Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Flavia Bignardi da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Figueiredo, Mirela de Oliveira, Della Barba, Patricia Carla de Souza, Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814
Resumo: Introdução: As vivências do cotidiano proporcionam experiência de amadurecimento ao longodo desenvolvimento e os ambientes nos quais se inserem são fundamentais nesse processo. Tais experiênciasajudam a compor a personalidade da criança e a sua forma de lidar com o mundo que a rodeia.Objetivos: descrever o comportamento ocupacional de crianças em idade pré-escolar através do relato de suasmães. Metodologia: Participaram da pesquisa quatro mães de meninos com idade entre cinco e seis anos. Osinstrumentos de coleta utilizados foram um Relógio de atividades e uma entrevista semiestruturada com as mãesdas crianças. Com base nesses instrumentos calculou-se o tempo médio utilizado com as atividades cotidianas eforam investigadas as preferências, companhias e características emocionais do brincar, que foi utilizado comotema central de análise. Resultados: os principais resultados mostram que a maior parte do tempo diário dascrianças é utilizada com sono, atividades escolares e brincadeiras. Indicam que as crianças preferem brincadeirasque desafiam aquisições que se encontram em construção. Em relação às companhias, essas crianças ainda têma mãe como referência para o brincar, mas também pares de sua idade ou um pouco mais velhos. Conclusão: Obrincar tem uma representação importante no cotidiano ocupacional das crianças e se firma como experiênciade vida fundamental para a aquisição de habilidades e para o enfrentamento de desafios. 
id UFSCAR-1_32280995ec262b452620ae93e5bc0022
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/814
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activityIntrodução: As vivências do cotidiano proporcionam experiência de amadurecimento ao longodo desenvolvimento e os ambientes nos quais se inserem são fundamentais nesse processo. Tais experiênciasajudam a compor a personalidade da criança e a sua forma de lidar com o mundo que a rodeia.Objetivos: descrever o comportamento ocupacional de crianças em idade pré-escolar através do relato de suasmães. Metodologia: Participaram da pesquisa quatro mães de meninos com idade entre cinco e seis anos. Osinstrumentos de coleta utilizados foram um Relógio de atividades e uma entrevista semiestruturada com as mãesdas crianças. Com base nesses instrumentos calculou-se o tempo médio utilizado com as atividades cotidianas eforam investigadas as preferências, companhias e características emocionais do brincar, que foi utilizado comotema central de análise. Resultados: os principais resultados mostram que a maior parte do tempo diário dascrianças é utilizada com sono, atividades escolares e brincadeiras. Indicam que as crianças preferem brincadeirasque desafiam aquisições que se encontram em construção. Em relação às companhias, essas crianças ainda têma mãe como referência para o brincar, mas também pares de sua idade ou um pouco mais velhos. Conclusão: Obrincar tem uma representação importante no cotidiano ocupacional das crianças e se firma como experiênciade vida fundamental para a aquisição de habilidades e para o enfrentamento de desafios. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/81410.4322/cto.2013.029Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 2 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 2 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 2 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814/439Nunes, Flavia Bignardi da SilvaFigueiredo, Mirela de OliveiraDella Barba, Patricia Carla de SouzaEmmel, Maria Luísa Guillaumoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:25:38Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/814Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:25:38Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
title Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
spellingShingle Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
Nunes, Flavia Bignardi da Silva
title_short Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
title_full Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
title_fullStr Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
title_full_unstemmed Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
title_sort Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar / Daily portraits of five and six-year old boys: the play activity
author Nunes, Flavia Bignardi da Silva
author_facet Nunes, Flavia Bignardi da Silva
Figueiredo, Mirela de Oliveira
Della Barba, Patricia Carla de Souza
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
author_role author
author2 Figueiredo, Mirela de Oliveira
Della Barba, Patricia Carla de Souza
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Flavia Bignardi da Silva
Figueiredo, Mirela de Oliveira
Della Barba, Patricia Carla de Souza
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
description Introdução: As vivências do cotidiano proporcionam experiência de amadurecimento ao longodo desenvolvimento e os ambientes nos quais se inserem são fundamentais nesse processo. Tais experiênciasajudam a compor a personalidade da criança e a sua forma de lidar com o mundo que a rodeia.Objetivos: descrever o comportamento ocupacional de crianças em idade pré-escolar através do relato de suasmães. Metodologia: Participaram da pesquisa quatro mães de meninos com idade entre cinco e seis anos. Osinstrumentos de coleta utilizados foram um Relógio de atividades e uma entrevista semiestruturada com as mãesdas crianças. Com base nesses instrumentos calculou-se o tempo médio utilizado com as atividades cotidianas eforam investigadas as preferências, companhias e características emocionais do brincar, que foi utilizado comotema central de análise. Resultados: os principais resultados mostram que a maior parte do tempo diário dascrianças é utilizada com sono, atividades escolares e brincadeiras. Indicam que as crianças preferem brincadeirasque desafiam aquisições que se encontram em construção. Em relação às companhias, essas crianças ainda têma mãe como referência para o brincar, mas também pares de sua idade ou um pouco mais velhos. Conclusão: Obrincar tem uma representação importante no cotidiano ocupacional das crianças e se firma como experiênciade vida fundamental para a aquisição de habilidades e para o enfrentamento de desafios. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814
10.4322/cto.2013.029
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814
identifier_str_mv 10.4322/cto.2013.029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/814/439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 2 (2013)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 2 (2013)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 2 (2013)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315329118208