Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728 |
Resumo: | A tecnologia assistiva é uma área de conhecimento em expansão no Brasil. Sua utilização na escola podeauxiliar alunos com deficiência no desempenho de tarefas importantes para a participação em diferentes atividades.O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilização dos produtos assistivos como auxílio no desempenhoescolar de alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de São Carlos, SP. Baseou-se na análise deuma ação extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tiposde deficiências. As intervenções foram realizadas com base na avaliação School Function Assessment, feita com asprofessoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Também foi feita a observação dos alunos na realização detarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptações, entre engrossadores, argolas para zíper, planos inclinados,pranchas de comunicação, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Além das adaptações foram realizadas orientações arespeito do uso dos dispositivos para os professores e responsáveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiouos alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condições para a sua inclusãoescolar. Ainda, com a participação de alunos da graduação em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidarcom reais questões da inclusão escolar e intervenções, dessa forma, aproximando a teoria da prática. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006 |
id |
UFSCAR-1_3fcec5b1960435176095284a6a405b1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/728 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schoolsA tecnologia assistiva é uma área de conhecimento em expansão no Brasil. Sua utilização na escola podeauxiliar alunos com deficiência no desempenho de tarefas importantes para a participação em diferentes atividades.O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilização dos produtos assistivos como auxílio no desempenhoescolar de alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de São Carlos, SP. Baseou-se na análise deuma ação extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tiposde deficiências. As intervenções foram realizadas com base na avaliação School Function Assessment, feita com asprofessoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Também foi feita a observação dos alunos na realização detarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptações, entre engrossadores, argolas para zíper, planos inclinados,pranchas de comunicação, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Além das adaptações foram realizadas orientações arespeito do uso dos dispositivos para os professores e responsáveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiouos alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condições para a sua inclusãoescolar. Ainda, com a participação de alunos da graduação em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidarcom reais questões da inclusão escolar e intervenções, dessa forma, aproximando a teoria da prática. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728/412Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPlotegher, Carolina BastosEmmel, Maria Luísa GuillaumonCruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz2022-01-18T14:03:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/728Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:03:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools |
title |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools |
spellingShingle |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools Plotegher, Carolina Bastos |
title_short |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools |
title_full |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools |
title_fullStr |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools |
title_full_unstemmed |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools |
title_sort |
Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools |
author |
Plotegher, Carolina Bastos |
author_facet |
Plotegher, Carolina Bastos Emmel, Maria Luísa Guillaumon Cruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Emmel, Maria Luísa Guillaumon Cruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plotegher, Carolina Bastos Emmel, Maria Luísa Guillaumon Cruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz |
description |
A tecnologia assistiva é uma área de conhecimento em expansão no Brasil. Sua utilização na escola podeauxiliar alunos com deficiência no desempenho de tarefas importantes para a participação em diferentes atividades.O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilização dos produtos assistivos como auxílio no desempenhoescolar de alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de São Carlos, SP. Baseou-se na análise deuma ação extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tiposde deficiências. As intervenções foram realizadas com base na avaliação School Function Assessment, feita com asprofessoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Também foi feita a observação dos alunos na realização detarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptações, entre engrossadores, argolas para zíper, planos inclinados,pranchas de comunicação, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Além das adaptações foram realizadas orientações arespeito do uso dos dispositivos para os professores e responsáveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiouos alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condições para a sua inclusãoescolar. Ainda, com a participação de alunos da graduação em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidarcom reais questões da inclusão escolar e intervenções, dessa forma, aproximando a teoria da prática. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728/412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314974699520 |