A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Valeria Borges Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maia, Fernanda do Nascimento, Mitre, Rosa Maria de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1110
Resumo: Este artigo buscou investigar o brinquedo permanente como estímulo constante ao desenvolvimento global de crianças internadas em uma Unidade Intermediária de um hospital de média e alta complexidade, a partir da visão dos profissionais de saúde que atuam na unidade. A pesquisa foi realizada em um instituto nacional referência no atendimento da criança e do adolescente, localizado no Estado do Rio de Janeiro. O campo escolhido nesse instituto se deu pela sua complexidade, por atender a uma clientela com um perfil diferenciado de internação pediátrica, com a maior parte das crianças cronicamente adoecidas e dependentes de tecnologia, o que a diferencia de outras unidades intensivas pediátricas.Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, composta por observação participante da rotina de crianças internadas em uma Unidade Intermediária (UI), com idade cronológica de zero a dois anos, e realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde que atuavam no atendimento aos pacientes da unidade. Os achados possibilitaram discutir a importância do brinquedo permanente como recurso primordial ao desenvolvimento global durante a hospitalização infantil, contribuindo para uma possível ressignificação do modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas.
id UFSCAR-1_cfe0d675e6b29aae9e695207ea187b73
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1110
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospitalEste artigo buscou investigar o brinquedo permanente como estímulo constante ao desenvolvimento global de crianças internadas em uma Unidade Intermediária de um hospital de média e alta complexidade, a partir da visão dos profissionais de saúde que atuam na unidade. A pesquisa foi realizada em um instituto nacional referência no atendimento da criança e do adolescente, localizado no Estado do Rio de Janeiro. O campo escolhido nesse instituto se deu pela sua complexidade, por atender a uma clientela com um perfil diferenciado de internação pediátrica, com a maior parte das crianças cronicamente adoecidas e dependentes de tecnologia, o que a diferencia de outras unidades intensivas pediátricas.Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, composta por observação participante da rotina de crianças internadas em uma Unidade Intermediária (UI), com idade cronológica de zero a dois anos, e realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde que atuavam no atendimento aos pacientes da unidade. Os achados possibilitaram discutir a importância do brinquedo permanente como recurso primordial ao desenvolvimento global durante a hospitalização infantil, contribuindo para uma possível ressignificação do modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/111010.4322/0104-4931.ctoAO0587Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 4 (2015); 701-709Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 701-709Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 4 (2015); 701-7092526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1110/658Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Valeria Borges RibeiroMaia, Fernanda do NascimentoMitre, Rosa Maria de Araújo2022-04-22T17:59:44Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1110Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:59:44Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
title A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
spellingShingle A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
Lima, Valeria Borges Ribeiro
title_short A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
title_full A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
title_fullStr A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
title_full_unstemmed A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
title_sort A percepção dos profissionais sobre o brinquedo em uma unidade intermediária de um hospital de média e alta complexidade/The professionals perception of the toy in an intermediary unit of a medium and high complexity hospital
author Lima, Valeria Borges Ribeiro
author_facet Lima, Valeria Borges Ribeiro
Maia, Fernanda do Nascimento
Mitre, Rosa Maria de Araújo
author_role author
author2 Maia, Fernanda do Nascimento
Mitre, Rosa Maria de Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Valeria Borges Ribeiro
Maia, Fernanda do Nascimento
Mitre, Rosa Maria de Araújo
description Este artigo buscou investigar o brinquedo permanente como estímulo constante ao desenvolvimento global de crianças internadas em uma Unidade Intermediária de um hospital de média e alta complexidade, a partir da visão dos profissionais de saúde que atuam na unidade. A pesquisa foi realizada em um instituto nacional referência no atendimento da criança e do adolescente, localizado no Estado do Rio de Janeiro. O campo escolhido nesse instituto se deu pela sua complexidade, por atender a uma clientela com um perfil diferenciado de internação pediátrica, com a maior parte das crianças cronicamente adoecidas e dependentes de tecnologia, o que a diferencia de outras unidades intensivas pediátricas.Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, composta por observação participante da rotina de crianças internadas em uma Unidade Intermediária (UI), com idade cronológica de zero a dois anos, e realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde que atuavam no atendimento aos pacientes da unidade. Os achados possibilitaram discutir a importância do brinquedo permanente como recurso primordial ao desenvolvimento global durante a hospitalização infantil, contribuindo para uma possível ressignificação do modelo tradicional de intervenção e cuidado de crianças hospitalizadas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1110
10.4322/0104-4931.ctoAO0587
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1110
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO0587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1110/658
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 4 (2015); 701-709
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 4 (2015); 701-709
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 4 (2015); 701-709
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313049513984