Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOYODA, Cristina Y.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/258
Resumo: O presente estudo se propôs a analisar as respostas de bebês de 0 a 6 meses de idade, submetidos à estimulação tátil, no estado de vigília. A amostra foi composta por 64 sujeitos, divididos em 7 faixas etárias. Foram utilizados 9 tipos de estimulação tátil, sendo 6 com objetos e 3 feitos manualmente e denominados de “sociais”. A testagem foi filmada em video-tape e os dados resultados categorizados em 5 tipos de respostas comportamentais: respiração, sucção, expressão facial e movimentos corporais Coletou-se também o tempo de duração da resposta ao estímulo. Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas nas respostas dos bebês, ao longo do desenvolvimento, em termos quantitativos. As observações quantitativas, no entanto, indicaram modificações consideráveis nas respostas motoras e na expressão facial.
id UFSCAR-1_6c01b78b0dbfc5f03326da08cb4f9ffd
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/258
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.O presente estudo se propôs a analisar as respostas de bebês de 0 a 6 meses de idade, submetidos à estimulação tátil, no estado de vigília. A amostra foi composta por 64 sujeitos, divididos em 7 faixas etárias. Foram utilizados 9 tipos de estimulação tátil, sendo 6 com objetos e 3 feitos manualmente e denominados de “sociais”. A testagem foi filmada em video-tape e os dados resultados categorizados em 5 tipos de respostas comportamentais: respiração, sucção, expressão facial e movimentos corporais Coletou-se também o tempo de duração da resposta ao estímulo. Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas nas respostas dos bebês, ao longo do desenvolvimento, em termos quantitativos. As observações quantitativas, no entanto, indicaram modificações consideráveis nas respostas motoras e na expressão facial.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/258Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 7 No. 2 (1998)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 7 Núm. 2 (1998)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 7 n. 2 (1998)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/258/210TOYODA, Cristina Y.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:42:16Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/258Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:42:16Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.
title Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.
spellingShingle Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.
TOYODA, Cristina Y.
title_short Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.
title_full Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.
title_fullStr Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.
title_full_unstemmed Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.
title_sort Resumo de tese e Dissertação: Percepção tátil no estado de vigília: análise descritiva de respostas em bebês de 0 a 6 meses de idade.
author TOYODA, Cristina Y.
author_facet TOYODA, Cristina Y.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOYODA, Cristina Y.
description O presente estudo se propôs a analisar as respostas de bebês de 0 a 6 meses de idade, submetidos à estimulação tátil, no estado de vigília. A amostra foi composta por 64 sujeitos, divididos em 7 faixas etárias. Foram utilizados 9 tipos de estimulação tátil, sendo 6 com objetos e 3 feitos manualmente e denominados de “sociais”. A testagem foi filmada em video-tape e os dados resultados categorizados em 5 tipos de respostas comportamentais: respiração, sucção, expressão facial e movimentos corporais Coletou-se também o tempo de duração da resposta ao estímulo. Os resultados indicaram que não houve diferenças significativas nas respostas dos bebês, ao longo do desenvolvimento, em termos quantitativos. As observações quantitativas, no entanto, indicaram modificações consideráveis nas respostas motoras e na expressão facial.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/258
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/258/210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 7 No. 2 (1998)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 7 Núm. 2 (1998)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 7 n. 2 (1998)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313996378112