INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, DÉBORA C. DE
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/171
Resumo: Ao atuar no contexto escolar, um dos recursos da Terapia Ocupacional e a recreação instrumental - termo técnico que define as atividades lúdicas planejadas para atingir objetivos curriculares específicos. 0 presente artigo relata como os recursos de analise da atividade e recreação instrumental, foram utilizados na elaboração de um projeto para motivar um grupo de crianças, de uma instituição filantrópica destinada a reabilitação física e educação especial, a desenvolver 0 comportamento de experimentar uma maior variedade de alimentos. 0 objetivo deste estudo foi 0 de favorecer 0 comportamento de experimentar determinados alimentos a partir da utilização de procedimentos básicos para familiarização com novos alimentos. Procedeu-se a elaboração de sessões com estratégias lúdicas para familiarização das crianças com os referidos alimentos, através de sete encontros, com duracao aproximada de 45 minutos. Por meio de observações assisternaticas e relatos das professoras, verificou-se que a intervenção realizada tornou 0 comportamento de experirnentacao dos alimentos mais freqüente, atingindo assim seu objetivo; entretanto aponta-se a necessidade de futuras pesquisas que permitam 0 registro formal desses dados.
id UFSCAR-1_8f2e939425a7e9a984a18334b5457873
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/171
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTALAo atuar no contexto escolar, um dos recursos da Terapia Ocupacional e a recreação instrumental - termo técnico que define as atividades lúdicas planejadas para atingir objetivos curriculares específicos. 0 presente artigo relata como os recursos de analise da atividade e recreação instrumental, foram utilizados na elaboração de um projeto para motivar um grupo de crianças, de uma instituição filantrópica destinada a reabilitação física e educação especial, a desenvolver 0 comportamento de experimentar uma maior variedade de alimentos. 0 objetivo deste estudo foi 0 de favorecer 0 comportamento de experimentar determinados alimentos a partir da utilização de procedimentos básicos para familiarização com novos alimentos. Procedeu-se a elaboração de sessões com estratégias lúdicas para familiarização das crianças com os referidos alimentos, através de sete encontros, com duracao aproximada de 45 minutos. Por meio de observações assisternaticas e relatos das professoras, verificou-se que a intervenção realizada tornou 0 comportamento de experirnentacao dos alimentos mais freqüente, atingindo assim seu objetivo; entretanto aponta-se a necessidade de futuras pesquisas que permitam 0 registro formal desses dados. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/171Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 13 No. 2 (2005)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 13 Núm. 2 (2005)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 13 n. 2 (2005)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/171/128LIMA, DÉBORA C. DEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:37:34Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/171Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:37:34Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
title INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
spellingShingle INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
LIMA, DÉBORA C. DE
title_short INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
title_full INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
title_fullStr INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
title_sort INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR UTILIZANDO A RECREAÇÃO INSTRUMENTAL
author LIMA, DÉBORA C. DE
author_facet LIMA, DÉBORA C. DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, DÉBORA C. DE
description Ao atuar no contexto escolar, um dos recursos da Terapia Ocupacional e a recreação instrumental - termo técnico que define as atividades lúdicas planejadas para atingir objetivos curriculares específicos. 0 presente artigo relata como os recursos de analise da atividade e recreação instrumental, foram utilizados na elaboração de um projeto para motivar um grupo de crianças, de uma instituição filantrópica destinada a reabilitação física e educação especial, a desenvolver 0 comportamento de experimentar uma maior variedade de alimentos. 0 objetivo deste estudo foi 0 de favorecer 0 comportamento de experimentar determinados alimentos a partir da utilização de procedimentos básicos para familiarização com novos alimentos. Procedeu-se a elaboração de sessões com estratégias lúdicas para familiarização das crianças com os referidos alimentos, através de sete encontros, com duracao aproximada de 45 minutos. Por meio de observações assisternaticas e relatos das professoras, verificou-se que a intervenção realizada tornou 0 comportamento de experirnentacao dos alimentos mais freqüente, atingindo assim seu objetivo; entretanto aponta-se a necessidade de futuras pesquisas que permitam 0 registro formal desses dados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/171
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/171/128
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 13 No. 2 (2005)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 13 Núm. 2 (2005)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 13 n. 2 (2005)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313575899136