Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877 |
Resumo: | Introdução: A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. Objetivo: Caracterizar as práticas dos terapeutas ocupacionais na rede de atenção à saúde mental infantojuvenil do município de Belo Horizonte, MG, identificando ações e abordagens. Método: Estudo qualitativo, exploratóriodescritivo, realizado com os terapeutas ocupacionais da rede de atenção do município. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e o recurso para seu tratamento foi a análise de conteúdo temática. Resultados: Os terapeutas ocupacionais estão presentes nos três dispositivos da rede de assistência: nove nas Equipes Complementares; cinco nos CAPSi e quatro no Programa Arte da Saúde. Nas Equipes Complementares, identificaram-se três perspectivas de abordagem: a desenvolvimentista/habilitadora; a de tipo psicoterápico; e a perspectiva fundada nos princípios da reabilitação psicossocial. Nos CAPSi, destaca-se a similaridade das ações dos membros da equipe, sem especificação de práticas baseadas nos núcleos profissionais, o que repercute, com tensões, sobre a identidade profissional. No Programa Arte da Saúde, os terapeutas ocupacionais, coordenadores deste serviço, exercem a função de gestão. Conclusão: Verificou-se que o terapeuta ocupacional tem participado e contribuído na consolidação da rede de assistência do município e de suas propostas. Identificou-se que não há práticas homogêneas e que estas se relacionam às características e objetivos dos dispositivos e às especificidades da inserção do profissional. Por outro lado, identificaram-se convergências de práticas e abordagens, possibilitando o delineamento de algumas ações do profissional no campo. |
id |
UFSCAR-1_7068603d1deabc9a6a7567e56a62d080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2877 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health networkIntrodução: A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. Objetivo: Caracterizar as práticas dos terapeutas ocupacionais na rede de atenção à saúde mental infantojuvenil do município de Belo Horizonte, MG, identificando ações e abordagens. Método: Estudo qualitativo, exploratóriodescritivo, realizado com os terapeutas ocupacionais da rede de atenção do município. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e o recurso para seu tratamento foi a análise de conteúdo temática. Resultados: Os terapeutas ocupacionais estão presentes nos três dispositivos da rede de assistência: nove nas Equipes Complementares; cinco nos CAPSi e quatro no Programa Arte da Saúde. Nas Equipes Complementares, identificaram-se três perspectivas de abordagem: a desenvolvimentista/habilitadora; a de tipo psicoterápico; e a perspectiva fundada nos princípios da reabilitação psicossocial. Nos CAPSi, destaca-se a similaridade das ações dos membros da equipe, sem especificação de práticas baseadas nos núcleos profissionais, o que repercute, com tensões, sobre a identidade profissional. No Programa Arte da Saúde, os terapeutas ocupacionais, coordenadores deste serviço, exercem a função de gestão. Conclusão: Verificou-se que o terapeuta ocupacional tem participado e contribuído na consolidação da rede de assistência do município e de suas propostas. Identificou-se que não há práticas homogêneas e que estas se relacionam às características e objetivos dos dispositivos e às especificidades da inserção do profissional. Por outro lado, identificaram-se convergências de práticas e abordagens, possibilitando o delineamento de algumas ações do profissional no campo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2877Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2877Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e28772526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877/1543https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877/1542Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Kátia Maria Penidode Almeida, Simone CostaSales, Mariana MoreiraSalgado, Mariana Ferreira2022-01-17T14:58:19Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2877Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-17T14:58:19Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network |
title |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network |
spellingShingle |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network Bueno, Kátia Maria Penido |
title_short |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network |
title_full |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network |
title_fullStr |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network |
title_full_unstemmed |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network |
title_sort |
Práticas de terapia ocupacional na rede de saúde mental da criança e do adolescente/ Occupational therapy practices in the child and adolescent mental health network |
author |
Bueno, Kátia Maria Penido |
author_facet |
Bueno, Kátia Maria Penido de Almeida, Simone Costa Sales, Mariana Moreira Salgado, Mariana Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Simone Costa Sales, Mariana Moreira Salgado, Mariana Ferreira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Kátia Maria Penido de Almeida, Simone Costa Sales, Mariana Moreira Salgado, Mariana Ferreira |
description |
Introdução: A rede de atenção à saúde mental da criança e do adolescente se expandiu, nos últimos anos, tornando-se espaço de ação significativo do terapeuta ocupacional. Objetivo: Caracterizar as práticas dos terapeutas ocupacionais na rede de atenção à saúde mental infantojuvenil do município de Belo Horizonte, MG, identificando ações e abordagens. Método: Estudo qualitativo, exploratóriodescritivo, realizado com os terapeutas ocupacionais da rede de atenção do município. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e o recurso para seu tratamento foi a análise de conteúdo temática. Resultados: Os terapeutas ocupacionais estão presentes nos três dispositivos da rede de assistência: nove nas Equipes Complementares; cinco nos CAPSi e quatro no Programa Arte da Saúde. Nas Equipes Complementares, identificaram-se três perspectivas de abordagem: a desenvolvimentista/habilitadora; a de tipo psicoterápico; e a perspectiva fundada nos princípios da reabilitação psicossocial. Nos CAPSi, destaca-se a similaridade das ações dos membros da equipe, sem especificação de práticas baseadas nos núcleos profissionais, o que repercute, com tensões, sobre a identidade profissional. No Programa Arte da Saúde, os terapeutas ocupacionais, coordenadores deste serviço, exercem a função de gestão. Conclusão: Verificou-se que o terapeuta ocupacional tem participado e contribuído na consolidação da rede de assistência do município e de suas propostas. Identificou-se que não há práticas homogêneas e que estas se relacionam às características e objetivos dos dispositivos e às especificidades da inserção do profissional. Por outro lado, identificaram-se convergências de práticas e abordagens, possibilitando o delineamento de algumas ações do profissional no campo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877/1543 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2877/1542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2877 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2877 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e2877 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688318410883072 |