A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUETTI, FERNANDA CRISTINA
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: KINOSHITA, ROBERTO TYKANORI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/463
Resumo: Apresentamos a construção e a experiência de ensino do módulo “A Ação como Precursora do Pensamento no Humano” no curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP/Baixada Santista cujo objetivo foi criar uma matriz teórica centrada na ação humana e articular esse conjunto de conhecimentos nas diversas áreas da Terapia Ocupacional. Descrevemos alguns conceitos teóricos de autores de referência para este estudo que foram articulados com o campo da Terapia Ocupacional e verificados no processo de ensino do módulo como ferramentas para a fundamentação teórica desse campo de conhecimento. Posteriormente, discutimos alguns exemplos de metodologia utilizados nesse processo e os resultados junto aos alunos. O resultado mais significativo desse processo de ensino e aprendizagem foi a observação de uma valorização da profissão pelos alunos em questão, pois, na construção do módulo, entre docentes e discentes, buscaram-se subsídios teóricos próprios para a Terapia Ocupacional e também uma articulação com todas as áreas desse campo (saúde mental, campo social, reabilitação física, educação, etc.).Palavras-chave: Terapia Ocupacional; Cognição; Atividades Cotidianas.
id UFSCAR-1_4cdd4165769f3816fae57d0a219ec025
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/463
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHTApresentamos a construção e a experiência de ensino do módulo “A Ação como Precursora do Pensamento no Humano” no curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP/Baixada Santista cujo objetivo foi criar uma matriz teórica centrada na ação humana e articular esse conjunto de conhecimentos nas diversas áreas da Terapia Ocupacional. Descrevemos alguns conceitos teóricos de autores de referência para este estudo que foram articulados com o campo da Terapia Ocupacional e verificados no processo de ensino do módulo como ferramentas para a fundamentação teórica desse campo de conhecimento. Posteriormente, discutimos alguns exemplos de metodologia utilizados nesse processo e os resultados junto aos alunos. O resultado mais significativo desse processo de ensino e aprendizagem foi a observação de uma valorização da profissão pelos alunos em questão, pois, na construção do módulo, entre docentes e discentes, buscaram-se subsídios teóricos próprios para a Terapia Ocupacional e também uma articulação com todas as áreas desse campo (saúde mental, campo social, reabilitação física, educação, etc.).Palavras-chave: Terapia Ocupacional; Cognição; Atividades Cotidianas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/463Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 2 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 2 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 2 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/463/328MARQUETTI, FERNANDA CRISTINAKINOSHITA, ROBERTO TYKANORIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:03Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/463Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:03Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
title A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
spellingShingle A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
MARQUETTI, FERNANDA CRISTINA
title_short A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
title_full A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
title_fullStr A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
title_full_unstemmed A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
title_sort A AÇÃO COMO PRECURSORA DO PENSAMENTO NO HUMANO / ACTION AS PRECURSOR TO HUMAN THOUGHT
author MARQUETTI, FERNANDA CRISTINA
author_facet MARQUETTI, FERNANDA CRISTINA
KINOSHITA, ROBERTO TYKANORI
author_role author
author2 KINOSHITA, ROBERTO TYKANORI
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUETTI, FERNANDA CRISTINA
KINOSHITA, ROBERTO TYKANORI
description Apresentamos a construção e a experiência de ensino do módulo “A Ação como Precursora do Pensamento no Humano” no curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP/Baixada Santista cujo objetivo foi criar uma matriz teórica centrada na ação humana e articular esse conjunto de conhecimentos nas diversas áreas da Terapia Ocupacional. Descrevemos alguns conceitos teóricos de autores de referência para este estudo que foram articulados com o campo da Terapia Ocupacional e verificados no processo de ensino do módulo como ferramentas para a fundamentação teórica desse campo de conhecimento. Posteriormente, discutimos alguns exemplos de metodologia utilizados nesse processo e os resultados junto aos alunos. O resultado mais significativo desse processo de ensino e aprendizagem foi a observação de uma valorização da profissão pelos alunos em questão, pois, na construção do módulo, entre docentes e discentes, buscaram-se subsídios teóricos próprios para a Terapia Ocupacional e também uma articulação com todas as áreas desse campo (saúde mental, campo social, reabilitação física, educação, etc.).Palavras-chave: Terapia Ocupacional; Cognição; Atividades Cotidianas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/463
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/463/328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 2 (2011)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 2 (2011)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 2 (2011)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314475577344