VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bonâncio, Ariadne C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178
Resumo: Este artigo apresenta um relato de experiência de estágio Curricular Profissional em Saúde Mental da Universidade Federal de São Carlos realizado no Centro de Apoio Psicossocial, Caps-Esperança, situado na região leste da cidade de Campinas/ SP. Objetiva-se aqui relatar o processo vivenciado neste estágio, destacando o processo de vinculação usuários-instituição e também os acompanhamentos terapêuticos ocupacionais. A partir desses relatos e das subsequentes reflexões, buscou-se contribuir com as discussões em pauta sobre a reestruturação curricular no que se refere à concepção dos estágios curriculares que ocorrem em espaços institucionais diferentes da Universidade Federal de São Carlos. Dessa forma, reconhece-se que vir a ser terapeuta ocupacional requer, além da experiência, suporte técnico via espaços de supervisão, construção de referenciais teóricos e amadurecimento de  senso crítico.
id UFSCAR-1_bb1baebec512000297ccf28a07a7c08a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/178
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPSEste artigo apresenta um relato de experiência de estágio Curricular Profissional em Saúde Mental da Universidade Federal de São Carlos realizado no Centro de Apoio Psicossocial, Caps-Esperança, situado na região leste da cidade de Campinas/ SP. Objetiva-se aqui relatar o processo vivenciado neste estágio, destacando o processo de vinculação usuários-instituição e também os acompanhamentos terapêuticos ocupacionais. A partir desses relatos e das subsequentes reflexões, buscou-se contribuir com as discussões em pauta sobre a reestruturação curricular no que se refere à concepção dos estágios curriculares que ocorrem em espaços institucionais diferentes da Universidade Federal de São Carlos. Dessa forma, reconhece-se que vir a ser terapeuta ocupacional requer, além da experiência, suporte técnico via espaços de supervisão, construção de referenciais teóricos e amadurecimento de  senso crítico.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 13 No. 1 (2005)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 13 Núm. 1 (2005)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 13 n. 1 (2005)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178/135Borba, Patrícia Leme de OliveiraBonâncio, Ariadne C.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:38:14Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/178Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:38:14Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
title VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
spellingShingle VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
Borba, Patrícia Leme de Oliveira
title_short VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
title_full VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
title_fullStr VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
title_full_unstemmed VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
title_sort VIR A SER TERAPEUTA OCUPACIONAL - RELATO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO EM ESTÁGIO DE SAÚDE MENTAL EM UM CENTRO APOIO PSICOSSOCIAL – CAPS
author Borba, Patrícia Leme de Oliveira
author_facet Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Bonâncio, Ariadne C.
author_role author
author2 Bonâncio, Ariadne C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Bonâncio, Ariadne C.
description Este artigo apresenta um relato de experiência de estágio Curricular Profissional em Saúde Mental da Universidade Federal de São Carlos realizado no Centro de Apoio Psicossocial, Caps-Esperança, situado na região leste da cidade de Campinas/ SP. Objetiva-se aqui relatar o processo vivenciado neste estágio, destacando o processo de vinculação usuários-instituição e também os acompanhamentos terapêuticos ocupacionais. A partir desses relatos e das subsequentes reflexões, buscou-se contribuir com as discussões em pauta sobre a reestruturação curricular no que se refere à concepção dos estágios curriculares que ocorrem em espaços institucionais diferentes da Universidade Federal de São Carlos. Dessa forma, reconhece-se que vir a ser terapeuta ocupacional requer, além da experiência, suporte técnico via espaços de supervisão, construção de referenciais teóricos e amadurecimento de  senso crítico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/178/135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 13 No. 1 (2005)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 13 Núm. 1 (2005)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 13 n. 1 (2005)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313587433472