Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo foi relatar a ação educativa intitulada “Conversa no Leito” a partir de cinco temas geradores: Reabilitação; Empoderamento; Amputação; Incertezas e Orientação. Essa pesquisa foi realizada no projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados da Universidade do Estado de Santa Catarina. As ações do projeto em nível hospitalar incorporam: coleta das notificações; conversa no leito; entrega de um kit com folders informativos e faixa elástica para o enfaixamento do coto; agendamento para a avaliação fisioterapêutica no projeto de extensão pós-alta. Método: Este estudo de caso qualitativo foi realizado com uma pessoa recém-amputada de membro inferior num hospital público do município de São José/Santa Catarina. Resultados: Esta ação mostrou-se eficiente principalmente no empoderamento do paciente para o início precoce da reabilitação. Conclusão: Salienta-se atenção para capacitação da equipe multidisciplinar hospitalar envolvida quanto a orientações sobre protetização, retorno ao trabalho e esclarecimento de dúvidas gerais com atenção aos anseios do paciente e suporte familiar. |
id |
UFSCAR-1_debaf38a23076220ba30dce9c3ab8ccc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1705 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patientObjetivo: O objetivo foi relatar a ação educativa intitulada “Conversa no Leito” a partir de cinco temas geradores: Reabilitação; Empoderamento; Amputação; Incertezas e Orientação. Essa pesquisa foi realizada no projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados da Universidade do Estado de Santa Catarina. As ações do projeto em nível hospitalar incorporam: coleta das notificações; conversa no leito; entrega de um kit com folders informativos e faixa elástica para o enfaixamento do coto; agendamento para a avaliação fisioterapêutica no projeto de extensão pós-alta. Método: Este estudo de caso qualitativo foi realizado com uma pessoa recém-amputada de membro inferior num hospital público do município de São José/Santa Catarina. Resultados: Esta ação mostrou-se eficiente principalmente no empoderamento do paciente para o início precoce da reabilitação. Conclusão: Salienta-se atenção para capacitação da equipe multidisciplinar hospitalar envolvida quanto a orientações sobre protetização, retorno ao trabalho e esclarecimento de dúvidas gerais com atenção aos anseios do paciente e suporte familiar.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/170510.4322/2526-8910.ctoRE0966Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 3 (2017); 641-648Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 3 (2017); 641-648Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 3 (2017); 641-6482526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705/890https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Ruy Luiz Lorenzettidos Santos, Kadine Priscila Benderda Luz, Soraia Cristina Tonon2017-10-10T12:41:17Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1705Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2017-10-10T12:41:17Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient |
title |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient |
spellingShingle |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient Branco, Ruy Luiz Lorenzetti |
title_short |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient |
title_full |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient |
title_fullStr |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient |
title_full_unstemmed |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient |
title_sort |
Promovendo a saúde da pessoa amputada: uma ação educativa chamada conversa no leito/Promoting the health of amputees: an educational action called talking with the bedridden patient |
author |
Branco, Ruy Luiz Lorenzetti |
author_facet |
Branco, Ruy Luiz Lorenzetti dos Santos, Kadine Priscila Bender da Luz, Soraia Cristina Tonon |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Kadine Priscila Bender da Luz, Soraia Cristina Tonon |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Ruy Luiz Lorenzetti dos Santos, Kadine Priscila Bender da Luz, Soraia Cristina Tonon |
description |
Objetivo: O objetivo foi relatar a ação educativa intitulada “Conversa no Leito” a partir de cinco temas geradores: Reabilitação; Empoderamento; Amputação; Incertezas e Orientação. Essa pesquisa foi realizada no projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados da Universidade do Estado de Santa Catarina. As ações do projeto em nível hospitalar incorporam: coleta das notificações; conversa no leito; entrega de um kit com folders informativos e faixa elástica para o enfaixamento do coto; agendamento para a avaliação fisioterapêutica no projeto de extensão pós-alta. Método: Este estudo de caso qualitativo foi realizado com uma pessoa recém-amputada de membro inferior num hospital público do município de São José/Santa Catarina. Resultados: Esta ação mostrou-se eficiente principalmente no empoderamento do paciente para o início precoce da reabilitação. Conclusão: Salienta-se atenção para capacitação da equipe multidisciplinar hospitalar envolvida quanto a orientações sobre protetização, retorno ao trabalho e esclarecimento de dúvidas gerais com atenção aos anseios do paciente e suporte familiar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705 10.4322/2526-8910.ctoRE0966 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoRE0966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1705/890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 3 (2017); 641-648 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 3 (2017); 641-648 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 3 (2017); 641-648 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316855844864 |