Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil

Bibliographic Details
Main Author: Pereira, Beatriz Prado
Publication Date: 2021
Other Authors: Borba, Patrícia Leme de Oliveira, Lopes, Roseli Esquerdo
Format: Article
Language: por
eng
Source: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Download full: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2744
Summary: Terapeutas ocupacionais têm contribuído e ambicionam dar continuidade à criação de soluções para problemáticas no âmbito do setor da Educação. Assim, o objetivo da pesquisa da qual decorre este artigo foi conhecer e analisar as proposições que terapeutas ocupacionais, no Brasil, vêm fazendo para e na Escola. Para tanto, lançou-se mão de uma revisão de mapeamento na biblioteca SciELO e nos periódicos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, em período aberto até o fim de 2018. Com esse levantamento e sua sistematização, foram reunidos 36 textos que articulavam “terapia ocupacional e escola/educação”. Paralelamente, durante 2017, foram realizadas seis entrevistas com pesquisadoras brasileiras que atuavam na interface terapia ocupacional e educação. O conjunto de dados reunidos e sua análise levaram à elaboração de quatro eixos temáticos que configuraram e delimitaram a argumentação utilizada para sustentar e problematizar proposições terapêutico-ocupacionais em diálogo com o setor da Educação, especificamente nas escolas. Ficou evidente uma prevalência de práticas voltadas às crianças com deficiência, em uma perspectiva individualizada e relacionada à produção da/na saúde. Paripassu, há o crescimento de proposições voltadas a crianças em geral na educação infantil e a jovens em situação de vulnerabilidade social. Pontua-se que o estofo para designar a educação como um campo particular de intervenção do terapeuta ocupacional, com um recorte metodológico próprio, um saber técnico e populações específicas, ainda está em construção e em disputa no interior da própria terapia ocupacional.
id UFSCAR-1_e25d891c15b14038867f5231e32dd88c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2744
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in BrazilTerapeutas ocupacionais têm contribuído e ambicionam dar continuidade à criação de soluções para problemáticas no âmbito do setor da Educação. Assim, o objetivo da pesquisa da qual decorre este artigo foi conhecer e analisar as proposições que terapeutas ocupacionais, no Brasil, vêm fazendo para e na Escola. Para tanto, lançou-se mão de uma revisão de mapeamento na biblioteca SciELO e nos periódicos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, em período aberto até o fim de 2018. Com esse levantamento e sua sistematização, foram reunidos 36 textos que articulavam “terapia ocupacional e escola/educação”. Paralelamente, durante 2017, foram realizadas seis entrevistas com pesquisadoras brasileiras que atuavam na interface terapia ocupacional e educação. O conjunto de dados reunidos e sua análise levaram à elaboração de quatro eixos temáticos que configuraram e delimitaram a argumentação utilizada para sustentar e problematizar proposições terapêutico-ocupacionais em diálogo com o setor da Educação, especificamente nas escolas. Ficou evidente uma prevalência de práticas voltadas às crianças com deficiência, em uma perspectiva individualizada e relacionada à produção da/na saúde. Paripassu, há o crescimento de proposições voltadas a crianças em geral na educação infantil e a jovens em situação de vulnerabilidade social. Pontua-se que o estofo para designar a educação como um campo particular de intervenção do terapeuta ocupacional, com um recorte metodológico próprio, um saber técnico e populações específicas, ainda está em construção e em disputa no interior da própria terapia ocupacional.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2744Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2072Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2072Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e20722526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2744/1437https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2744/1438Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Beatriz PradoBorba, Patrícia Leme de OliveiraLopes, Roseli Esquerdo2022-01-17T14:58:19Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2744Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-17T14:58:19Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil
title Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil
spellingShingle Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil
Pereira, Beatriz Prado
title_short Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil
title_full Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil
title_fullStr Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil
title_full_unstemmed Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil
title_sort Terapia ocupacional e educação: as proposições de terapeutas ocupacionais na e para a escola no Brasil/ Occupational therapy and education: the propositions of occupational therapists in and for school in Brazil
author Pereira, Beatriz Prado
author_facet Pereira, Beatriz Prado
Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Lopes, Roseli Esquerdo
author_role author
author2 Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Lopes, Roseli Esquerdo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Beatriz Prado
Borba, Patrícia Leme de Oliveira
Lopes, Roseli Esquerdo
description Terapeutas ocupacionais têm contribuído e ambicionam dar continuidade à criação de soluções para problemáticas no âmbito do setor da Educação. Assim, o objetivo da pesquisa da qual decorre este artigo foi conhecer e analisar as proposições que terapeutas ocupacionais, no Brasil, vêm fazendo para e na Escola. Para tanto, lançou-se mão de uma revisão de mapeamento na biblioteca SciELO e nos periódicos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, em período aberto até o fim de 2018. Com esse levantamento e sua sistematização, foram reunidos 36 textos que articulavam “terapia ocupacional e escola/educação”. Paralelamente, durante 2017, foram realizadas seis entrevistas com pesquisadoras brasileiras que atuavam na interface terapia ocupacional e educação. O conjunto de dados reunidos e sua análise levaram à elaboração de quatro eixos temáticos que configuraram e delimitaram a argumentação utilizada para sustentar e problematizar proposições terapêutico-ocupacionais em diálogo com o setor da Educação, especificamente nas escolas. Ficou evidente uma prevalência de práticas voltadas às crianças com deficiência, em uma perspectiva individualizada e relacionada à produção da/na saúde. Paripassu, há o crescimento de proposições voltadas a crianças em geral na educação infantil e a jovens em situação de vulnerabilidade social. Pontua-se que o estofo para designar a educação como um campo particular de intervenção do terapeuta ocupacional, com um recorte metodológico próprio, um saber técnico e populações específicas, ainda está em construção e em disputa no interior da própria terapia ocupacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2744
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2744
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2744/1437
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2744/1438
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 29 (2021); e2072
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 29 (2021); e2072
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 29 (2021); e2072
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688317992501248