Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista GEMInIS |
Texto Completo: | https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/434 |
Resumo: | This work aims to investigate the viewer participation on television shows, since several channels are encouraging the audiences to get involved in processes and routines, usually by asking them to create and send contents. Based on French Semiotics, as theoretical-methodological reference, we suggest a model that explains how the strategies are organized within the programs. Although this scheme has been drawn from the analysis of soccer shows on pay TV, we believe the results can be extended to other media experiences in which the consumer is invited to participate. |
id |
UFSCAR-2_bd8976c0d0a43267f4df5218de907747 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/434 |
network_acronym_str |
UFSCAR-2 |
network_name_str |
Revista GEMInIS |
repository_id_str |
|
spelling |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivosParticipaçãoEspectadorProgramas televisivosModeloSemiótica de linha francesaParticipationViewerTelevision showsModelFrench SemioticsThis work aims to investigate the viewer participation on television shows, since several channels are encouraging the audiences to get involved in processes and routines, usually by asking them to create and send contents. Based on French Semiotics, as theoretical-methodological reference, we suggest a model that explains how the strategies are organized within the programs. Although this scheme has been drawn from the analysis of soccer shows on pay TV, we believe the results can be extended to other media experiences in which the consumer is invited to participate. O objetivo deste trabalho é investigar a participação do espectador em programas televisivos, uma vez que diversas emissoras têm incentivado o público a intervir em processos e rotinas, geralmente por meio da criação de conteúdos. Com base no referencial teórico-metodológico da semiótica de linha francesa, vamos propor aqui um modelo capaz de explicar como tais estratégias se articulam dentro das atrações de TV. Embora esse esquema tenha nascido da análise de uma série de programas sobre futebol da televisão paga, acreditamos que os resultados podem ser ampliados para outras experiências de mídia nas quais se convida o consumidor a participar.UFSCar2020-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/434Revista GEMInIS; v. 11 n. 1 (2020); 111-130Revista GEMInIS; Vol. 11 No. 1 (2020); 111-130Revista GEMInIS; Vol. 11 Núm. 1 (2020); 111-1302179-1465reponame:Revista GEMInISinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARporhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/434/371Copyright (c) 2020 Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos, Yvana Fechineinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Pedro Paula de OliveiraFechine, Yvana2020-08-10T14:06:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/434Revistahttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminisPUBhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/oai||revista.geminisufscar@gmail.com2179-14652179-1465opendoar:2020-08-10T14:06:34Revista GEMInIS - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos |
title |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos |
spellingShingle |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos Vasconcelos, Pedro Paula de Oliveira Participação Espectador Programas televisivos Modelo Semiótica de linha francesa Participation Viewer Television shows Model French Semiotics |
title_short |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos |
title_full |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos |
title_fullStr |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos |
title_full_unstemmed |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos |
title_sort |
Do convite à participação:: o percurso do telespectador em programas esportivos |
author |
Vasconcelos, Pedro Paula de Oliveira |
author_facet |
Vasconcelos, Pedro Paula de Oliveira Fechine, Yvana |
author_role |
author |
author2 |
Fechine, Yvana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Pedro Paula de Oliveira Fechine, Yvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Espectador Programas televisivos Modelo Semiótica de linha francesa Participation Viewer Television shows Model French Semiotics |
topic |
Participação Espectador Programas televisivos Modelo Semiótica de linha francesa Participation Viewer Television shows Model French Semiotics |
description |
This work aims to investigate the viewer participation on television shows, since several channels are encouraging the audiences to get involved in processes and routines, usually by asking them to create and send contents. Based on French Semiotics, as theoretical-methodological reference, we suggest a model that explains how the strategies are organized within the programs. Although this scheme has been drawn from the analysis of soccer shows on pay TV, we believe the results can be extended to other media experiences in which the consumer is invited to participate. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/434 |
url |
https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/434/371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos, Yvana Fechine info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos, Yvana Fechine |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GEMInIS; v. 11 n. 1 (2020); 111-130 Revista GEMInIS; Vol. 11 No. 1 (2020); 111-130 Revista GEMInIS; Vol. 11 Núm. 1 (2020); 111-130 2179-1465 reponame:Revista GEMInIS instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Revista GEMInIS |
collection |
Revista GEMInIS |
repository.name.fl_str_mv |
Revista GEMInIS - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.geminisufscar@gmail.com |
_version_ |
1789434638506131456 |