Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Beatriz Palombarini
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Nilson Rogério, Silva, Meire Luci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781
Resumo: Introdução: A preparação para a prática profissional, concomitante com o processo de amadurecimento pessoal dos estudantes concluintes de curso, pode desencadear situações de estresse. Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a prevalência de indicadores de estresse em 31 estudantes concluintes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Método: Para a coleta de dados, foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para caracterização do perfil dos participantes e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. Resultados: Os resultados indicaram que todos pertenciam ao gênero feminino, com média de idade de 21 anos e 4 meses, e eram solteiras. A maioria (84%) apresentou indicadores de estresse em algumas das fases, com predomínio da fase de resistência (61,5%), seguido da exaustão (34,6%). Os estudantes relataram dificuldades no cumprimento das regras de estágio, diminuição do tempo para lazer e descanso, sentiram-se afetados emocionalmente pelos problemas dos pacientes e referiram boas relações com supervisores e colegas de estágio. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de suporte emocional como fator primordial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.
id UFSCAR-1_a6e86a51376d69627f2c54723fbf132a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1781
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational TherapyIntrodução: A preparação para a prática profissional, concomitante com o processo de amadurecimento pessoal dos estudantes concluintes de curso, pode desencadear situações de estresse. Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a prevalência de indicadores de estresse em 31 estudantes concluintes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Método: Para a coleta de dados, foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para caracterização do perfil dos participantes e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. Resultados: Os resultados indicaram que todos pertenciam ao gênero feminino, com média de idade de 21 anos e 4 meses, e eram solteiras. A maioria (84%) apresentou indicadores de estresse em algumas das fases, com predomínio da fase de resistência (61,5%), seguido da exaustão (34,6%). Os estudantes relataram dificuldades no cumprimento das regras de estágio, diminuição do tempo para lazer e descanso, sentiram-se afetados emocionalmente pelos problemas dos pacientes e referiram boas relações com supervisores e colegas de estágio. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de suporte emocional como fator primordial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178110.4322/2526-8910.ctoAO1025Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 153-161Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 153-161Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 153-1612526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781/953https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781/969https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanches, Beatriz PalombariniSilva, Nilson RogérioSilva, Meire Luci2022-04-20T20:22:18Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1781Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:22:18Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
title Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
spellingShingle Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
Sanches, Beatriz Palombarini
title_short Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
title_full Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
title_fullStr Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
title_full_unstemmed Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
title_sort Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
author Sanches, Beatriz Palombarini
author_facet Sanches, Beatriz Palombarini
Silva, Nilson Rogério
Silva, Meire Luci
author_role author
author2 Silva, Nilson Rogério
Silva, Meire Luci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Beatriz Palombarini
Silva, Nilson Rogério
Silva, Meire Luci
description Introdução: A preparação para a prática profissional, concomitante com o processo de amadurecimento pessoal dos estudantes concluintes de curso, pode desencadear situações de estresse. Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a prevalência de indicadores de estresse em 31 estudantes concluintes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Método: Para a coleta de dados, foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para caracterização do perfil dos participantes e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. Resultados: Os resultados indicaram que todos pertenciam ao gênero feminino, com média de idade de 21 anos e 4 meses, e eram solteiras. A maioria (84%) apresentou indicadores de estresse em algumas das fases, com predomínio da fase de resistência (61,5%), seguido da exaustão (34,6%). Os estudantes relataram dificuldades no cumprimento das regras de estágio, diminuição do tempo para lazer e descanso, sentiram-se afetados emocionalmente pelos problemas dos pacientes e referiram boas relações com supervisores e colegas de estágio. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de suporte emocional como fator primordial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781
10.4322/2526-8910.ctoAO1025
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO1025
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781/953
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781/969
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 153-161
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 153-161
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 153-161
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316894642176