Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caro, Camila Caminha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Cruz, Daniel Marinho Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2437
Resumo: O treinamento de habilidades com cadeiras de rodas é um aspecto fundamental na reabilitação de sujeitos com deficiência, sendo considerado um passo imprescindível nos serviços de prescrição/dispensação de cadeiras de rodas. Este estudo teve por objetivos: (1) realizar o mapeamento das intervenções voltadas ao treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais disponíveis na literatura dos últimos 10 anos (2008-2018); e (2) identificar os melhores níveis de evidências científicas sobre essa prática. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed/MEDLINE, com artigos nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, entre os anos de 2008 e 2018. Foram encontrados sete ensaios clínicos controlados randomizados, todos disponíveis na língua inglesa e a maioria de afiliação canadense. O protocolo do Wheelchair Skills Training Program – WSTP foi o que apresentou o maior número de estudos (n=5), com eficácia comprovada quanto ao desempenho e confiança em habilidades com cadeiras de rodas e alcance de metas de treinamento. Este protocolo também se mostrou eficaz em abordagens individuais e grupais, em contextos de serviços especializados de reabilitação e na comunidade, com público diversificado e tempo de treinamento variável entre duas e 24 horas. Conclui-se que o WSTP demonstrou ser uma estratégia com altos níveis de evidências sobre o treinamento de habilidades com cadeiras de rodas, sendo necessárias novas investigações para avaliar a eficácia dessa prática em aspectos ainda não investigados.
id UFSCAR-1_ff900ff4d8c92c7e279a9a83a493f367
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2437
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature reviewO treinamento de habilidades com cadeiras de rodas é um aspecto fundamental na reabilitação de sujeitos com deficiência, sendo considerado um passo imprescindível nos serviços de prescrição/dispensação de cadeiras de rodas. Este estudo teve por objetivos: (1) realizar o mapeamento das intervenções voltadas ao treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais disponíveis na literatura dos últimos 10 anos (2008-2018); e (2) identificar os melhores níveis de evidências científicas sobre essa prática. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed/MEDLINE, com artigos nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, entre os anos de 2008 e 2018. Foram encontrados sete ensaios clínicos controlados randomizados, todos disponíveis na língua inglesa e a maioria de afiliação canadense. O protocolo do Wheelchair Skills Training Program – WSTP foi o que apresentou o maior número de estudos (n=5), com eficácia comprovada quanto ao desempenho e confiança em habilidades com cadeiras de rodas e alcance de metas de treinamento. Este protocolo também se mostrou eficaz em abordagens individuais e grupais, em contextos de serviços especializados de reabilitação e na comunidade, com público diversificado e tempo de treinamento variável entre duas e 24 horas. Conclui-se que o WSTP demonstrou ser uma estratégia com altos níveis de evidências sobre o treinamento de habilidades com cadeiras de rodas, sendo necessárias novas investigações para avaliar a eficácia dessa prática em aspectos ainda não investigados.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/243710.4322/2526-8910.ctoAR1863Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 2 (2020); 661-681Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 2 (2020); 661-681Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 2 (2020); 661-6812526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2437/1324https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2437/1325Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaro, Camila Caminhada Cruz, Daniel Marinho Cezar2022-04-20T20:05:37Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2437Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:05:37Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review
title Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review
spellingShingle Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review
Caro, Camila Caminha
title_short Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review
title_full Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review
title_fullStr Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review
title_full_unstemmed Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review
title_sort Treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais: uma revisão integrativa da literatura/Training of the manual wheelchair skill: an integrating literature review
author Caro, Camila Caminha
author_facet Caro, Camila Caminha
da Cruz, Daniel Marinho Cezar
author_role author
author2 da Cruz, Daniel Marinho Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caro, Camila Caminha
da Cruz, Daniel Marinho Cezar
description O treinamento de habilidades com cadeiras de rodas é um aspecto fundamental na reabilitação de sujeitos com deficiência, sendo considerado um passo imprescindível nos serviços de prescrição/dispensação de cadeiras de rodas. Este estudo teve por objetivos: (1) realizar o mapeamento das intervenções voltadas ao treinamento de habilidades com cadeiras de rodas manuais disponíveis na literatura dos últimos 10 anos (2008-2018); e (2) identificar os melhores níveis de evidências científicas sobre essa prática. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed/MEDLINE, com artigos nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, entre os anos de 2008 e 2018. Foram encontrados sete ensaios clínicos controlados randomizados, todos disponíveis na língua inglesa e a maioria de afiliação canadense. O protocolo do Wheelchair Skills Training Program – WSTP foi o que apresentou o maior número de estudos (n=5), com eficácia comprovada quanto ao desempenho e confiança em habilidades com cadeiras de rodas e alcance de metas de treinamento. Este protocolo também se mostrou eficaz em abordagens individuais e grupais, em contextos de serviços especializados de reabilitação e na comunidade, com público diversificado e tempo de treinamento variável entre duas e 24 horas. Conclui-se que o WSTP demonstrou ser uma estratégia com altos níveis de evidências sobre o treinamento de habilidades com cadeiras de rodas, sendo necessárias novas investigações para avaliar a eficácia dessa prática em aspectos ainda não investigados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2437
10.4322/2526-8910.ctoAR1863
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2437
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAR1863
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2437/1324
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2437/1325
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 2 (2020); 661-681
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 2 (2020); 661-681
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 2 (2020); 661-681
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688317847797760