As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Thiago da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Conceição, Karoline Faro da, Alves de Oliveira, Ana Irene, Silva, Rafael Luiz Morais da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1667
Resumo: Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar a utilização do Nintendo Wii como recurso de (re) habilitação motora para indivíduos com paralisia cerebral (PC). Método: Esta é uma pesquisa de campo de caráter exploratório e quantitativo, na qual foi utilizado um estudo de caso. O sujeito foi avaliado e reavaliado quanto às habilidades motoras por meio do protocolo padronizado GMFM-88 (Gross Motor Function Measure-88) e foram realizadas dez sessões de gameterapia com o jogo Aladdin Magic Racer no período de fevereiro a março de 2013. Resultados: O sujeito obteve aumento percentual de 10,06% no escore total da GMFM na reavaliação em relação ao obtido na avaliação inicial. Portanto, a análise dos dados denota uma mudança no desempenho motor do sujeito após a intervenção utilizando Nintendo Wii. Conclusão: A gameterapia pode ser utilizada como um método de (re)habilitação motora para indivíduos com PC, bem como o Nintendo Wii pode ser componente de um programa de (re)habilitação voltado a esse público, com foco na função motora grossa.
id UFSCAR-1_c2b659e96a56719fae5a59881e6327d2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1667
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsyObjetivo: O estudo tem como objetivo analisar a utilização do Nintendo Wii como recurso de (re) habilitação motora para indivíduos com paralisia cerebral (PC). Método: Esta é uma pesquisa de campo de caráter exploratório e quantitativo, na qual foi utilizado um estudo de caso. O sujeito foi avaliado e reavaliado quanto às habilidades motoras por meio do protocolo padronizado GMFM-88 (Gross Motor Function Measure-88) e foram realizadas dez sessões de gameterapia com o jogo Aladdin Magic Racer no período de fevereiro a março de 2013. Resultados: O sujeito obteve aumento percentual de 10,06% no escore total da GMFM na reavaliação em relação ao obtido na avaliação inicial. Portanto, a análise dos dados denota uma mudança no desempenho motor do sujeito após a intervenção utilizando Nintendo Wii. Conclusão: A gameterapia pode ser utilizada como um método de (re)habilitação motora para indivíduos com PC, bem como o Nintendo Wii pode ser componente de um programa de (re)habilitação voltado a esse público, com foco na função motora grossa.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/166710.4322/2526-8910.ctoAO0934Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 3 (2017); 575-584Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 3 (2017); 575-584Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 3 (2017); 575-5842526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1667/884https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1667/898https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Thiago da SilvaConceição, Karoline Faro daAlves de Oliveira, Ana IreneSilva, Rafael Luiz Morais da2017-10-10T12:41:17Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1667Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2017-10-10T12:41:17Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy
title As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy
spellingShingle As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy
Dias, Thiago da Silva
title_short As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy
title_full As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy
title_fullStr As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy
title_full_unstemmed As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy
title_sort As contribuições da gameterapia no desempenho motor de indivíduo com paralisia cerebral/The contributions of game therapy concerning motor performance of individual with cerebral palsy
author Dias, Thiago da Silva
author_facet Dias, Thiago da Silva
Conceição, Karoline Faro da
Alves de Oliveira, Ana Irene
Silva, Rafael Luiz Morais da
author_role author
author2 Conceição, Karoline Faro da
Alves de Oliveira, Ana Irene
Silva, Rafael Luiz Morais da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Thiago da Silva
Conceição, Karoline Faro da
Alves de Oliveira, Ana Irene
Silva, Rafael Luiz Morais da
description Objetivo: O estudo tem como objetivo analisar a utilização do Nintendo Wii como recurso de (re) habilitação motora para indivíduos com paralisia cerebral (PC). Método: Esta é uma pesquisa de campo de caráter exploratório e quantitativo, na qual foi utilizado um estudo de caso. O sujeito foi avaliado e reavaliado quanto às habilidades motoras por meio do protocolo padronizado GMFM-88 (Gross Motor Function Measure-88) e foram realizadas dez sessões de gameterapia com o jogo Aladdin Magic Racer no período de fevereiro a março de 2013. Resultados: O sujeito obteve aumento percentual de 10,06% no escore total da GMFM na reavaliação em relação ao obtido na avaliação inicial. Portanto, a análise dos dados denota uma mudança no desempenho motor do sujeito após a intervenção utilizando Nintendo Wii. Conclusão: A gameterapia pode ser utilizada como um método de (re)habilitação motora para indivíduos com PC, bem como o Nintendo Wii pode ser componente de um programa de (re)habilitação voltado a esse público, com foco na função motora grossa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1667
10.4322/2526-8910.ctoAO0934
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1667
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO0934
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1667/884
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1667/898
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 3 (2017); 575-584
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 3 (2017); 575-584
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 3 (2017); 575-584
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316832776192