Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Elisângela de Assis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Raimundo, Karoline Cipriano, Santos, Núbia Tomain Otoni dos, Bonfim, Patrícia Beatriz Silva, Walsh, Isabel Aparecida Porcatti de, Bertoncello, Dernival
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/862
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo identificar, por meio de um questionário, as dificuldades cotidianas de universitários canhotos e elencar suas propostas para solucionar os problemas levantados. Participaram deste estudo 135 estudantes canhotos, que responderam um questionário composto por oito perguntas abertas e cinco perguntas fechadas que englobavam informações sobre a lateralidade, atividades estudantis, laborais, de vida diária e a sugestão para melhoria em suas atividades. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas por estudantes universitários canhotos na vida cotidiana, no trabalho e no ambiente estudantil são, respectivamente, abrir latas, má disposição dos objetos no espaço e a inadequação das carteiras escolares. A fim de melhorar a execução de atividades nessas três esferas, as sugestões mais citadas estão relacionadas à melhoria/disponibilidade das carteiras para canhotos e o desenvolvimento de objetos adaptados para esse grupo. O estudo indica dados sobre dificuldades e sugestões que são coerentes entre si e as melhorias propostas são de fácil execução e de grande valia para essa população.
id UFSCAR-1_dc5350e2e5ffa9baea875834b3f91961
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/862
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activitiesA presente pesquisa teve como objetivo identificar, por meio de um questionário, as dificuldades cotidianas de universitários canhotos e elencar suas propostas para solucionar os problemas levantados. Participaram deste estudo 135 estudantes canhotos, que responderam um questionário composto por oito perguntas abertas e cinco perguntas fechadas que englobavam informações sobre a lateralidade, atividades estudantis, laborais, de vida diária e a sugestão para melhoria em suas atividades. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas por estudantes universitários canhotos na vida cotidiana, no trabalho e no ambiente estudantil são, respectivamente, abrir latas, má disposição dos objetos no espaço e a inadequação das carteiras escolares. A fim de melhorar a execução de atividades nessas três esferas, as sugestões mais citadas estão relacionadas à melhoria/disponibilidade das carteiras para canhotos e o desenvolvimento de objetos adaptados para esse grupo. O estudo indica dados sobre dificuldades e sugestões que são coerentes entre si e as melhorias propostas são de fácil execução e de grande valia para essa população.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/86210.4322/cto.2014.074Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 3 (2014); 531-536Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 3 (2014); 531-536Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 3 (2014); 531-5362526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/862/566Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaro, Elisângela de AssisRaimundo, Karoline CiprianoSantos, Núbia Tomain Otoni dosBonfim, Patrícia Beatriz SilvaWalsh, Isabel Aparecida Porcatti deBertoncello, Dernival2022-04-22T18:01:24Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/862Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:01:24Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
title Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
spellingShingle Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
Amaro, Elisângela de Assis
title_short Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
title_full Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
title_fullStr Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
title_full_unstemmed Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
title_sort Universitários canhotos: dificuldades encontradas e propostas para as atividades cotidianas/Left-handed graduate students: difficulties found and proposals presented to daily life activities
author Amaro, Elisângela de Assis
author_facet Amaro, Elisângela de Assis
Raimundo, Karoline Cipriano
Santos, Núbia Tomain Otoni dos
Bonfim, Patrícia Beatriz Silva
Walsh, Isabel Aparecida Porcatti de
Bertoncello, Dernival
author_role author
author2 Raimundo, Karoline Cipriano
Santos, Núbia Tomain Otoni dos
Bonfim, Patrícia Beatriz Silva
Walsh, Isabel Aparecida Porcatti de
Bertoncello, Dernival
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Elisângela de Assis
Raimundo, Karoline Cipriano
Santos, Núbia Tomain Otoni dos
Bonfim, Patrícia Beatriz Silva
Walsh, Isabel Aparecida Porcatti de
Bertoncello, Dernival
description A presente pesquisa teve como objetivo identificar, por meio de um questionário, as dificuldades cotidianas de universitários canhotos e elencar suas propostas para solucionar os problemas levantados. Participaram deste estudo 135 estudantes canhotos, que responderam um questionário composto por oito perguntas abertas e cinco perguntas fechadas que englobavam informações sobre a lateralidade, atividades estudantis, laborais, de vida diária e a sugestão para melhoria em suas atividades. Verificou-se que as maiores dificuldades relatadas por estudantes universitários canhotos na vida cotidiana, no trabalho e no ambiente estudantil são, respectivamente, abrir latas, má disposição dos objetos no espaço e a inadequação das carteiras escolares. A fim de melhorar a execução de atividades nessas três esferas, as sugestões mais citadas estão relacionadas à melhoria/disponibilidade das carteiras para canhotos e o desenvolvimento de objetos adaptados para esse grupo. O estudo indica dados sobre dificuldades e sugestões que são coerentes entre si e as melhorias propostas são de fácil execução e de grande valia para essa população.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/862
10.4322/cto.2014.074
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/862
identifier_str_mv 10.4322/cto.2014.074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/862/566
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 3 (2014); 531-536
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 3 (2014); 531-536
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 3 (2014); 531-536
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315400421376