O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perrone, Marina Bianco
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bianchini, Ana Paula Malachowski Levi, Fidalgo, Thiago Marques, da Silveira, Dartiu Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842
Resumo: Objetiva-se discutir o ensino de Terapia Ocupacional (TO) no contexto da dependência química com alunos de graduação. Visando debater sobre a experiência da prática multidisciplinar supervisionada durante o trajeto de formação acadêmica, apresenta-se a Liga Acadêmica de Farmacodependências (LFD) como espaço para compreensão do fenômeno da dependência e da construção da clínica. Foi realizado um estudo qualitativo, de caráter observacional, no qual foi realizada a análise de conteúdo das discussões realizadas entre os preceptores e os 25 alunos de diferentes cursos (TO, Psicologia, Enfermagem e Medicina) que compõem a LFD, vinculada ao PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo. Foram observadas articulações acerca da construção do raciocínio clínico em TO, assim como sobre a constituição do olhar do aluno enquanto profissional membro de uma equipe multidisciplinar. A experiência da construção da especificidade da TO, somada à articulação de diferentes olhares na supervisão coletiva, favoreceu a construção de uma compreensão ampliada sobre os sujeitos atendidos na LFD. As discussões de caso coletivas permitem um diálogo multidisciplinar que vai constituindo a identidade dos alunos enquanto profissionais da saúde que se posicionam em uma equipe de raciocínio coeso. Percebeu-se que o ensino de TO, no contexto de uma liga multiprofissional, inserida em um programa de atenção a pessoas com problemas relacionadas ao uso, abuso e/ou dependência de substâncias, tem sido uma experiência de construção contínua de um espaço que visa sustentar e dialogar sobrequestões da especificidade da profissão e da sua inserção em equipe.
id UFSCAR-1_9873b9d91a1730c4ff7289a396a82685
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/842
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduatObjetiva-se discutir o ensino de Terapia Ocupacional (TO) no contexto da dependência química com alunos de graduação. Visando debater sobre a experiência da prática multidisciplinar supervisionada durante o trajeto de formação acadêmica, apresenta-se a Liga Acadêmica de Farmacodependências (LFD) como espaço para compreensão do fenômeno da dependência e da construção da clínica. Foi realizado um estudo qualitativo, de caráter observacional, no qual foi realizada a análise de conteúdo das discussões realizadas entre os preceptores e os 25 alunos de diferentes cursos (TO, Psicologia, Enfermagem e Medicina) que compõem a LFD, vinculada ao PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo. Foram observadas articulações acerca da construção do raciocínio clínico em TO, assim como sobre a constituição do olhar do aluno enquanto profissional membro de uma equipe multidisciplinar. A experiência da construção da especificidade da TO, somada à articulação de diferentes olhares na supervisão coletiva, favoreceu a construção de uma compreensão ampliada sobre os sujeitos atendidos na LFD. As discussões de caso coletivas permitem um diálogo multidisciplinar que vai constituindo a identidade dos alunos enquanto profissionais da saúde que se posicionam em uma equipe de raciocínio coeso. Percebeu-se que o ensino de TO, no contexto de uma liga multiprofissional, inserida em um programa de atenção a pessoas com problemas relacionadas ao uso, abuso e/ou dependência de substâncias, tem sido uma experiência de construção contínua de um espaço que visa sustentar e dialogar sobrequestões da especificidade da profissão e da sua inserção em equipe.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/84210.4322/cto.2014.036Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1SE (2014)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1SE (2014)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1SE (2014)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842/511Perrone, Marina BiancoBianchini, Ana Paula Malachowski LeviFidalgo, Thiago Marquesda Silveira, Dartiu Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-22T18:02:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/842Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:02:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
title O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
spellingShingle O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
Perrone, Marina Bianco
title_short O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
title_full O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
title_fullStr O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
title_full_unstemmed O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
title_sort O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
author Perrone, Marina Bianco
author_facet Perrone, Marina Bianco
Bianchini, Ana Paula Malachowski Levi
Fidalgo, Thiago Marques
da Silveira, Dartiu Xavier
author_role author
author2 Bianchini, Ana Paula Malachowski Levi
Fidalgo, Thiago Marques
da Silveira, Dartiu Xavier
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perrone, Marina Bianco
Bianchini, Ana Paula Malachowski Levi
Fidalgo, Thiago Marques
da Silveira, Dartiu Xavier
description Objetiva-se discutir o ensino de Terapia Ocupacional (TO) no contexto da dependência química com alunos de graduação. Visando debater sobre a experiência da prática multidisciplinar supervisionada durante o trajeto de formação acadêmica, apresenta-se a Liga Acadêmica de Farmacodependências (LFD) como espaço para compreensão do fenômeno da dependência e da construção da clínica. Foi realizado um estudo qualitativo, de caráter observacional, no qual foi realizada a análise de conteúdo das discussões realizadas entre os preceptores e os 25 alunos de diferentes cursos (TO, Psicologia, Enfermagem e Medicina) que compõem a LFD, vinculada ao PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo. Foram observadas articulações acerca da construção do raciocínio clínico em TO, assim como sobre a constituição do olhar do aluno enquanto profissional membro de uma equipe multidisciplinar. A experiência da construção da especificidade da TO, somada à articulação de diferentes olhares na supervisão coletiva, favoreceu a construção de uma compreensão ampliada sobre os sujeitos atendidos na LFD. As discussões de caso coletivas permitem um diálogo multidisciplinar que vai constituindo a identidade dos alunos enquanto profissionais da saúde que se posicionam em uma equipe de raciocínio coeso. Percebeu-se que o ensino de TO, no contexto de uma liga multiprofissional, inserida em um programa de atenção a pessoas com problemas relacionadas ao uso, abuso e/ou dependência de substâncias, tem sido uma experiência de construção contínua de um espaço que visa sustentar e dialogar sobrequestões da especificidade da profissão e da sua inserção em equipe.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842
10.4322/cto.2014.036
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842
identifier_str_mv 10.4322/cto.2014.036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842/511
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1SE (2014)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1SE (2014)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1SE (2014)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315384692736