is there transmedia journalism? considerations on the reuse of concepts.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, MÁRCIO CARNEIRO DOS
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista GEMInIS
Texto Completo: https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/308
Resumo: Guided by the systemic ontology, we map the main characteristics of the narrative called transmydia, originating from the entertainment industry. We problematize the transposition of the concept into the field of journalism. We argue that the simple use of social media platforms, even in an innovative way, is not enough to concretize the reuse. We point to niches where a possible journalistic transmedia narrative may be being developed, among them, the products of immersive journalism, actions with the use of augmented reality, newsgames, experiments using sensors and internet of things (IoT) and in some second screen applications.
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spelling is there transmedia journalism? considerations on the reuse of concepts.EXISTE JORNALISMO TRANSMÍDIA? CONSIDERAÇÕES SOBRE O REÚSO DE CONCEITOS.Transmedia narrativetransmedia journalismvirtual realitygNarrativa transmídiajornalismo transmídiarealidade virtualGuided by the systemic ontology, we map the main characteristics of the narrative called transmydia, originating from the entertainment industry. We problematize the transposition of the concept into the field of journalism. We argue that the simple use of social media platforms, even in an innovative way, is not enough to concretize the reuse. We point to niches where a possible journalistic transmedia narrative may be being developed, among them, the products of immersive journalism, actions with the use of augmented reality, newsgames, experiments using sensors and internet of things (IoT) and in some second screen applications.Guiados pela ontologia sistêmica, mapeamos os traços característicos da categoria narrativa denominada de transmídia, oriunda da indústria do entretenimento. Problematizamos a transposição do conceito para o campo do jornalismo. Argumentamos que a simples utilização de plataformas de mídias sociais, mesmo que de forma inovadora, não é suficiente para concretizar o reúso e apontamos nichos onde uma possível narrativa jornalística transmídia possa estar sendo desenvolvida, entre eles, os produtos do jornalismo imersivo, as ações com o uso de realidade aumentada, os newsgames, os experimentos utilizando sensores e internet das coisas (IoT) e em alguns aplicativos de segunda tela.UFSCar2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOntologia Sistêmicaapplication/pdfhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/308Revista GEMInIS; v. 8 n. 3 (2017): Negócios, inovação, tecnologia e políticas públicas para o audiovisual multiplataformas; 136-149Revista GEMInIS; Vol. 8 No. 3 (2017): Negócios, inovação, tecnologia e políticas públicas para o audiovisual multiplataformas; 136-149Revista GEMInIS; Vol. 8 Núm. 3 (2017): Negócios, inovação, tecnologia e políticas públicas para o audiovisual multiplataformas; 136-1492179-1465reponame:Revista GEMInISinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARporhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/308/pdfCopyright (c) 2017 MÁRCIO CARNEIRO DOS SANTOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSANTOS, MÁRCIO CARNEIRO DOS2020-08-10T20:10:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/308Revistahttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminisPUBhttps://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/oai||revista.geminisufscar@gmail.com2179-14652179-1465opendoar:2020-08-10T20:10:25Revista GEMInIS - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
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