Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Renato da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Corrêa, Roberta de Oliveira, Silva, Ester Miranda da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952
Resumo: O presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo.
id UFSCAR-1_a1575cb8c50c91c4d5974f0b735b239d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1952
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integrationO presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/195210.4322/2526-8910.ctoAO1167Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 3 (2018); 617-625Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 3 (2018); 617-625Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 3 (2018); 617-6252526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952/1025https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952/1026https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Renato da CostaCorrêa, Roberta de OliveiraSilva, Ester Miranda da2022-04-20T20:21:40Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1952Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:21:40Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
title Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
spellingShingle Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
Teixeira, Renato da Costa
title_short Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
title_full Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
title_fullStr Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
title_full_unstemmed Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
title_sort Percepções dos discentes de terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino‑serviço‑comunidade/Perceptions of occupational therapy students about experience of teaching‑service-community integration
author Teixeira, Renato da Costa
author_facet Teixeira, Renato da Costa
Corrêa, Roberta de Oliveira
Silva, Ester Miranda da
author_role author
author2 Corrêa, Roberta de Oliveira
Silva, Ester Miranda da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Renato da Costa
Corrêa, Roberta de Oliveira
Silva, Ester Miranda da
description O presente artigo procura compreender as percepções de discentes do estágio profissionalizante em terapia ocupacional sobre a experiência de integração ensino-serviço-comunidade vivenciada em um laboratório de atividade de vida diária. Tratou-se de um estudo qualitativo e exploratório realizado através de entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada a análise de conteúdo com a categoria temática: integração ensino-serviço-comunidade. A amostra foi composta por 14 discentes que estavam matriculados na disciplina. Foram observadas as semelhanças, distinções entre os conteúdos e identificadas as ideias centrais das narrativas sobre a categoria temática. As falas geraram as unidades de análise: expectativa de práticas integradas, realidade do trabalho em equipe, processo organizacional, troca de experiências e sugestões. Os resultados obtidos apontaram distanciamento entre as expectativas dos discentes e a realidade. As percepções dos entrevistados revelaram que a dinâmica de trabalho ocorre sem planejamento coletivo das ações de cuidado e sem interlocução com o ensino. Os discentes sugeriram estratégias para melhoria da integração ensino-serviço-comunidade e para favorecer o processo formativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952
10.4322/2526-8910.ctoAO1167
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO1167
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952/1025
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1952/1026
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 3 (2018); 617-625
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 3 (2018); 617-625
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 3 (2018); 617-625
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316995305472