Teatro do oprimido e Terapia Ocupacional: uma proposta de intervenção com jovens em situação de vulnerabilidade social / Theater of the oppressed and Occupational Therapy: a proposed action with youth in social vulnerability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Izabela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gontijo, Daniela Tavares, Alves, Heliana Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/819
Resumo: Uma das questões que desafiam as políticas de desenvolvimento social na América Latina é a juventude.Esta, quando em situação de vulnerabilidade social, corre risco de perder perspectivas de futuro, não possuindocondições mínimas que garantam sua participação ativa no processo de conquista da cidadania. Nesse sentido,faz-se importante o desenvolvimento de ações que possibilitem a minimização do impacto do processo devulnerabilização em seus contextos de vida. O objetivo deste artigo foi descrever e analisar a utilização doteatro como recurso terapêutico ocupacional junto a jovens em situação de vulnerabilidade social no processode conscientização e protagonismo juvenil. Realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa, em umainstituição filantrópica do interior de Minas Gerais. Foram realizados 10 encontros utilizando atividades teatraispropostas por Augusto Boal, uma apresentação teatral para a comunidade, usando a técnica do teatro-fórum, egrupo focal. A coleta de dados ocorreu a partir de filmagens e elaboração de diários de bordo, analisados a partirda análise de conteúdo. Foram elaboradas três categorias temáticas: o teatro como instrumento de expressão dascondições de vulnerabilidade dos jovens; o teatro e o microcosmo social do grupo e da família; e teatro-fórum eelaboração de estratégias de enfrentamento. Ao longo do processo, a técnica do teatro do oprimido possibilitouo desenvolvimento de uma reflexão crítica dos jovens acerca dos problemas vivenciados, instrumentalizando-ospara a promoção de um diálogo com a comunidade e a família. A comunidade percebeu o papel social do teatro,refletindo sobre os problemas vivenciados pela juventude. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.034
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