências, companhias e características emocionais do brincar, que foi utilizado comotema central de análise. Resultados: os principais resultados mostram que a maior parte do tempo diário dascrianças é utilizada com sono, atividades escolares e brincadeiras. Indicam que as crianças preferem brincadeirasque desafiam aquisições que se encontram em construção. Em relação às companhias, essas crianças ainda têma mãe como referência para o brincar, mas também pares de sua idade ou um pouco mais velhos. Conclusão: Obrincar tem uma representação importante no cotidiano ocupacional das crianças e se firma como experiênciade vida fundamental para a aquisição de habilidades e para o enfrentamento de desafios. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/81410.4322/cto.2013.029Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 2 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 2 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 2 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814/439Nunes, Flavia Bignardi da SilvaFigueiredo, Mirela de OliveiraDella Barba, Patricia Carla de SouzaEmmel, Maria Luísa Guillaumoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:25:38Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/814Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:25:38Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity |
title |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity |
spellingShingle |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity Nunes, Flavia Bignardi da Silva |
title_short |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity |
title_full |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity |
title_fullStr |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity |
title_full_unstemmed |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity |
title_sort |
Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity |
author |
Nunes, Flavia Bignardi da Silva |
author_facet |
Nunes, Flavia Bignardi da Silva Figueiredo, Mirela de Oliveira Della Barba, Patricia Carla de Souza Emmel, Maria Luísa Guillaumon |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Mirela de Oliveira Della Barba, Patricia Carla de Souza Emmel, Maria Luísa Guillaumon |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Flavia Bignardi da Silva Figueiredo, Mirela de Oliveira Della Barba, Patricia Carla de Souza Emmel, Maria Luísa Guillaumon |
description |
Introdução: As vivências do cotidiano proporcionam experiência de amadurecimento ao longodo desenvolvimento e os ambientes nos quais se inserem são fundamentais nesse processo. Tais experiênciasajudam a compor a personalidade da criança e a sua forma de lidar com o mundo que a rodeia.Objetivos: descrever o comportamento ocupacional de crianças em idade pré-escolar através do relato de suasmães. Metodologia: Participaram da pesquisa quatro mães de meninos com idade entre cinco e seis anos. Osinstrumentos de coleta utilizados foram um Relógio de atividades e uma entrevista semiestruturada com as mãesdas crianças. Com base nesses instrumentos calculou-se o tempo médio utilizado com as atividades cotidianas eforam investigadas as preferências, companhias e características emocionais do brincar, que foi utilizado comotema central de análise. Resultados: os principais resultados mostram que a maior parte do tempo diário dascrianças é utilizada com sono, atividades escolares e brincadeiras. Indicam que as crianças preferem brincadeirasque desafiam aquisições que se encontram em construção. Em relação às companhias, essas crianças ainda têma mãe como referência para o brincar, mas também pares de sua idade ou um pouco mais velhos. Conclusão: Obrincar tem uma representação importante no cotidiano ocupacional das crianças e se firma como experiênciade vida fundamental para a aquisição de habilidades e para o enfrentamento de desafios. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814 10.4322/cto.2013.029 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814 |
identifier_str_mv |
10.4322/cto.2013.029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814/439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 2 (2013) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 2 (2013) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 2 (2013) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315329118208 |