Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1850 |
Resumo: | Introdução: Hábitos cotidianos e envolvimento em ocupações podem trazer impactos para o meio ambiente, tanto em um contexto micro quanto em um macrossocial. Práticas educativas direcionadas a temas socioambientais têm um caráter formativo importante, com o objetivo de construir um novo modelo de hábitos sustentáveis. Objetivo: Este estudo analisou, a partir da percepção de participantes de projetos socioeducativos, se espaços de práticas sustentáveis mudam os hábitos cotidianos e o envolvimento em ocupações também sustentáveis. Método: Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas abertas com 10 integrantes de projetos de extensão universitária com foco em práticas sustentáveis. A análise de conteúdo evidenciou mudanças de hábitos cotidianos entre os participantes após se inserirem nos projetos. Resultados: Os relatos mostraram aprendizado e aquisição de novos conhecimentos, além de disseminação destes conhecimentos entre amigos e familiares. As pessoas entrevistadas apontaram barreiras para implementação de práticas sustentáveis, tais como pouco conhecimento sobre educação ambiental, ausência de espaços adequados para descarte do lixo, consumo exagerado e comodismo das pessoas e autoridades. Os participantes também confirmaram a importância da realização de projetos de extensão universitária para o próprio crescimento pessoal e profissional. Conclusão: Assim, os espaços de práticas sustentáveis tornaram-se um locus importante para aprendizado socioambiental e para mudanças cotidianas voltadas para hábitos mais saudáveis e sustentáveis. |
id |
UFSCAR-1_bb913106dab67296810ba437f05d39f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1850 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practiceIntrodução: Hábitos cotidianos e envolvimento em ocupações podem trazer impactos para o meio ambiente, tanto em um contexto micro quanto em um macrossocial. Práticas educativas direcionadas a temas socioambientais têm um caráter formativo importante, com o objetivo de construir um novo modelo de hábitos sustentáveis. Objetivo: Este estudo analisou, a partir da percepção de participantes de projetos socioeducativos, se espaços de práticas sustentáveis mudam os hábitos cotidianos e o envolvimento em ocupações também sustentáveis. Método: Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas abertas com 10 integrantes de projetos de extensão universitária com foco em práticas sustentáveis. A análise de conteúdo evidenciou mudanças de hábitos cotidianos entre os participantes após se inserirem nos projetos. Resultados: Os relatos mostraram aprendizado e aquisição de novos conhecimentos, além de disseminação destes conhecimentos entre amigos e familiares. As pessoas entrevistadas apontaram barreiras para implementação de práticas sustentáveis, tais como pouco conhecimento sobre educação ambiental, ausência de espaços adequados para descarte do lixo, consumo exagerado e comodismo das pessoas e autoridades. Os participantes também confirmaram a importância da realização de projetos de extensão universitária para o próprio crescimento pessoal e profissional. Conclusão: Assim, os espaços de práticas sustentáveis tornaram-se um locus importante para aprendizado socioambiental e para mudanças cotidianas voltadas para hábitos mais saudáveis e sustentáveis.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/185010.4322/2526-8910.ctoAO1143Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 2 (2018); 345-355Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 2 (2018); 345-355Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 2 (2018); 345-3552526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1850/980https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1850/999https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva e Dutra, Fabiana Caetano MartinsRoberto, Williane MartinhoCoelho, Bruna LopesAlmeida, Ricardo2022-04-20T20:21:56Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1850Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:21:56Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice |
title |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice |
spellingShingle |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice Silva e Dutra, Fabiana Caetano Martins |
title_short |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice |
title_full |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice |
title_fullStr |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice |
title_full_unstemmed |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice |
title_sort |
Envolvimento em ocupações sustentáveis: mudanças nos hábitos de vida a partir de espaços de práticas educativas/Involvement in sustainable occupations: changes on life habits from spaces of educational practice |
author |
Silva e Dutra, Fabiana Caetano Martins |
author_facet |
Silva e Dutra, Fabiana Caetano Martins Roberto, Williane Martinho Coelho, Bruna Lopes Almeida, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Roberto, Williane Martinho Coelho, Bruna Lopes Almeida, Ricardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva e Dutra, Fabiana Caetano Martins Roberto, Williane Martinho Coelho, Bruna Lopes Almeida, Ricardo |
description |
Introdução: Hábitos cotidianos e envolvimento em ocupações podem trazer impactos para o meio ambiente, tanto em um contexto micro quanto em um macrossocial. Práticas educativas direcionadas a temas socioambientais têm um caráter formativo importante, com o objetivo de construir um novo modelo de hábitos sustentáveis. Objetivo: Este estudo analisou, a partir da percepção de participantes de projetos socioeducativos, se espaços de práticas sustentáveis mudam os hábitos cotidianos e o envolvimento em ocupações também sustentáveis. Método: Em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas abertas com 10 integrantes de projetos de extensão universitária com foco em práticas sustentáveis. A análise de conteúdo evidenciou mudanças de hábitos cotidianos entre os participantes após se inserirem nos projetos. Resultados: Os relatos mostraram aprendizado e aquisição de novos conhecimentos, além de disseminação destes conhecimentos entre amigos e familiares. As pessoas entrevistadas apontaram barreiras para implementação de práticas sustentáveis, tais como pouco conhecimento sobre educação ambiental, ausência de espaços adequados para descarte do lixo, consumo exagerado e comodismo das pessoas e autoridades. Os participantes também confirmaram a importância da realização de projetos de extensão universitária para o próprio crescimento pessoal e profissional. Conclusão: Assim, os espaços de práticas sustentáveis tornaram-se um locus importante para aprendizado socioambiental e para mudanças cotidianas voltadas para hábitos mais saudáveis e sustentáveis. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1850 10.4322/2526-8910.ctoAO1143 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1850 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoAO1143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1850/980 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1850/999 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 2 (2018); 345-355 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 2 (2018); 345-355 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 2 (2018); 345-355 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316942876672 |