Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plotegher, Carolina Bastos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Emmel, Maria Luísa Guillaumon, Cruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728
Resumo: A tecnologia assistiva é uma área de conhecimento em expansão no Brasil. Sua utilização na escola podeauxiliar alunos com deficiência no desempenho de tarefas importantes para a participação em diferentes atividades.O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilização dos produtos assistivos como auxílio no desempenhoescolar de alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de São Carlos, SP. Baseou-se na análise deuma ação extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tiposde deficiências. As intervenções foram realizadas com base na avaliação School Function Assessment, feita com asprofessoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Também foi feita a observação dos alunos na realização detarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptações, entre engrossadores, argolas para zíper, planos inclinados,pranchas de comunicação, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Além das adaptações foram realizadas orientações arespeito do uso dos dispositivos para os professores e responsáveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiouos alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condições para a sua inclusãoescolar. Ainda, com a participação de alunos da graduação em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidarcom reais questões da inclusão escolar e intervenções, dessa forma, aproximando a teoria da prática.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006
id UFSCAR-1_3fcec5b1960435176095284a6a405b1c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/728
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schoolsA tecnologia assistiva é uma área de conhecimento em expansão no Brasil. Sua utilização na escola podeauxiliar alunos com deficiência no desempenho de tarefas importantes para a participação em diferentes atividades.O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilização dos produtos assistivos como auxílio no desempenhoescolar de alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de São Carlos, SP. Baseou-se na análise deuma ação extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tiposde deficiências. As intervenções foram realizadas com base na avaliação School Function Assessment, feita com asprofessoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Também foi feita a observação dos alunos na realização detarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptações, entre engrossadores, argolas para zíper, planos inclinados,pranchas de comunicação, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Além das adaptações foram realizadas orientações arespeito do uso dos dispositivos para os professores e responsáveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiouos alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condições para a sua inclusãoescolar. Ainda, com a participação de alunos da graduação em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidarcom reais questões da inclusão escolar e intervenções, dessa forma, aproximando a teoria da prática.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728/412Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPlotegher, Carolina BastosEmmel, Maria Luísa GuillaumonCruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz2022-01-18T14:03:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/728Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:03:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
title Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
spellingShingle Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
Plotegher, Carolina Bastos
title_short Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
title_full Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
title_fullStr Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
title_full_unstemmed Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
title_sort Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools
author Plotegher, Carolina Bastos
author_facet Plotegher, Carolina Bastos
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Cruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz
author_role author
author2 Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Cruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plotegher, Carolina Bastos
Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Cruz, Daniel Marinho Cezar da Cruz
description A tecnologia assistiva é uma área de conhecimento em expansão no Brasil. Sua utilização na escola podeauxiliar alunos com deficiência no desempenho de tarefas importantes para a participação em diferentes atividades.O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilização dos produtos assistivos como auxílio no desempenhoescolar de alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de São Carlos, SP. Baseou-se na análise deuma ação extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tiposde deficiências. As intervenções foram realizadas com base na avaliação School Function Assessment, feita com asprofessoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Também foi feita a observação dos alunos na realização detarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptações, entre engrossadores, argolas para zíper, planos inclinados,pranchas de comunicação, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Além das adaptações foram realizadas orientações arespeito do uso dos dispositivos para os professores e responsáveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiouos alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condições para a sua inclusãoescolar. Ainda, com a participação de alunos da graduação em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidarcom reais questões da inclusão escolar e intervenções, dessa forma, aproximando a teoria da prática.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728/412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 1 (2013)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 1 (2013)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 1 (2013)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314974699520