ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghin, Mariângela C
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Reis, Tatiane Luísa, Soares, Léa B. T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/157
Resumo: Este trabalho propõe relatar uma intervenção de Terapia Ocupacional com uma criança portadora de ambliopia, compartilhando conhecimentos e promovendo reflexão sobre 0 tema. Duas estagiárias do 4° ano de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar realizaram uma intervenção clinica supervisionada com uma criança de 6 anos de idade, com hipótese diagnóstico de ambliopia no olho direito e erro de refração desigual entre os olhos. Atividades lúdicas e psicomotoras associadas aos exercícios sugeridos pelo Método Meir Schneider de Autocura - self-healing, foram utilizadas objetivando a adesão e 0 estabelecimento do vinculo terapêutico da criança e família ao tratamento de terapia ocupacional. Brincadeiras e estimulação visual, principalmente para 0 olho amblíope, resultaram na incorporação autônoma dos exercícios do método de autocura na rotina da criança com maior consciência corporal e estabilização da ambliopia. Concluiu-se que essa intervenção foi adequada pois propiciou a relação terapêutica, a adesão e incorporação eficiente ao programa de tratamento com a participação e conscientização não só da criança, mas também de seus familiares.   
id UFSCAR-1_f9849d0820ed53695bac7c541e6359c5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/157
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURAEste trabalho propõe relatar uma intervenção de Terapia Ocupacional com uma criança portadora de ambliopia, compartilhando conhecimentos e promovendo reflexão sobre 0 tema. Duas estagiárias do 4° ano de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar realizaram uma intervenção clinica supervisionada com uma criança de 6 anos de idade, com hipótese diagnóstico de ambliopia no olho direito e erro de refração desigual entre os olhos. Atividades lúdicas e psicomotoras associadas aos exercícios sugeridos pelo Método Meir Schneider de Autocura - self-healing, foram utilizadas objetivando a adesão e 0 estabelecimento do vinculo terapêutico da criança e família ao tratamento de terapia ocupacional. Brincadeiras e estimulação visual, principalmente para 0 olho amblíope, resultaram na incorporação autônoma dos exercícios do método de autocura na rotina da criança com maior consciência corporal e estabilização da ambliopia. Concluiu-se que essa intervenção foi adequada pois propiciou a relação terapêutica, a adesão e incorporação eficiente ao programa de tratamento com a participação e conscientização não só da criança, mas também de seus familiares.   Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/157Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 14 No. 2 (2006)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 14 Núm. 2 (2006)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 14 n. 2 (2006)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/157/113Meneghin, Mariângela CReis, Tatiane LuísaSoares, Léa B. T.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:37:53Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/157Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:37:53Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA
title ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA
spellingShingle ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA
Meneghin, Mariângela C
title_short ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA
title_full ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA
title_fullStr ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA
title_full_unstemmed ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA
title_sort ATENDIMENTO DE UMA CRIANÇA COM AMBLIOPIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO MEIR SCHNEIDER DE AUTOCURA
author Meneghin, Mariângela C
author_facet Meneghin, Mariângela C
Reis, Tatiane Luísa
Soares, Léa B. T.
author_role author
author2 Reis, Tatiane Luísa
Soares, Léa B. T.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneghin, Mariângela C
Reis, Tatiane Luísa
Soares, Léa B. T.
description Este trabalho propõe relatar uma intervenção de Terapia Ocupacional com uma criança portadora de ambliopia, compartilhando conhecimentos e promovendo reflexão sobre 0 tema. Duas estagiárias do 4° ano de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar realizaram uma intervenção clinica supervisionada com uma criança de 6 anos de idade, com hipótese diagnóstico de ambliopia no olho direito e erro de refração desigual entre os olhos. Atividades lúdicas e psicomotoras associadas aos exercícios sugeridos pelo Método Meir Schneider de Autocura - self-healing, foram utilizadas objetivando a adesão e 0 estabelecimento do vinculo terapêutico da criança e família ao tratamento de terapia ocupacional. Brincadeiras e estimulação visual, principalmente para 0 olho amblíope, resultaram na incorporação autônoma dos exercícios do método de autocura na rotina da criança com maior consciência corporal e estabilização da ambliopia. Concluiu-se que essa intervenção foi adequada pois propiciou a relação terapêutica, a adesão e incorporação eficiente ao programa de tratamento com a participação e conscientização não só da criança, mas também de seus familiares.   
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/157
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/157/113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 14 No. 2 (2006)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 14 Núm. 2 (2006)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 14 n. 2 (2006)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313548636160