Estresse e apoio social em cuidadores de crianças com paralisia cerebral/Stress and social support in caregivers of children with cerebral palsy
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/909 |
Resumo: | O estudo objetivou descrever níveis de estresse e apoio social percebido de cuidadores de crianças comparalisia cerebral (PC), assim como investigar relações entre estresse e apoio social e variáveis relativas aos cuidadores,ao ambiente e às crianças, a saber: número de filhos, escolaridade do cuidador, renda familiar, temperamento e nívelmotor da criança. Participaram 50 crianças com PC com idade entre 3 e 7,5 anos, os respectivos 50 cuidadorese 25 profissionais da reabilitação, que tratam as crianças em instituições de saúde do interior de São Paulo. Osinstrumentos de medida utilizados foram o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa para ParalisiaCerebral, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, o Questionário de Suporte Social e uma fichade identificação dos participantes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, comos testes Qui-quadrado, Exato de Fisher, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Odds-Ratio. Os resultados apontaramestresse entre os cuidadores participantes (66%), com predominância da fase de resistência (93,9%) e sintomaspsicológicos (69,7%), baixo apoio social percebido pelos cuidadores, concomitante a uma adequada satisfação como apoio recebido, assim como relações significativas entre o apoio social versus estresse (p = 0,017) e escolaridadeversus apoio social (p = 0,037). Os dados permitem a análise das relações entre as variáveis investigadas e acerca doimpacto de se ter uma criança com PC na família sobre o bem-estar físico, emocional e psicológico dos cuidadores,além de oferecer subsídios para a elaboração de estratégias em diferentes níveis de atenção às famílias de criançascom deficiência. |
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