Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvarez,Aldair
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Munari,Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000200279
Resumo: Resumo Neste trabalho, aborda-se o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores, uma variante do problema de roteamento de veículos que, além das decisões de programação e roteamento dos veículos, envolve a determinação do tamanho da tripulação de cada veículo de entrega. Esse problema surge na distribuição de bens em centros urbanos congestionados em que, devido aos tempos de serviço relativamente longos, pode ser difícil atender todos os clientes durante o horário de trabalho permitido. Diante dessa dificuldade, uma alternativa consiste em incluir a designação de entregadores adicionais para reduzir os tempos de serviço, o que gera custos adicionais aos custos tradicionais de deslocamento e utilização de veículos. Dessa forma, o objetivo é definir rotas para atender grupos de clientes, minimizando o número de veículos usados, o número de entregadores designados e a distância total percorrida. Para tratar o problema são propostas duas abordagens metaheurísticas baseadas em Busca Local Iterada e Busca em Vizinhança Grande. O desempenho das abordagens propostas é testado utilizando conjuntos de instâncias disponíveis na literatura.
id UFSCAR-3_1e4247de4c0efe91f7ddf5a1e87cc885
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2016000200279
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadoresRoteamento de veículosMúltiplos entregadoresBusca Local IteradaBusca em Vizinhança GrandeResumo Neste trabalho, aborda-se o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores, uma variante do problema de roteamento de veículos que, além das decisões de programação e roteamento dos veículos, envolve a determinação do tamanho da tripulação de cada veículo de entrega. Esse problema surge na distribuição de bens em centros urbanos congestionados em que, devido aos tempos de serviço relativamente longos, pode ser difícil atender todos os clientes durante o horário de trabalho permitido. Diante dessa dificuldade, uma alternativa consiste em incluir a designação de entregadores adicionais para reduzir os tempos de serviço, o que gera custos adicionais aos custos tradicionais de deslocamento e utilização de veículos. Dessa forma, o objetivo é definir rotas para atender grupos de clientes, minimizando o número de veículos usados, o número de entregadores designados e a distância total percorrida. Para tratar o problema são propostas duas abordagens metaheurísticas baseadas em Busca Local Iterada e Busca em Vizinhança Grande. O desempenho das abordagens propostas é testado utilizando conjuntos de instâncias disponíveis na literatura.Universidade Federal de São Carlos2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000200279Gestão & Produção v.23 n.2 2016reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2359-15info:eu-repo/semantics/openAccessÁlvarez,AldairMunari,Pedropor2016-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2016000200279Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2016-12-20T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
spellingShingle Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
Álvarez,Aldair
Roteamento de veículos
Múltiplos entregadores
Busca Local Iterada
Busca em Vizinhança Grande
title_short Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title_full Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title_fullStr Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title_full_unstemmed Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
title_sort Abordagens metaheurísticas para o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores
author Álvarez,Aldair
author_facet Álvarez,Aldair
Munari,Pedro
author_role author
author2 Munari,Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvarez,Aldair
Munari,Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Roteamento de veículos
Múltiplos entregadores
Busca Local Iterada
Busca em Vizinhança Grande
topic Roteamento de veículos
Múltiplos entregadores
Busca Local Iterada
Busca em Vizinhança Grande
description Resumo Neste trabalho, aborda-se o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores, uma variante do problema de roteamento de veículos que, além das decisões de programação e roteamento dos veículos, envolve a determinação do tamanho da tripulação de cada veículo de entrega. Esse problema surge na distribuição de bens em centros urbanos congestionados em que, devido aos tempos de serviço relativamente longos, pode ser difícil atender todos os clientes durante o horário de trabalho permitido. Diante dessa dificuldade, uma alternativa consiste em incluir a designação de entregadores adicionais para reduzir os tempos de serviço, o que gera custos adicionais aos custos tradicionais de deslocamento e utilização de veículos. Dessa forma, o objetivo é definir rotas para atender grupos de clientes, minimizando o número de veículos usados, o número de entregadores designados e a distância total percorrida. Para tratar o problema são propostas duas abordagens metaheurísticas baseadas em Busca Local Iterada e Busca em Vizinhança Grande. O desempenho das abordagens propostas é testado utilizando conjuntos de instâncias disponíveis na literatura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000200279
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000200279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x2359-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.23 n.2 2016
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118205431480320