A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: FERREIRA, PATRÍCIA MARTINS, ROSA, SUELY MARQUES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347
Resumo: A inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos. Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva.
id UFSCAR-1_86f3e912cf50240effec23f069537bdf
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/347
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃESA inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos. Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 2 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 2 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 2 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347/290RESENDE, DANIELLA OLIVEIRAFERREIRA, PATRÍCIA MARTINSROSA, SUELY MARQUESinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:30:08Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/347Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:30:08Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
title A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
spellingShingle A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA
title_short A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
title_full A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
title_fullStr A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
title_full_unstemmed A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
title_sort A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UM OLHAR DAS MÃES
author RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA
author_facet RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA
FERREIRA, PATRÍCIA MARTINS
ROSA, SUELY MARQUES
author_role author
author2 FERREIRA, PATRÍCIA MARTINS
ROSA, SUELY MARQUES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RESENDE, DANIELLA OLIVEIRA
FERREIRA, PATRÍCIA MARTINS
ROSA, SUELY MARQUES
description A inclusão escolar é um tema amplo e recentemente discutido no Brasil. As mães são, na maior parte dos casos, as responsáveis pelo acompanhamento escolar e clínico da criança. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Apoio ao Deficiente, na cidade de Goiânia, com 30 mães de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais, que responderam a um questionário semiestruturado, contendo perguntas relacionadas ao seu conhecimento, percepção e opinião a respeito da educação inclusiva. O objetivo do estudo foi identificar, por meio do contato com as mães, que estão em vivência direta com a realidade da inclusão, como está realmente acontecendo esse processo e o que ainda deve ser mudado para que seus filhos sejam incluídos de fato nas escolas. Foi constatado que essas mães conhecem por experiência o que é necessário para que haja a inclusão, mas não conhecem as leis e os seus direitos. Elas percebem a importância da inclusão como estratégia para diminuir o preconceito e favorecer a interação, porém reconhecem que ainda falta muito para que a inclusão ocorra de forma efetiva.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/347/290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 2 (2010)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 2 (2010)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 2 (2010)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314395885568