O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842 |
Resumo: | Objetiva-se discutir o ensino de Terapia Ocupacional (TO) no contexto da dependência química com alunos de graduação. Visando debater sobre a experiência da prática multidisciplinar supervisionada durante o trajeto de formação acadêmica, apresenta-se a Liga Acadêmica de Farmacodependências (LFD) como espaço para compreensão do fenômeno da dependência e da construção da clínica. Foi realizado um estudo qualitativo, de caráter observacional, no qual foi realizada a análise de conteúdo das discussões realizadas entre os preceptores e os 25 alunos de diferentes cursos (TO, Psicologia, Enfermagem e Medicina) que compõem a LFD, vinculada ao PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo. Foram observadas articulações acerca da construção do raciocínio clínico em TO, assim como sobre a constituição do olhar do aluno enquanto profissional membro de uma equipe multidisciplinar. A experiência da construção da especificidade da TO, somada à articulação de diferentes olhares na supervisão coletiva, favoreceu a construção de uma compreensão ampliada sobre os sujeitos atendidos na LFD. As discussões de caso coletivas permitem um diálogo multidisciplinar que vai constituindo a identidade dos alunos enquanto profissionais da saúde que se posicionam em uma equipe de raciocínio coeso. Percebeu-se que o ensino de TO, no contexto de uma liga multiprofissional, inserida em um programa de atenção a pessoas com problemas relacionadas ao uso, abuso e/ou dependência de substâncias, tem sido uma experiência de construção contínua de um espaço que visa sustentar e dialogar sobrequestões da especificidade da profissão e da sua inserção em equipe. |
id |
UFSCAR-1_9873b9d91a1730c4ff7289a396a82685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/842 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduatObjetiva-se discutir o ensino de Terapia Ocupacional (TO) no contexto da dependência química com alunos de graduação. Visando debater sobre a experiência da prática multidisciplinar supervisionada durante o trajeto de formação acadêmica, apresenta-se a Liga Acadêmica de Farmacodependências (LFD) como espaço para compreensão do fenômeno da dependência e da construção da clínica. Foi realizado um estudo qualitativo, de caráter observacional, no qual foi realizada a análise de conteúdo das discussões realizadas entre os preceptores e os 25 alunos de diferentes cursos (TO, Psicologia, Enfermagem e Medicina) que compõem a LFD, vinculada ao PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo. Foram observadas articulações acerca da construção do raciocínio clínico em TO, assim como sobre a constituição do olhar do aluno enquanto profissional membro de uma equipe multidisciplinar. A experiência da construção da especificidade da TO, somada à articulação de diferentes olhares na supervisão coletiva, favoreceu a construção de uma compreensão ampliada sobre os sujeitos atendidos na LFD. As discussões de caso coletivas permitem um diálogo multidisciplinar que vai constituindo a identidade dos alunos enquanto profissionais da saúde que se posicionam em uma equipe de raciocínio coeso. Percebeu-se que o ensino de TO, no contexto de uma liga multiprofissional, inserida em um programa de atenção a pessoas com problemas relacionadas ao uso, abuso e/ou dependência de substâncias, tem sido uma experiência de construção contínua de um espaço que visa sustentar e dialogar sobrequestões da especificidade da profissão e da sua inserção em equipe.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/84210.4322/cto.2014.036Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1SE (2014)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1SE (2014)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1SE (2014)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842/511Perrone, Marina BiancoBianchini, Ana Paula Malachowski LeviFidalgo, Thiago Marquesda Silveira, Dartiu Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-22T18:02:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/842Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:02:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat |
title |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat |
spellingShingle |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat Perrone, Marina Bianco |
title_short |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat |
title_full |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat |
title_fullStr |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat |
title_full_unstemmed |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat |
title_sort |
O ensino de Terapia Ocupacional na clínica das dependências: Uma experiência na liga acadêmica de farmacodependências (PROAD – UNIFESP) / Teaching Occupational Therapy on the Addiction Field - An experience in a multidisciplinary context with undergraduat |
author |
Perrone, Marina Bianco |
author_facet |
Perrone, Marina Bianco Bianchini, Ana Paula Malachowski Levi Fidalgo, Thiago Marques da Silveira, Dartiu Xavier |
author_role |
author |
author2 |
Bianchini, Ana Paula Malachowski Levi Fidalgo, Thiago Marques da Silveira, Dartiu Xavier |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perrone, Marina Bianco Bianchini, Ana Paula Malachowski Levi Fidalgo, Thiago Marques da Silveira, Dartiu Xavier |
description |
Objetiva-se discutir o ensino de Terapia Ocupacional (TO) no contexto da dependência química com alunos de graduação. Visando debater sobre a experiência da prática multidisciplinar supervisionada durante o trajeto de formação acadêmica, apresenta-se a Liga Acadêmica de Farmacodependências (LFD) como espaço para compreensão do fenômeno da dependência e da construção da clínica. Foi realizado um estudo qualitativo, de caráter observacional, no qual foi realizada a análise de conteúdo das discussões realizadas entre os preceptores e os 25 alunos de diferentes cursos (TO, Psicologia, Enfermagem e Medicina) que compõem a LFD, vinculada ao PROAD (Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes) da Universidade Federal de São Paulo. Foram observadas articulações acerca da construção do raciocínio clínico em TO, assim como sobre a constituição do olhar do aluno enquanto profissional membro de uma equipe multidisciplinar. A experiência da construção da especificidade da TO, somada à articulação de diferentes olhares na supervisão coletiva, favoreceu a construção de uma compreensão ampliada sobre os sujeitos atendidos na LFD. As discussões de caso coletivas permitem um diálogo multidisciplinar que vai constituindo a identidade dos alunos enquanto profissionais da saúde que se posicionam em uma equipe de raciocínio coeso. Percebeu-se que o ensino de TO, no contexto de uma liga multiprofissional, inserida em um programa de atenção a pessoas com problemas relacionadas ao uso, abuso e/ou dependência de substâncias, tem sido uma experiência de construção contínua de um espaço que visa sustentar e dialogar sobrequestões da especificidade da profissão e da sua inserção em equipe. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842 10.4322/cto.2014.036 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842 |
identifier_str_mv |
10.4322/cto.2014.036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/842/511 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1SE (2014) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1SE (2014) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1SE (2014) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315384692736 |