Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Ruy Luiz Lorenzetti
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: dos Santos, Kadine Priscila Bender, da Luz, Soraia Cristina Tonon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705
Resumo: Objetivo: O objetivo foi relatar a ação educativa intitulada “Conversa no Leito” a partir de cinco temas geradores: Reabilitação; Empoderamento; Amputação; Incertezas e Orientação. Essa pesquisa foi realizada no projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados da Universidade do Estado de Santa Catarina. As ações do projeto em nível hospitalar incorporam: coleta das notificações; conversa no leito; entrega de um kit com folders informativos e faixa elástica para o enfaixamento do coto; agendamento para a avaliação fisioterapêutica no projeto de extensão pós-alta. Método: Este estudo de caso qualitativo foi realizado com uma pessoa recém-amputada de membro inferior num hospital público do município de São José/Santa Catarina. Resultados: Esta ação mostrou-se eficiente principalmente no empoderamento do paciente para o início precoce da reabilitação. Conclusão: Salienta-se atenção para capacitação da equipe multidisciplinar hospitalar envolvida quanto a orientações sobre protetização, retorno ao trabalho e esclarecimento de dúvidas gerais com atenção aos anseios do paciente e suporte familiar.
id UFSCAR-1_debaf38a23076220ba30dce9c3ab8ccc
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1705
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patientObjetivo: O objetivo foi relatar a ação educativa intitulada “Conversa no Leito” a partir de cinco temas geradores: Reabilitação; Empoderamento; Amputação; Incertezas e Orientação. Essa pesquisa foi realizada no projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados da Universidade do Estado de Santa Catarina. As ações do projeto em nível hospitalar incorporam: coleta das notificações; conversa no leito; entrega de um kit com folders informativos e faixa elástica para o enfaixamento do coto; agendamento para a avaliação fisioterapêutica no projeto de extensão pós-alta. Método: Este estudo de caso qualitativo foi realizado com uma pessoa recém-amputada de membro inferior num hospital público do município de São José/Santa Catarina. Resultados: Esta ação mostrou-se eficiente principalmente no empoderamento do paciente para o início precoce da reabilitação. Conclusão: Salienta-se atenção para capacitação da equipe multidisciplinar hospitalar envolvida quanto a orientações sobre protetização, retorno ao trabalho e esclarecimento de dúvidas gerais com atenção aos anseios do paciente e suporte familiar.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/170510.4322/2526-8910.ctoRE0966Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 3 (2017); 641-648Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 3 (2017); 641-648Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 3 (2017); 641-6482526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705/890https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Ruy Luiz Lorenzettidos Santos, Kadine Priscila Benderda Luz, Soraia Cristina Tonon2017-10-10T12:41:17Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1705Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2017-10-10T12:41:17Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
title Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
spellingShingle Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
Branco, Ruy Luiz Lorenzetti
title_short Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
title_full Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
title_fullStr Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
title_full_unstemmed Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
title_sort Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
author Branco, Ruy Luiz Lorenzetti
author_facet Branco, Ruy Luiz Lorenzetti
dos Santos, Kadine Priscila Bender
da Luz, Soraia Cristina Tonon
author_role author
author2 dos Santos, Kadine Priscila Bender
da Luz, Soraia Cristina Tonon
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Ruy Luiz Lorenzetti
dos Santos, Kadine Priscila Bender
da Luz, Soraia Cristina Tonon
description Objetivo: O objetivo foi relatar a ação educativa intitulada “Conversa no Leito” a partir de cinco temas geradores: Reabilitação; Empoderamento; Amputação; Incertezas e Orientação. Essa pesquisa foi realizada no projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados da Universidade do Estado de Santa Catarina. As ações do projeto em nível hospitalar incorporam: coleta das notificações; conversa no leito; entrega de um kit com folders informativos e faixa elástica para o enfaixamento do coto; agendamento para a avaliação fisioterapêutica no projeto de extensão pós-alta. Método: Este estudo de caso qualitativo foi realizado com uma pessoa recém-amputada de membro inferior num hospital público do município de São José/Santa Catarina. Resultados: Esta ação mostrou-se eficiente principalmente no empoderamento do paciente para o início precoce da reabilitação. Conclusão: Salienta-se atenção para capacitação da equipe multidisciplinar hospitalar envolvida quanto a orientações sobre protetização, retorno ao trabalho e esclarecimento de dúvidas gerais com atenção aos anseios do paciente e suporte familiar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705
10.4322/2526-8910.ctoRE0966
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoRE0966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705/890
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 3 (2017); 641-648
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 3 (2017); 641-648
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 3 (2017); 641-648
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316855844864