Parâmetros cinemáticos da marcha de criança com paralisia cerebral: Comparação entre diferentes formas de apoio / Kinematic gait parameters of a child with cerebral palsy: Comparison between different forms of support

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinello, Micheli
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Medeiros, Daiane Lazzeri de, Piucco, Elaine Carmelita, Ries, Lilian Gerdi Kittel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/645
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar características cinemáticas da marcha de uma criança com diplegia espástica durante a deambulação auxiliada por diferentes modalidades de apoio (apoio de uma muleta, duas muletas e cintura escapular) e assim determinar com base nas características biomecânicas da marcha a forma mais adequada de treinar a deambulação de uma criança com diplegia espástica. Participou do estudo uma criança de nove anos de idade, do sexo feminino e com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplegia espástica. Para avaliação clínica da função motora grossa foi utilizado o Gross Motor Function Classification System – GMFCS, o Gross Motor Function Measure – GMFM-88 e a Escala Modificada de Ashworth. A criança realizou cinco repetições da marcha com cada modalidade de apoio e por meio de análise cinemática foram obtidas variáveis espaço-temporais e angulares do quadril e joelho no plano sagital. Os valores que permaneceram mais próximos da marcha no desenvolvimento motor típico foram os obtidos na marcha com duas muletas, seguida do apoio escapular e, por último, da marcha com uma muleta. Verificou-se que a marcha com duas muletas foi a modalidade de apoio mais indicada considerando-se a funcionalidade e independência da criança avaliada. Contudo, a marcha com apoio da cintura escapular pode ser indicada para o treinamento de marcha durante a prática clínica, por estimular diferentes parâmetros espaço-temporais e angulares.
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