Avaliação da influência dos sintomas clínicos na qualidade de vida de indivíduos com Síndrome de Williams-Beuren/Evaluation of the influence of clinical symptoms on the quality of life in individuals with Williams-Beuren Syndrome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graziani, Luísa de Mattos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Jackowski, Andrea Parolin, Rossit, Rosana Aparecida Salvador, Del Cole, Carolina Grego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1411
Resumo: Introdução: A Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é resultado da deleção do cromossomo 7q11.23. A presença de transtornos psiquiátricos, tais como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Déficit de Atenção e Hiperatividade, entre outros, já foram descritos nesta síndrome. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar possíveis sintomas clínicos nos indivíduos com SWB e as possíveis consequências na qualidade de vida. Método: O grupo amostral com SWB constituiu-se por 20 indivíduos com idade entre 11 e 16 anos e 22 indivíduos com desenvolvimento típico (DT). Os instrumentos utilizados foram: Critério de Classificação Econômica Brasil para estimar o poder de compra das famílias urbanas; o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), que possibilita uma medida útil em psicopatologia aplicada a crianças e jovens com 4 a 17 anos de idade; e o Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes (AUQEI), que tem como objetivo avaliar a sensação de bem-estar mediante a opinião da própria criança e adolescente. Resultados: Os resultados sugerem que os adolescentes com SWB possuem uma boa qualidade de vida, apesar de apresentarem maiores possibilidades de sintomas psiquiátricos. Estes resultados são válidos, já que a qualidade de vida é mensurada a partir da subjetividade do indivíduo avaliado. Conclusão: Chega-se à hipótese de que os adolescentes com SWB podem apresentar uma distorção da realidade para o fator positivo/otimista, possivelmente baseada em algumas características da própria síndrome, tais como: são sempre alegres e sorridentes, fatores associados à deficiência intelectual.
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