VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178 |
Resumo: | Este artigo apresenta um relato de experiência de estágio Curricular Profissional em Saúde Mental da Universidade Federal de São Carlos realizado no Centro de Apoio Psicossocial, Caps-Esperança, situado na região leste da cidade de Campinas/ SP. Objetiva-se aqui relatar o processo vivenciado neste estágio, destacando o processo de vinculação usuários-instituição e também os acompanhamentos terapêuticos ocupacionais. A partir desses relatos e das subsequentes reflexões, buscou-se contribuir com as discussões em pauta sobre a reestruturação curricular no que se refere à concepção dos estágios curriculares que ocorrem em espaços institucionais diferentes da Universidade Federal de São Carlos. Dessa forma, reconhece-se que vir a ser terapeuta ocupacional requer, além da experiência, suporte técnico via espaços de supervisão, construção de referenciais teóricos e amadurecimento de senso crítico. |
id |
UFSCAR-1_bb1baebec512000297ccf28a07a7c08a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/178 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPSEste artigo apresenta um relato de experiência de estágio Curricular Profissional em Saúde Mental da Universidade Federal de São Carlos realizado no Centro de Apoio Psicossocial, Caps-Esperança, situado na região leste da cidade de Campinas/ SP. Objetiva-se aqui relatar o processo vivenciado neste estágio, destacando o processo de vinculação usuários-instituição e também os acompanhamentos terapêuticos ocupacionais. A partir desses relatos e das subsequentes reflexões, buscou-se contribuir com as discussões em pauta sobre a reestruturação curricular no que se refere à concepção dos estágios curriculares que ocorrem em espaços institucionais diferentes da Universidade Federal de São Carlos. Dessa forma, reconhece-se que vir a ser terapeuta ocupacional requer, além da experiência, suporte técnico via espaços de supervisão, construção de referenciais teóricos e amadurecimento de senso crítico.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 13 No. 1 (2005)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 13 Núm. 1 (2005)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 13 n. 1 (2005)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178/135Borba, Patrícia Leme de OliveiraBonâncio, Ariadne C.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:38:14Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/178Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:38:14Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS |
title |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS |
spellingShingle |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS Borba, Patrícia Leme de Oliveira |
title_short |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS |
title_full |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS |
title_fullStr |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS |
title_full_unstemmed |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS |
title_sort |
VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS |
author |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira |
author_facet |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira Bonâncio, Ariadne C. |
author_role |
author |
author2 |
Bonâncio, Ariadne C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira Bonâncio, Ariadne C. |
description |
Este artigo apresenta um relato de experiência de estágio Curricular Profissional em Saúde Mental da Universidade Federal de São Carlos realizado no Centro de Apoio Psicossocial, Caps-Esperança, situado na região leste da cidade de Campinas/ SP. Objetiva-se aqui relatar o processo vivenciado neste estágio, destacando o processo de vinculação usuários-instituição e também os acompanhamentos terapêuticos ocupacionais. A partir desses relatos e das subsequentes reflexões, buscou-se contribuir com as discussões em pauta sobre a reestruturação curricular no que se refere à concepção dos estágios curriculares que ocorrem em espaços institucionais diferentes da Universidade Federal de São Carlos. Dessa forma, reconhece-se que vir a ser terapeuta ocupacional requer, além da experiência, suporte técnico via espaços de supervisão, construção de referenciais teóricos e amadurecimento de senso crítico. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178/135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 13 No. 1 (2005) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 13 Núm. 1 (2005) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 13 n. 1 (2005) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688313587433472 |