Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952 |
Resumo: | O presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo. |
id |
UFSCAR-1_a1575cb8c50c91c4d5974f0b735b239d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1952 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integrationO presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/195210.4322/2526-8910.ctoAO1167Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 3 (2018); 617-625Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 3 (2018); 617-625Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 3 (2018); 617-6252526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952/1025https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952/1026https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Renato da CostaCorrêa, Roberta de OliveiraSilva, Ester Miranda da2022-04-20T20:21:40Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1952Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:21:40Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration |
title |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration |
spellingShingle |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration Teixeira, Renato da Costa |
title_short |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration |
title_full |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration |
title_fullStr |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration |
title_full_unstemmed |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration |
title_sort |
Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration |
author |
Teixeira, Renato da Costa |
author_facet |
Teixeira, Renato da Costa Corrêa, Roberta de Oliveira Silva, Ester Miranda da |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Roberta de Oliveira Silva, Ester Miranda da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Renato da Costa Corrêa, Roberta de Oliveira Silva, Ester Miranda da |
description |
O presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952 10.4322/2526-8910.ctoAO1167 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoAO1167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952/1025 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952/1026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 3 (2018); 617-625 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 3 (2018); 617-625 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 3 (2018); 617-625 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316995305472 |