Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000200279 |
Resumo: | Resumo Neste trabalho, aborda-se o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores, uma variante do problema de roteamento de veículos que, além das decisões de programação e roteamento dos veículos, envolve a determinação do tamanho da tripulação de cada veículo de entrega. Esse problema surge na distribuição de bens em centros urbanos congestionados em que, devido aos tempos de serviço relativamente longos, pode ser difícil atender todos os clientes durante o horário de trabalho permitido. Diante dessa dificuldade, uma alternativa consiste em incluir a designação de entregadores adicionais para reduzir os tempos de serviço, o que gera custos adicionais aos custos tradicionais de deslocamento e utilização de veículos. Dessa forma, o objetivo é definir rotas para atender grupos de clientes, minimizando o número de veículos usados, o número de entregadores designados e a distância total percorrida. Para tratar o problema são propostas duas abordagens metaheurísticas baseadas em Busca Local Iterada e Busca em Vizinhança Grande. O desempenho das abordagens propostas é testado utilizando conjuntos de instâncias disponíveis na literatura. |
id |
UFSCAR-3_1e4247de4c0efe91f7ddf5a1e87cc885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2016000200279 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadoresRoteamento de veículosMúltiplos entregadoresBusca Local IteradaBusca em Vizinhança GrandeResumo Neste trabalho, aborda-se o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores, uma variante do problema de roteamento de veículos que, além das decisões de programação e roteamento dos veículos, envolve a determinação do tamanho da tripulação de cada veículo de entrega. Esse problema surge na distribuição de bens em centros urbanos congestionados em que, devido aos tempos de serviço relativamente longos, pode ser difícil atender todos os clientes durante o horário de trabalho permitido. Diante dessa dificuldade, uma alternativa consiste em incluir a designação de entregadores adicionais para reduzir os tempos de serviço, o que gera custos adicionais aos custos tradicionais de deslocamento e utilização de veículos. Dessa forma, o objetivo é definir rotas para atender grupos de clientes, minimizando o número de veículos usados, o número de entregadores designados e a distância total percorrida. Para tratar o problema são propostas duas abordagens metaheurísticas baseadas em Busca Local Iterada e Busca em Vizinhança Grande. O desempenho das abordagens propostas é testado utilizando conjuntos de instâncias disponíveis na literatura.Universidade Federal de São Carlos2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000200279Gestão & Produção v.23 n.2 2016reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2359-15info:eu-repo/semantics/openAccessÁlvarez,AldairMunari,Pedropor2016-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2016000200279Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2016-12-20T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores |
title |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores |
spellingShingle |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores Álvarez,Aldair Roteamento de veículos Múltiplos entregadores Busca Local Iterada Busca em Vizinhança Grande |
title_short |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores |
title_full |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores |
title_fullStr |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores |
title_full_unstemmed |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores |
title_sort |
Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores |
author |
Álvarez,Aldair |
author_facet |
Álvarez,Aldair Munari,Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Munari,Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Álvarez,Aldair Munari,Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roteamento de veículos Múltiplos entregadores Busca Local Iterada Busca em Vizinhança Grande |
topic |
Roteamento de veículos Múltiplos entregadores Busca Local Iterada Busca em Vizinhança Grande |
description |
Resumo Neste trabalho, aborda-se o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores, uma variante do problema de roteamento de veículos que, além das decisões de programação e roteamento dos veículos, envolve a determinação do tamanho da tripulação de cada veículo de entrega. Esse problema surge na distribuição de bens em centros urbanos congestionados em que, devido aos tempos de serviço relativamente longos, pode ser difícil atender todos os clientes durante o horário de trabalho permitido. Diante dessa dificuldade, uma alternativa consiste em incluir a designação de entregadores adicionais para reduzir os tempos de serviço, o que gera custos adicionais aos custos tradicionais de deslocamento e utilização de veículos. Dessa forma, o objetivo é definir rotas para atender grupos de clientes, minimizando o número de veículos usados, o número de entregadores designados e a distância total percorrida. Para tratar o problema são propostas duas abordagens metaheurísticas baseadas em Busca Local Iterada e Busca em Vizinhança Grande. O desempenho das abordagens propostas é testado utilizando conjuntos de instâncias disponíveis na literatura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000200279 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000200279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x2359-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.23 n.2 2016 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118205431480320 |