Eficiência dos aeroportos internacionais brasileiros: uma análise envoltória de dados com bootstrap
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000200370 |
Resumo: | Resumo A eficiência adquiriu maior relevância entre as organizações no cenário de mercados abertos, que teve início no Brasil por volta dos anos 1990. O objetivo deste artigo foi analisar, por envoltória de dados com bootstrap, a eficiência dos aeroportos brasileiros, utilizando as bases de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) de 2010, 2011 e 2012. Uma regressão múltipla foi utilizada para validar as variáveis do modelo proposto. Nesse modelo, a medida utilizada para representar o desempenho dos aeroportos foi a quantidade de passageiros processados (variável dependente); para as variáveis que determinam o desempenho (variáveis independentes) foram utilizados: número de pistas, número de balcões de check-in, número de estacionamento de aeronaves e área de passageiros. A partir de então, a técnica Análise Envoltória de Dados foi aplicada para os 16 aeroportos internacionais brasileiros, em abordagem operacional. Para corrigir os valores de eficiência encontrados, tendo em vista o erro aleatório inerente aos dados, aplicou-se uma abordagem da técnica de bootstrap. Os resultados encontrados apontam que a grandeza de um aeroporto não foi determinante para atribuir eficiência, embora seja critério relevante para impulsionar melhorias no seu desempenho. Convém salientar, também, que a utilização dos recursos (inputs) para o alcance do produto (output) foi o critério mais relevante na busca do bom desempenho e da eficiência aeroportuária no estudo aqui apresentado. Nesse sentido, o aeroporto de Curitiba, na Região Sul do país, foi classificado como o mais eficiente em todos os períodos, e os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e Manaus (Amazonas) como os menos eficientes. |
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