FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIES
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420 |
Resumo: | A formação em Terapia Ocupacional se fundamenta em conteúdos teóricos e práticos que capacitam os profissionais para disponibilizarem à população atendida elementos que possibilitem o alcance de autonomia e funcionalidade, seja no contexto da saúde física, mental e/ou social. Isto se dá tanto a partir do enfoque da qualidade de vida como dos fatores de intervenção e reabilitação. Outro aspecto dos conteúdos desta formação é que ela favorece a articulação em equipes multiprofissionais nas quais exerce importante contribuição. A legislação profissional legitima ao terapeuta ocupacional a utilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva a pessoas com ou sem necessidades educacionais especiais, no ambiente domiciliar e social, como a escola, o trabalho, e o lazer. Apesar disso, nem todos os cursos de formação oferecem disciplinas relacionadas a estes conteúdos em sua grade curricular obrigatória. O objetivo deste artigo é promover uma reflexão sobre o processo de formação do terapeuta ocupacional, considerando-se para isso seus subsídios teóricos, bem como sua prática supervisionada para atuar na área de tecnologia assistiva e acessibilidade. A articulação deste profissional instituirá uma atuação reconhecida e eficiente de acordo com as novas tendências observadas no mercado de trabalho. Para isso reforça-se a importância da formalização de conteúdos consistentes de tecnologia assistiva e acessibilidade dentro dos currículos de graduação em terapia ocupacional.Palavras-chave: Capacitação Profissional, Terapia Ocupacional, Estruturas de Acesso,Tecnologia de Baixo Custo. |
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FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS / CAPACITATION OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST: ACCESSIBILITY AND TECHNOLOGIESA formação em Terapia Ocupacional se fundamenta em conteúdos teóricos e práticos que capacitam os profissionais para disponibilizarem à população atendida elementos que possibilitem o alcance de autonomia e funcionalidade, seja no contexto da saúde física, mental e/ou social. Isto se dá tanto a partir do enfoque da qualidade de vida como dos fatores de intervenção e reabilitação. Outro aspecto dos conteúdos desta formação é que ela favorece a articulação em equipes multiprofissionais nas quais exerce importante contribuição. A legislação profissional legitima ao terapeuta ocupacional a utilização de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva a pessoas com ou sem necessidades educacionais especiais, no ambiente domiciliar e social, como a escola, o trabalho, e o lazer. Apesar disso, nem todos os cursos de formação oferecem disciplinas relacionadas a estes conteúdos em sua grade curricular obrigatória. O objetivo deste artigo é promover uma reflexão sobre o processo de formação do terapeuta ocupacional, considerando-se para isso seus subsídios teóricos, bem como sua prática supervisionada para atuar na área de tecnologia assistiva e acessibilidade. A articulação deste profissional instituirá uma atuação reconhecida e eficiente de acordo com as novas tendências observadas no mercado de trabalho. Para isso reforça-se a importância da formalização de conteúdos consistentes de tecnologia assistiva e acessibilidade dentro dos currículos de graduação em terapia ocupacional.Palavras-chave: Capacitação Profissional, Terapia Ocupacional, Estruturas de Acesso,Tecnologia de Baixo Custo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/420/311MARINS, SIMONE CRISTINA FANHANIEMMEL, MARIA LUISA G.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:23Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/420Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:23Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
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