Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781 |
Resumo: | Introdução: A preparação para a prática profissional, concomitante com o processo de amadurecimento pessoal dos estudantes concluintes de curso, pode desencadear situações de estresse. Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a prevalência de indicadores de estresse em 31 estudantes concluintes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Método: Para a coleta de dados, foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para caracterização do perfil dos participantes e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. Resultados: Os resultados indicaram que todos pertenciam ao gênero feminino, com média de idade de 21 anos e 4 meses, e eram solteiras. A maioria (84%) apresentou indicadores de estresse em algumas das fases, com predomínio da fase de resistência (61,5%), seguido da exaustão (34,6%). Os estudantes relataram dificuldades no cumprimento das regras de estágio, diminuição do tempo para lazer e descanso, sentiram-se afetados emocionalmente pelos problemas dos pacientes e referiram boas relações com supervisores e colegas de estágio. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de suporte emocional como fator primordial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes. |
id |
UFSCAR-1_a6e86a51376d69627f2c54723fbf132a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1781 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational TherapyIntrodução: A preparação para a prática profissional, concomitante com o processo de amadurecimento pessoal dos estudantes concluintes de curso, pode desencadear situações de estresse. Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a prevalência de indicadores de estresse em 31 estudantes concluintes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Método: Para a coleta de dados, foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para caracterização do perfil dos participantes e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. Resultados: Os resultados indicaram que todos pertenciam ao gênero feminino, com média de idade de 21 anos e 4 meses, e eram solteiras. A maioria (84%) apresentou indicadores de estresse em algumas das fases, com predomínio da fase de resistência (61,5%), seguido da exaustão (34,6%). Os estudantes relataram dificuldades no cumprimento das regras de estágio, diminuição do tempo para lazer e descanso, sentiram-se afetados emocionalmente pelos problemas dos pacientes e referiram boas relações com supervisores e colegas de estágio. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de suporte emocional como fator primordial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178110.4322/2526-8910.ctoAO1025Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 153-161Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 153-161Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 153-1612526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781/953https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781/969https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSanches, Beatriz PalombariniSilva, Nilson RogérioSilva, Meire Luci2022-04-20T20:22:18Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1781Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:22:18Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy |
title |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy |
spellingShingle |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy Sanches, Beatriz Palombarini |
title_short |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy |
title_full |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy |
title_fullStr |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy |
title_full_unstemmed |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy |
title_sort |
Avaliação do estresse em estudantes concluintes de terapia ocupacional/Evaluation of stress in students graduating from Occupational Therapy |
author |
Sanches, Beatriz Palombarini |
author_facet |
Sanches, Beatriz Palombarini Silva, Nilson Rogério Silva, Meire Luci |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Nilson Rogério Silva, Meire Luci |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches, Beatriz Palombarini Silva, Nilson Rogério Silva, Meire Luci |
description |
Introdução: A preparação para a prática profissional, concomitante com o processo de amadurecimento pessoal dos estudantes concluintes de curso, pode desencadear situações de estresse. Objetivo: A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a prevalência de indicadores de estresse em 31 estudantes concluintes do curso de Terapia Ocupacional de uma universidade pública. Método: Para a coleta de dados, foram utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para caracterização do perfil dos participantes e o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp. Resultados: Os resultados indicaram que todos pertenciam ao gênero feminino, com média de idade de 21 anos e 4 meses, e eram solteiras. A maioria (84%) apresentou indicadores de estresse em algumas das fases, com predomínio da fase de resistência (61,5%), seguido da exaustão (34,6%). Os estudantes relataram dificuldades no cumprimento das regras de estágio, diminuição do tempo para lazer e descanso, sentiram-se afetados emocionalmente pelos problemas dos pacientes e referiram boas relações com supervisores e colegas de estágio. Conclusão: Os resultados revelam a necessidade de suporte emocional como fator primordial para o sucesso acadêmico e profissional dos estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781 10.4322/2526-8910.ctoAO1025 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoAO1025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781/953 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1781/969 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 153-161 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 153-161 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 153-161 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316894642176 |