GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSOA SILVA, MARIA DENISE
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: LUSSI, ISABELA APARECIDA DE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/331
Resumo: No campo da saúde mental e psiquiatria, a utilização do trabalho surgiu no interiordos hospitais psiquiátricos com a denominação de Tratamento Moral, cujosprincípios estavam calcados na transformação da personalidade e docomportamento do insano. No Brasil é ainda ambíguo o caráter atribuído aotrabalho tanto por parte dos serviços de saúde mental como pelos própriosusuários. Ora é concebido como instrumento terapêutico, ora como forma únicae exclusiva de conquistar e exercer cidadania. Os objetivos deste estudo foramrealizar um levantamento dos projetos de geração de renda nos CentrosComunitários do município de São Carlos e dos empreendimentos vinculados àIncubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) da UniversidadeFederal de São Carlos (UFSCar) que de alguma forma estivessem relacionadosà assistência em saúde mental; e identificar, por meio da aplicação de entrevistassemi-estruturadas, qual a concepção acerca do trabalho adotada pelosresponsáveis por tais projetos e empreendimentos. Foram identificados 19projetos no município que exercem diferentes atividades, sendo a maioriarelacionada à atividade artesanal e à separação de materiais recicláveis. Tambémobservou-se que em aproximadamente 37% dos projetos havia a participaçãode pessoas com transtornos psiquiátricos. Com relação à análise das entrevistas,verificou-se que as concepções de trabalho e as percepções com relação aopapel desempenhado por ele relacionam-se intimamente com a obtenção derenda e a satisfação pessoal. Ainda, foram identificadas diferenças significativasentre as percepções de trabalho que as pessoas adotam para si e para pessoascom transtornos mentais.  
id UFSCAR-1_bee506e80075a1ddd5b587f45ae21d6d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/331
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOSNo campo da saúde mental e psiquiatria, a utilização do trabalho surgiu no interiordos hospitais psiquiátricos com a denominação de Tratamento Moral, cujosprincípios estavam calcados na transformação da personalidade e docomportamento do insano. No Brasil é ainda ambíguo o caráter atribuído aotrabalho tanto por parte dos serviços de saúde mental como pelos própriosusuários. Ora é concebido como instrumento terapêutico, ora como forma únicae exclusiva de conquistar e exercer cidadania. Os objetivos deste estudo foramrealizar um levantamento dos projetos de geração de renda nos CentrosComunitários do município de São Carlos e dos empreendimentos vinculados àIncubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) da UniversidadeFederal de São Carlos (UFSCar) que de alguma forma estivessem relacionadosà assistência em saúde mental; e identificar, por meio da aplicação de entrevistassemi-estruturadas, qual a concepção acerca do trabalho adotada pelosresponsáveis por tais projetos e empreendimentos. Foram identificados 19projetos no município que exercem diferentes atividades, sendo a maioriarelacionada à atividade artesanal e à separação de materiais recicláveis. Tambémobservou-se que em aproximadamente 37% dos projetos havia a participaçãode pessoas com transtornos psiquiátricos. Com relação à análise das entrevistas,verificou-se que as concepções de trabalho e as percepções com relação aopapel desempenhado por ele relacionam-se intimamente com a obtenção derenda e a satisfação pessoal. Ainda, foram identificadas diferenças significativasentre as percepções de trabalho que as pessoas adotam para si e para pessoascom transtornos mentais.  Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/331Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 1 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 1 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 1 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/331/266PESSOA SILVA, MARIA DENISELUSSI, ISABELA APARECIDA DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:30:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/331Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:30:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
title GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
spellingShingle GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
PESSOA SILVA, MARIA DENISE
title_short GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
title_full GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
title_fullStr GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
title_full_unstemmed GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
title_sort GERAÇÃO DE RENDA E SAÚDE MENTAL: O CENÁRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
author PESSOA SILVA, MARIA DENISE
author_facet PESSOA SILVA, MARIA DENISE
LUSSI, ISABELA APARECIDA DE OLIVEIRA
author_role author
author2 LUSSI, ISABELA APARECIDA DE OLIVEIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESSOA SILVA, MARIA DENISE
LUSSI, ISABELA APARECIDA DE OLIVEIRA
description No campo da saúde mental e psiquiatria, a utilização do trabalho surgiu no interiordos hospitais psiquiátricos com a denominação de Tratamento Moral, cujosprincípios estavam calcados na transformação da personalidade e docomportamento do insano. No Brasil é ainda ambíguo o caráter atribuído aotrabalho tanto por parte dos serviços de saúde mental como pelos própriosusuários. Ora é concebido como instrumento terapêutico, ora como forma únicae exclusiva de conquistar e exercer cidadania. Os objetivos deste estudo foramrealizar um levantamento dos projetos de geração de renda nos CentrosComunitários do município de São Carlos e dos empreendimentos vinculados àIncubadora Regional de Cooperativas Populares (INCOOP) da UniversidadeFederal de São Carlos (UFSCar) que de alguma forma estivessem relacionadosà assistência em saúde mental; e identificar, por meio da aplicação de entrevistassemi-estruturadas, qual a concepção acerca do trabalho adotada pelosresponsáveis por tais projetos e empreendimentos. Foram identificados 19projetos no município que exercem diferentes atividades, sendo a maioriarelacionada à atividade artesanal e à separação de materiais recicláveis. Tambémobservou-se que em aproximadamente 37% dos projetos havia a participaçãode pessoas com transtornos psiquiátricos. Com relação à análise das entrevistas,verificou-se que as concepções de trabalho e as percepções com relação aopapel desempenhado por ele relacionam-se intimamente com a obtenção derenda e a satisfação pessoal. Ainda, foram identificadas diferenças significativasentre as percepções de trabalho que as pessoas adotam para si e para pessoascom transtornos mentais.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/331
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/331/266
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 1 (2010)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 1 (2010)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 1 (2010)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314377011200