BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/462 |
Resumo: | O processo de inclusão escolar vem ampliando suas evidências na literatura nacional e internacional, e as informações disponibilizadas realçam o distanciamento entre as políticas públicas para inclusão de crianças com necessidades especiais na escola e as ações executadas para sua efetivação. Tal realidade pode dificultar a definição de estratégias de ações a serem implementadas por profissionais de Educação e Saúde com vistas à promoção da participação ativa de crianças com paralisia cerebral (PC) em escolas de ensino regular. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores facilitadores e as barreiras no processo de inclusão de crianças com PC em escolas de ensino regular, por meio de uma revisão da literatura. Diferentes bases de dados eletrônicas foram acessadas, utilizandose as palavras-chave: paralisia cerebral, educação inclusiva, inclusão, crianças, educação especial e deficiente. Oito artigos publicados nos idiomas inglês e português foram selecionados. Dentre eles, cinco analisavam os fatores que facilitam e dificultam a inclusão, e três documentaram as barreiras existentes neste cenário. De maneira geral, os resultados obtidos caracterizaram as barreiras no processo de inclusão da criança com PC na escola. Esta revisão da literatura pode ajudar a nortear estratégias de avaliação e de intervenção de profissionais que lidam com essas crianças, de modo a favorecer sua inclusão na escola.Palavras-chave: Educação; Criança; Paralisia cerebral. |
id |
UFSCAR-1_4d286cecbadc0229b811de4af5885470 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/462 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLSO processo de inclusão escolar vem ampliando suas evidências na literatura nacional e internacional, e as informações disponibilizadas realçam o distanciamento entre as políticas públicas para inclusão de crianças com necessidades especiais na escola e as ações executadas para sua efetivação. Tal realidade pode dificultar a definição de estratégias de ações a serem implementadas por profissionais de Educação e Saúde com vistas à promoção da participação ativa de crianças com paralisia cerebral (PC) em escolas de ensino regular. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores facilitadores e as barreiras no processo de inclusão de crianças com PC em escolas de ensino regular, por meio de uma revisão da literatura. Diferentes bases de dados eletrônicas foram acessadas, utilizandose as palavras-chave: paralisia cerebral, educação inclusiva, inclusão, crianças, educação especial e deficiente. Oito artigos publicados nos idiomas inglês e português foram selecionados. Dentre eles, cinco analisavam os fatores que facilitam e dificultam a inclusão, e três documentaram as barreiras existentes neste cenário. De maneira geral, os resultados obtidos caracterizaram as barreiras no processo de inclusão da criança com PC na escola. Esta revisão da literatura pode ajudar a nortear estratégias de avaliação e de intervenção de profissionais que lidam com essas crianças, de modo a favorecer sua inclusão na escola.Palavras-chave: Educação; Criança; Paralisia cerebral.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/462Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 2 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 2 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 2 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/462/327ALMEIDA, GRAZIELE CAROLINA DEMANCINI, MARISA COTTAMELO, ANA PAULA PEREIRA DEDRUMMOND, ADRIANA DE FRANÇAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:03Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/462Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:03Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS |
title |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS |
spellingShingle |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS ALMEIDA, GRAZIELE CAROLINA DE |
title_short |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS |
title_full |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS |
title_fullStr |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS |
title_full_unstemmed |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS |
title_sort |
BARREIRAS E FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR / BARRIERS AND FACILITATORS OF THE PROCESS OF INCLUSION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY IN MAINSTREAM SCHOOLS |
author |
ALMEIDA, GRAZIELE CAROLINA DE |
author_facet |
ALMEIDA, GRAZIELE CAROLINA DE MANCINI, MARISA COTTA MELO, ANA PAULA PEREIRA DE DRUMMOND, ADRIANA DE FRANÇA |
author_role |
author |
author2 |
MANCINI, MARISA COTTA MELO, ANA PAULA PEREIRA DE DRUMMOND, ADRIANA DE FRANÇA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, GRAZIELE CAROLINA DE MANCINI, MARISA COTTA MELO, ANA PAULA PEREIRA DE DRUMMOND, ADRIANA DE FRANÇA |
description |
O processo de inclusão escolar vem ampliando suas evidências na literatura nacional e internacional, e as informações disponibilizadas realçam o distanciamento entre as políticas públicas para inclusão de crianças com necessidades especiais na escola e as ações executadas para sua efetivação. Tal realidade pode dificultar a definição de estratégias de ações a serem implementadas por profissionais de Educação e Saúde com vistas à promoção da participação ativa de crianças com paralisia cerebral (PC) em escolas de ensino regular. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores facilitadores e as barreiras no processo de inclusão de crianças com PC em escolas de ensino regular, por meio de uma revisão da literatura. Diferentes bases de dados eletrônicas foram acessadas, utilizandose as palavras-chave: paralisia cerebral, educação inclusiva, inclusão, crianças, educação especial e deficiente. Oito artigos publicados nos idiomas inglês e português foram selecionados. Dentre eles, cinco analisavam os fatores que facilitam e dificultam a inclusão, e três documentaram as barreiras existentes neste cenário. De maneira geral, os resultados obtidos caracterizaram as barreiras no processo de inclusão da criança com PC na escola. Esta revisão da literatura pode ajudar a nortear estratégias de avaliação e de intervenção de profissionais que lidam com essas crianças, de modo a favorecer sua inclusão na escola.Palavras-chave: Educação; Criança; Paralisia cerebral. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/462 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/462/327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 2 (2011) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 2 (2011) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 2 (2011) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314473480192 |