Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biazzi,Jorge Luiz de
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1994000200002
Resumo: Este estudo compara métodos de administração de sistemas de estoques de bens de varejo não perecíveis, considerando o caso de perda de venda. Diversos métodos, baseados em modelos com diferentes hipóteses, são testados em ambientes caracterizados por comportamento da demanda e relações entre custos, entre outras características. A análise baseou-se numa simulação que avaliou o comportamento do sistema a cada intervalo de tempo num certo horizonte. O programa utilizado contém módulos para projeção de demanda baseada em suavizamento exponencial, cálculos físicos e econômicos e cálculo dos parâmetros de cada um dos métodos. Os métodos baseados em modelos de revisão periódica e demanda probabilística mostraram-se mais adequados do que os baseados, respectivamente, em revisão contínua e demanda determinística, assim como os que adotam lead-times máximos sobrepujaram os que adotam lead-times médios. Os desempenhos relativos dos métodos não foram afetados por alterações na aleatoriedade da demanda. Os métodos que operam baseados na projeção da demanda de vários períodos à frente mostraram-se mais eficazes do que os demais quando há picos de demanda, embora, nas demais situações (demanda estável, crescente ou decrescente, sem sazonalidade ou com sazonalidade suave no curto prazo), estes métodos sejam equiparáveis aos métodos baseados em revisão periódica e demanda estável ao longo do tempo.
id UFSCAR-3_1a9f048ea208c2c9d494b34fb1a68568
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X1994000200002
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Administração de estoques para bens de varejo não perecíveisestoquessimulaçãoadministração de materiaisvarejoEste estudo compara métodos de administração de sistemas de estoques de bens de varejo não perecíveis, considerando o caso de perda de venda. Diversos métodos, baseados em modelos com diferentes hipóteses, são testados em ambientes caracterizados por comportamento da demanda e relações entre custos, entre outras características. A análise baseou-se numa simulação que avaliou o comportamento do sistema a cada intervalo de tempo num certo horizonte. O programa utilizado contém módulos para projeção de demanda baseada em suavizamento exponencial, cálculos físicos e econômicos e cálculo dos parâmetros de cada um dos métodos. Os métodos baseados em modelos de revisão periódica e demanda probabilística mostraram-se mais adequados do que os baseados, respectivamente, em revisão contínua e demanda determinística, assim como os que adotam lead-times máximos sobrepujaram os que adotam lead-times médios. Os desempenhos relativos dos métodos não foram afetados por alterações na aleatoriedade da demanda. Os métodos que operam baseados na projeção da demanda de vários períodos à frente mostraram-se mais eficazes do que os demais quando há picos de demanda, embora, nas demais situações (demanda estável, crescente ou decrescente, sem sazonalidade ou com sazonalidade suave no curto prazo), estes métodos sejam equiparáveis aos métodos baseados em revisão periódica e demanda estável ao longo do tempo.Universidade Federal de São Carlos1994-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1994000200002Gestão & Produção v.1 n.2 1994reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X1994000200002info:eu-repo/semantics/openAccessBiazzi,Jorge Luiz depor2010-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X1994000200002Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-06-24T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis
title Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis
spellingShingle Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis
Biazzi,Jorge Luiz de
estoques
simulação
administração de materiais
varejo
title_short Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis
title_full Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis
title_fullStr Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis
title_full_unstemmed Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis
title_sort Administração de estoques para bens de varejo não perecíveis
author Biazzi,Jorge Luiz de
author_facet Biazzi,Jorge Luiz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biazzi,Jorge Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv estoques
simulação
administração de materiais
varejo
topic estoques
simulação
administração de materiais
varejo
description Este estudo compara métodos de administração de sistemas de estoques de bens de varejo não perecíveis, considerando o caso de perda de venda. Diversos métodos, baseados em modelos com diferentes hipóteses, são testados em ambientes caracterizados por comportamento da demanda e relações entre custos, entre outras características. A análise baseou-se numa simulação que avaliou o comportamento do sistema a cada intervalo de tempo num certo horizonte. O programa utilizado contém módulos para projeção de demanda baseada em suavizamento exponencial, cálculos físicos e econômicos e cálculo dos parâmetros de cada um dos métodos. Os métodos baseados em modelos de revisão periódica e demanda probabilística mostraram-se mais adequados do que os baseados, respectivamente, em revisão contínua e demanda determinística, assim como os que adotam lead-times máximos sobrepujaram os que adotam lead-times médios. Os desempenhos relativos dos métodos não foram afetados por alterações na aleatoriedade da demanda. Os métodos que operam baseados na projeção da demanda de vários períodos à frente mostraram-se mais eficazes do que os demais quando há picos de demanda, embora, nas demais situações (demanda estável, crescente ou decrescente, sem sazonalidade ou com sazonalidade suave no curto prazo), estes métodos sejam equiparáveis aos métodos baseados em revisão periódica e demanda estável ao longo do tempo.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1994000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1994000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X1994000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.1 n.2 1994
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118201359859712