A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347 |
Resumo: | A inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos. Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva. |
id |
UFSCAR-1_86f3e912cf50240effec23f069537bdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/347 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃESA inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos. Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 2 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 2 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 2 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347/290RESENDE, DANIELLA OLIVEIRAFERREIRA, PATRÍCIA MARTINSROSA, SUELY MARQUESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:30:08Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/347Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:30:08Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES |
title |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES |
spellingShingle |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA |
title_short |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES |
title_full |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES |
title_fullStr |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES |
title_full_unstemmed |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES |
title_sort |
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES |
author |
RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA |
author_facet |
RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA FERREIRA, PATRÍCIA MARTINS ROSA, SUELY MARQUES |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, PATRÍCIA MARTINS ROSA, SUELY MARQUES |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA FERREIRA, PATRÍCIA MARTINS ROSA, SUELY MARQUES |
description |
A inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos. Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347/290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 2 (2010) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 2 (2010) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 2 (2010) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314395885568 |