ESTUDOS SOBRE CULTURA E PROCESSOS CRIATIVOS DE ARTISTAS: REFERENCIAIS PARA A INTERVENÇÃO EM UMA OFICINA TERAPÊUTICA OCUPACIONAL COM PSICÓTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE BRITO2, CRISTIANE MIRYAM DRUMOND
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SANTIAGO, NATHÁLIA ZOCCHI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/116
Resumo: No ano de 2004, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Mandaqui) em SãoPaulo, foram realizados atendimentos terapêuticos ocupacionais numa oficinacomposta por dez indivíduos diagnosticados como psicóticos. A atividaderealizada foi a construção de robôs utilizando materiais eletro-eletrônicos taiscomo televisores, rádios, vídeos cassetes, computadores e outros, que eramdesmontados e remontados em forma de esculturas-robôs. Os conceitos sobregeneralizações do processo criativo e cultura nos auxiliaram na condução daoficina e na relação do grupo com a construção dos robôs, além de servir comoreferencial teórico para a análise apresentada. A transposição de estudos sobreo processo criativo teve como objetivo compreender a relação dos sujeitos coma matéria, as suas percepções, o encontro de métodos, o diálogo com a cultura,enfim, a construção do projeto poético dos participantes. Projetos poéticos sãofios condutores relacionados à obra do artista, no caso, apresentados pelospsicóticos, que incluem os princípios éticos e estéticos, seus gostos, crenças eo modo de ação. Questionamos se o fazer destes psicóticos era submetido (ounão) ao  imprinting cultural, ou seja, ao selo cultural normatizador da sociedade.Essa maneira de abordar a oficina terapêutica ocupacional criou espaços dediálogos transgressores, consequentemente, sem ordem lógica, construindo eresignificando lógicas próprias de cada sujeito através das esculturas. O fazerpsicótico nesta oficina é visto como um ato comunicativo e um processo deaquisição de conhecimento vivenciado por ações de experimentações próprias,com estabelecimento de métodos singulares de construção. Os dadosapresentados foram colhidos de forma processual.
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