Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Kátia Maria Penido
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Almeida, Simone Costa, Sales, Mariana Moreira, Salgado, Mariana Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877
Resumo: Introdução: A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. Objetivo: Caracterizar as práticas dos terapeutas ocupacionais na rede de atenção à saúde mental infantojuvenil do município de Belo Horizonte, MG, identificando ações e abordagens. Método: Estudo qualitativo, exploratóriodescritivo, realizado com os terapeutas ocupacionais da rede de atenção do município. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e o recurso para seu tratamento foi a análise de conteúdo temática. Resultados: Os terapeutas ocupacionais estão presentes nos três dispositivos da rede de assistência: nove nas Equipes Complementares; cinco nos CAPSi e quatro no Programa Arte da Saúde. Nas Equipes Complementares, identificaram-se três perspectivas de abordagem: a desenvolvimentista/habilitadora; a de tipo psicoterápico; e a perspectiva fundada nos princípios da reabilitação psicossocial. Nos CAPSi, destaca-se a similaridade das ações dos membros da equipe, sem especificação de práticas baseadas nos núcleos profissionais, o que repercute, com tensões, sobre a identidade profissional. No Programa Arte da Saúde, os terapeutas ocupacionais, coordenadores deste serviço, exercem a função de gestão. Conclusão: Verificou-se que o terapeuta ocupacional tem participado e contribuído na consolidação da rede de assistência do município e de suas propostas. Identificou-se que não há práticas homogêneas e que estas se relacionam às características e objetivos dos dispositivos e às especificidades da inserção do profissional. Por outro lado, identificaram-se convergências de práticas e abordagens, possibilitando o delineamento de algumas ações do profissional no campo.
id UFSCAR-1_7068603d1deabc9a6a7567e56a62d080
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2877
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health networkIntrodução: A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. Objetivo: Caracterizar as práticas dos terapeutas ocupacionais na rede de atenção à saúde mental infantojuvenil do município de Belo Horizonte, MG, identificando ações e abordagens. Método: Estudo qualitativo, exploratóriodescritivo, realizado com os terapeutas ocupacionais da rede de atenção do município. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e o recurso para seu tratamento foi a análise de conteúdo temática. Resultados: Os terapeutas ocupacionais estão presentes nos três dispositivos da rede de assistência: nove nas Equipes Complementares; cinco nos CAPSi e quatro no Programa Arte da Saúde. Nas Equipes Complementares, identificaram-se três perspectivas de abordagem: a desenvolvimentista/habilitadora; a de tipo psicoterápico; e a perspectiva fundada nos princípios da reabilitação psicossocial. Nos CAPSi, destaca-se a similaridade das ações dos membros da equipe, sem especificação de práticas baseadas nos núcleos profissionais, o que repercute, com tensões, sobre a identidade profissional. No Programa Arte da Saúde, os terapeutas ocupacionais, coordenadores deste serviço, exercem a função de gestão. Conclusão: Verificou-se que o terapeuta ocupacional tem participado e contribuído na consolidação da rede de assistência do município e de suas propostas. Identificou-se que não há práticas homogêneas e que estas se relacionam às características e objetivos dos dispositivos e às especificidades da inserção do profissional. Por outro lado, identificaram-se convergências de práticas e abordagens, possibilitando o delineamento de algumas ações do profissional no campo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2877Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2877Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e28772526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877/1543https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877/1542Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Kátia Maria Penidode Almeida, Simone CostaSales, Mariana MoreiraSalgado, Mariana Ferreira2022-01-17T14:58:19Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2877Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-17T14:58:19Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
title Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
spellingShingle Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
Bueno, Kátia Maria Penido
title_short Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
title_full Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
title_fullStr Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
title_full_unstemmed Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
title_sort Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
author Bueno, Kátia Maria Penido
author_facet Bueno, Kátia Maria Penido
de Almeida, Simone Costa
Sales, Mariana Moreira
Salgado, Mariana Ferreira
author_role author
author2 de Almeida, Simone Costa
Sales, Mariana Moreira
Salgado, Mariana Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Kátia Maria Penido
de Almeida, Simone Costa
Sales, Mariana Moreira
Salgado, Mariana Ferreira
description Introdução: A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. Objetivo: Caracterizar as práticas dos terapeutas ocupacionais na rede de atenção à saúde mental infantojuvenil do município de Belo Horizonte, MG, identificando ações e abordagens. Método: Estudo qualitativo, exploratóriodescritivo, realizado com os terapeutas ocupacionais da rede de atenção do município. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e o recurso para seu tratamento foi a análise de conteúdo temática. Resultados: Os terapeutas ocupacionais estão presentes nos três dispositivos da rede de assistência: nove nas Equipes Complementares; cinco nos CAPSi e quatro no Programa Arte da Saúde. Nas Equipes Complementares, identificaram-se três perspectivas de abordagem: a desenvolvimentista/habilitadora; a de tipo psicoterápico; e a perspectiva fundada nos princípios da reabilitação psicossocial. Nos CAPSi, destaca-se a similaridade das ações dos membros da equipe, sem especificação de práticas baseadas nos núcleos profissionais, o que repercute, com tensões, sobre a identidade profissional. No Programa Arte da Saúde, os terapeutas ocupacionais, coordenadores deste serviço, exercem a função de gestão. Conclusão: Verificou-se que o terapeuta ocupacional tem participado e contribuído na consolidação da rede de assistência do município e de suas propostas. Identificou-se que não há práticas homogêneas e que estas se relacionam às características e objetivos dos dispositivos e às especificidades da inserção do profissional. Por outro lado, identificaram-se convergências de práticas e abordagens, possibilitando o delineamento de algumas ações do profissional no campo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877/1543
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877/1542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2877
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2877
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e2877
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688318410883072