Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000300009 |
Resumo: | O processo de desenvolvimento de contêineres e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm, no mundo inteiro, interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterlands). Essas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. O presente trabalho apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da desenvolvimento de contêineres, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands e apresentar metodologias para sua delimitação. Essa contextualização conceitual e metodológica encontra-se ilustrada com sua aplicação ao caso do terminal de contêineres do porto de Rio Grande com apoio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Como resultado, os autores concluem que a delimitação de hinterlands é essencial para auxiliar o planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição. |
id |
UFSCAR-3_17dae6debc2fec711539fd8dc167d48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2010000300009 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitaçãoHinterlandPortosTerminal de contêineresSistemas de Informação Geográfica(SIG)O processo de desenvolvimento de contêineres e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm, no mundo inteiro, interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterlands). Essas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. O presente trabalho apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da desenvolvimento de contêineres, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands e apresentar metodologias para sua delimitação. Essa contextualização conceitual e metodológica encontra-se ilustrada com sua aplicação ao caso do terminal de contêineres do porto de Rio Grande com apoio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Como resultado, os autores concluem que a delimitação de hinterlands é essencial para auxiliar o planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição.Universidade Federal de São Carlos2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000300009Gestão & Produção v.17 n.3 2010reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2010000300009info:eu-repo/semantics/openAccessPizzolato,Nélio DominguesScavarda,Luiz FelipePaiva,Rodrigopor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2010000300009Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-10-25T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação |
title |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação |
spellingShingle |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação Pizzolato,Nélio Domingues Hinterland Portos Terminal de contêineres Sistemas de Informação Geográfica (SIG) |
title_short |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação |
title_full |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação |
title_fullStr |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação |
title_full_unstemmed |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação |
title_sort |
Zonas de influência portuárias - hinterlands: conceituação e metodologias para sua delimitação |
author |
Pizzolato,Nélio Domingues |
author_facet |
Pizzolato,Nélio Domingues Scavarda,Luiz Felipe Paiva,Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Scavarda,Luiz Felipe Paiva,Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizzolato,Nélio Domingues Scavarda,Luiz Felipe Paiva,Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hinterland Portos Terminal de contêineres Sistemas de Informação Geográfica (SIG) |
topic |
Hinterland Portos Terminal de contêineres Sistemas de Informação Geográfica (SIG) |
description |
O processo de desenvolvimento de contêineres e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm, no mundo inteiro, interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterlands). Essas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. O presente trabalho apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da desenvolvimento de contêineres, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands e apresentar metodologias para sua delimitação. Essa contextualização conceitual e metodológica encontra-se ilustrada com sua aplicação ao caso do terminal de contêineres do porto de Rio Grande com apoio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Como resultado, os autores concluem que a delimitação de hinterlands é essencial para auxiliar o planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000300009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-530X2010000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.17 n.3 2010 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118203390951424 |