FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINS, SIMONE CRISTINA FANHANI
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: EMMEL, MARIA LUISA G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420
Resumo: A formação em Terapia Ocupacional se fundamenta em conteúdos teóricos e práticos que capacitam os profissionais para disponibilizarem à população atendida elementos que possibilitem o alcance de autonomia e funcionalidade, seja no contexto da saúde física, mental e/ou social. Isto se dá tanto  a partir do enfoque da qualidade de vida como dos fatores de  intervenção e reabilitação. Outro aspecto dos conteúdos desta formação é que ela favorece a articulação em equipes multiprofissionais nas quais exerce importante contribuição. A legislação profissional legitima ao terapeuta ocupacional a utilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva a pessoas com ou sem necessidades educacionais especiais, no ambiente domiciliar e social, como a escola, o trabalho, e o lazer. Apesar disso, nem todos os cursos de formação oferecem disciplinas relacionadas a estes conteúdos em sua grade curricular obrigatória. O objetivo deste artigo é promover uma reflexão sobre o processo de formação do terapeuta ocupacional, considerando-se para isso seus subsídios teóricos, bem como sua prática supervisionada para atuar na área de tecnologia assistiva e acessibilidade. A articulação deste profissional instituirá uma atuação reconhecida e eficiente de acordo com as novas tendências observadas no mercado de trabalho. Para isso reforça-se a importância da formalização de conteúdos consistentes de tecnologia assistiva e acessibilidade dentro dos currículos de graduação em terapia ocupacional.Palavras-chave: Capacitação Profissional, Terapia Ocupacional, Estruturas de Acesso,Tecnologia de Baixo Custo.
id UFSCAR-1_baa9566c001684706e721fe9a82b8e82
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/420
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIESA formação em Terapia Ocupacional se fundamenta em conteúdos teóricos e práticos que capacitam os profissionais para disponibilizarem à população atendida elementos que possibilitem o alcance de autonomia e funcionalidade, seja no contexto da saúde física, mental e/ou social. Isto se dá tanto  a partir do enfoque da qualidade de vida como dos fatores de  intervenção e reabilitação. Outro aspecto dos conteúdos desta formação é que ela favorece a articulação em equipes multiprofissionais nas quais exerce importante contribuição. A legislação profissional legitima ao terapeuta ocupacional a utilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva a pessoas com ou sem necessidades educacionais especiais, no ambiente domiciliar e social, como a escola, o trabalho, e o lazer. Apesar disso, nem todos os cursos de formação oferecem disciplinas relacionadas a estes conteúdos em sua grade curricular obrigatória. O objetivo deste artigo é promover uma reflexão sobre o processo de formação do terapeuta ocupacional, considerando-se para isso seus subsídios teóricos, bem como sua prática supervisionada para atuar na área de tecnologia assistiva e acessibilidade. A articulação deste profissional instituirá uma atuação reconhecida e eficiente de acordo com as novas tendências observadas no mercado de trabalho. Para isso reforça-se a importância da formalização de conteúdos consistentes de tecnologia assistiva e acessibilidade dentro dos currículos de graduação em terapia ocupacional.Palavras-chave: Capacitação Profissional, Terapia Ocupacional, Estruturas de Acesso,Tecnologia de Baixo Custo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420/311MARINS, SIMONE CRISTINA FANHANIEMMEL, MARIA LUISA G.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:23Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/420Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:23Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
title FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
spellingShingle FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
MARINS, SIMONE CRISTINA FANHANI
title_short FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
title_full FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
title_fullStr FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
title_sort FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
author MARINS, SIMONE CRISTINA FANHANI
author_facet MARINS, SIMONE CRISTINA FANHANI
EMMEL, MARIA LUISA G.
author_role author
author2 EMMEL, MARIA LUISA G.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARINS, SIMONE CRISTINA FANHANI
EMMEL, MARIA LUISA G.
description A formação em Terapia Ocupacional se fundamenta em conteúdos teóricos e práticos que capacitam os profissionais para disponibilizarem à população atendida elementos que possibilitem o alcance de autonomia e funcionalidade, seja no contexto da saúde física, mental e/ou social. Isto se dá tanto  a partir do enfoque da qualidade de vida como dos fatores de  intervenção e reabilitação. Outro aspecto dos conteúdos desta formação é que ela favorece a articulação em equipes multiprofissionais nas quais exerce importante contribuição. A legislação profissional legitima ao terapeuta ocupacional a utilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva a pessoas com ou sem necessidades educacionais especiais, no ambiente domiciliar e social, como a escola, o trabalho, e o lazer. Apesar disso, nem todos os cursos de formação oferecem disciplinas relacionadas a estes conteúdos em sua grade curricular obrigatória. O objetivo deste artigo é promover uma reflexão sobre o processo de formação do terapeuta ocupacional, considerando-se para isso seus subsídios teóricos, bem como sua prática supervisionada para atuar na área de tecnologia assistiva e acessibilidade. A articulação deste profissional instituirá uma atuação reconhecida e eficiente de acordo com as novas tendências observadas no mercado de trabalho. Para isso reforça-se a importância da formalização de conteúdos consistentes de tecnologia assistiva e acessibilidade dentro dos currículos de graduação em terapia ocupacional.Palavras-chave: Capacitação Profissional, Terapia Ocupacional, Estruturas de Acesso,Tecnologia de Baixo Custo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420/311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314440974336