Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886 |
Resumo: | Introdução: As intervenções cognitivas podem ser importantes estratégias de apoio aos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer (DA), uma vez que melhoram sua saúde física e mental. Objetivo: Avaliar e analisar os efeitos de intervenção psicoeducativas com enfoque em treino cognitivo sobre a cognição, ansiedade, estresse e sobrecarga em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e cego realizado com 37 cuidadores informais divididos em Grupo Intervenção Domiciliar (GID) e Grupo Controle (GC). Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção por meio do Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised, Escala de Estresse Percebido, Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck e Escala de Sobrecarga de Zarit. Resultados: Houve melhora significante no GID para sintomas de estresse (p= 0,0027), cognição (p= 0,003; p= 0,008), atenção/orientação (p= 0,004), memória (p= 0,017) e fluência verbal (p= 0,023). Quanto ao GC, apesar da melhora nos parâmetros, essa não foi significativa. Conclusão: A intervenção em cuidadores de forma domiciliar é uma importante ferramenta para a melhora na cognição e estresse em cuidadores de idosos com DA, mas não parece ter a mesma eficácia para sintomas de sobrecarga, o que evidencia a necessidade de estratégias específicas para este domínio. |
id |
UFSCAR-1_de6a8994eb93245ea9e4e85377a71ad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2886 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's diseaseIntrodução: As intervenções cognitivas podem ser importantes estratégias de apoio aos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer (DA), uma vez que melhoram sua saúde física e mental. Objetivo: Avaliar e analisar os efeitos de intervenção psicoeducativas com enfoque em treino cognitivo sobre a cognição, ansiedade, estresse e sobrecarga em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e cego realizado com 37 cuidadores informais divididos em Grupo Intervenção Domiciliar (GID) e Grupo Controle (GC). Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção por meio do Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised, Escala de Estresse Percebido, Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck e Escala de Sobrecarga de Zarit. Resultados: Houve melhora significante no GID para sintomas de estresse (p= 0,0027), cognição (p= 0,003; p= 0,008), atenção/orientação (p= 0,004), memória (p= 0,017) e fluência verbal (p= 0,023). Quanto ao GC, apesar da melhora nos parâmetros, essa não foi significativa. Conclusão: A intervenção em cuidadores de forma domiciliar é uma importante ferramenta para a melhora na cognição e estresse em cuidadores de idosos com DA, mas não parece ter a mesma eficácia para sintomas de sobrecarga, o que evidencia a necessidade de estratégias específicas para este domínio.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2886Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2886Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e28862526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886/1548https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886/1549Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaparrol, Ana Julia de SouzaMartins, GabrielaBarbosa, Gustavo CarrijoGratão, Aline Cristina Martins2022-01-17T14:58:19Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2886Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-17T14:58:19Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease |
title |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease |
spellingShingle |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease Caparrol, Ana Julia de Souza |
title_short |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease |
title_full |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease |
title_fullStr |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease |
title_full_unstemmed |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease |
title_sort |
Efeitos de uma intervenção psicoeducativa com enfoque em treino cognitivo em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer/ Effects of a psychoeducational intervention focusing on cognitive training in caregivers of older adults with Alzheimer's disease |
author |
Caparrol, Ana Julia de Souza |
author_facet |
Caparrol, Ana Julia de Souza Martins, Gabriela Barbosa, Gustavo Carrijo Gratão, Aline Cristina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Gabriela Barbosa, Gustavo Carrijo Gratão, Aline Cristina Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caparrol, Ana Julia de Souza Martins, Gabriela Barbosa, Gustavo Carrijo Gratão, Aline Cristina Martins |
description |
Introdução: As intervenções cognitivas podem ser importantes estratégias de apoio aos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer (DA), uma vez que melhoram sua saúde física e mental. Objetivo: Avaliar e analisar os efeitos de intervenção psicoeducativas com enfoque em treino cognitivo sobre a cognição, ansiedade, estresse e sobrecarga em cuidadores de idosos com doença de Alzheimer. Método: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado e cego realizado com 37 cuidadores informais divididos em Grupo Intervenção Domiciliar (GID) e Grupo Controle (GC). Os participantes foram avaliados antes e após a intervenção por meio do Addenbrooke’s Cognitive Examination-Revised, Escala de Estresse Percebido, Inventário de Depressão e Ansiedade de Beck e Escala de Sobrecarga de Zarit. Resultados: Houve melhora significante no GID para sintomas de estresse (p= 0,0027), cognição (p= 0,003; p= 0,008), atenção/orientação (p= 0,004), memória (p= 0,017) e fluência verbal (p= 0,023). Quanto ao GC, apesar da melhora nos parâmetros, essa não foi significativa. Conclusão: A intervenção em cuidadores de forma domiciliar é uma importante ferramenta para a melhora na cognição e estresse em cuidadores de idosos com DA, mas não parece ter a mesma eficácia para sintomas de sobrecarga, o que evidencia a necessidade de estratégias específicas para este domínio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886/1548 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2886/1549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2886 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2886 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e2886 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688318423465984 |