Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2376 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo visa apresentar as contribuições de um projeto intitulado Extensão Universitária em Poesia Ocupacional para a formação de estudantes de um curso de terapia ocupacional. O projeto se dedicava à formação para a atenção humanizada e sensível, com uso da arte e da poesia. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realizou análise documental dos materiais produzidos durante a vigência do projeto e aplicou-se um questionário semiestruturado com quinze discentes e ex-discentes do curso que compuseram suas equipes de execução. Os relatos provenientes dessas respostas passaram por análise de conteúdo e foram sistematizados em cinco categorias: motivações para ingresso no projeto; princípios estruturantes e metodologias de funcionamento; contribuições das atividades ofertadas; contribuições para a formação e atuação profissional; e avaliação do projeto. Resultados: A análise documental possibilitou sistematizar e descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto, referidas principalmente a varais poéticos e rodas de conversa. A análise das respostas ao questionário identificou que o projeto acolhia e empoderava os estudantes para protagonizar sua formação e promovia novas formas de aprender e ensinar e de produzir cuidado em terapia ocupacional, com base no uso da poesia e da arte, da horizontalidade das relações, do uso de tecnologias leves e da problematização do cotidiano acadêmico e de questões sociais. Conclusão: O projeto contribuiu para que os estudantes se colocassem de forma potente, criadora, fossem capazes de se reconhecer como agentes de transformação social, aprimorassem sua sensibilidade e qualificassem suas práticas nos espaços de formação e atuação profissional. |
id |
UFSCAR-1_49be7e0a2e9fb0c743e73e45f047016c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2376 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy studentsObjetivo: Este estudo visa apresentar as contribuições de um projeto intitulado Extensão Universitária em Poesia Ocupacional para a formação de estudantes de um curso de terapia ocupacional. O projeto se dedicava à formação para a atenção humanizada e sensível, com uso da arte e da poesia. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realizou análise documental dos materiais produzidos durante a vigência do projeto e aplicou-se um questionário semiestruturado com quinze discentes e ex-discentes do curso que compuseram suas equipes de execução. Os relatos provenientes dessas respostas passaram por análise de conteúdo e foram sistematizados em cinco categorias: motivações para ingresso no projeto; princípios estruturantes e metodologias de funcionamento; contribuições das atividades ofertadas; contribuições para a formação e atuação profissional; e avaliação do projeto. Resultados: A análise documental possibilitou sistematizar e descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto, referidas principalmente a varais poéticos e rodas de conversa. A análise das respostas ao questionário identificou que o projeto acolhia e empoderava os estudantes para protagonizar sua formação e promovia novas formas de aprender e ensinar e de produzir cuidado em terapia ocupacional, com base no uso da poesia e da arte, da horizontalidade das relações, do uso de tecnologias leves e da problematização do cotidiano acadêmico e de questões sociais. Conclusão: O projeto contribuiu para que os estudantes se colocassem de forma potente, criadora, fossem capazes de se reconhecer como agentes de transformação social, aprimorassem sua sensibilidade e qualificassem suas práticas nos espaços de formação e atuação profissional.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/237610.4322/2526-8910.ctoAO1820Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 1 (2020); 50-73Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 1 (2020); 50-73Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 1 (2020); 50-732526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2376/1268Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancelino, Vanessa Carolina SantosBregalda, Marília Meyer2022-04-20T20:06:15Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2376Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:06:15Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students |
title |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students |
spellingShingle |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students Francelino, Vanessa Carolina Santos |
title_short |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students |
title_full |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students |
title_fullStr |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students |
title_full_unstemmed |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students |
title_sort |
Poesia, arte e sensibilidade: contribuições de um projeto de extensão para a formação de estudantes de terapia ocupacional/Poetry, art and sensitivity: contributions of an extension project for training occupational therapy students |
author |
Francelino, Vanessa Carolina Santos |
author_facet |
Francelino, Vanessa Carolina Santos Bregalda, Marília Meyer |
author_role |
author |
author2 |
Bregalda, Marília Meyer |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francelino, Vanessa Carolina Santos Bregalda, Marília Meyer |
description |
Objetivo: Este estudo visa apresentar as contribuições de um projeto intitulado Extensão Universitária em Poesia Ocupacional para a formação de estudantes de um curso de terapia ocupacional. O projeto se dedicava à formação para a atenção humanizada e sensível, com uso da arte e da poesia. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se realizou análise documental dos materiais produzidos durante a vigência do projeto e aplicou-se um questionário semiestruturado com quinze discentes e ex-discentes do curso que compuseram suas equipes de execução. Os relatos provenientes dessas respostas passaram por análise de conteúdo e foram sistematizados em cinco categorias: motivações para ingresso no projeto; princípios estruturantes e metodologias de funcionamento; contribuições das atividades ofertadas; contribuições para a formação e atuação profissional; e avaliação do projeto. Resultados: A análise documental possibilitou sistematizar e descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto, referidas principalmente a varais poéticos e rodas de conversa. A análise das respostas ao questionário identificou que o projeto acolhia e empoderava os estudantes para protagonizar sua formação e promovia novas formas de aprender e ensinar e de produzir cuidado em terapia ocupacional, com base no uso da poesia e da arte, da horizontalidade das relações, do uso de tecnologias leves e da problematização do cotidiano acadêmico e de questões sociais. Conclusão: O projeto contribuiu para que os estudantes se colocassem de forma potente, criadora, fossem capazes de se reconhecer como agentes de transformação social, aprimorassem sua sensibilidade e qualificassem suas práticas nos espaços de formação e atuação profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2376 10.4322/2526-8910.ctoAO1820 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2376 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoAO1820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2376/1268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 1 (2020); 50-73 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 1 (2020); 50-73 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 1 (2020); 50-73 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688317806903296 |