Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Antônio Eduardo Carvalho e
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho,Rogerio Atem de, Ferreira,Hudson Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100206
Resumo: Resumo A proposta deste estudo experimental controlado e aleatorizado foi analisar a especificação de requisitos funcionais. Avaliaram-se os possíveis impactos do método de notação de modelagem de processo no nível de ambiguidade presente na especificação em linguagem natural. As notações foram utilizadas como instrumento para manifestar as necessidades do usuário quanto ao processo de compra em aplicações de comércio eletrônico - caso de uso típico de sistemas de informação empresarial. A partir de um protótipo de baixa fidelidade, que representa o processo de compra numa loja virtual, 43 estudantes de graduação em ciência da computação foram agrupados de acordo com as notações desempenhadas: grupo controle linguagem natural (GC); grupo experimental máquina de estados finitos (GEMEF); e o grupo experimental notação combinada (GENC), que utilizou anotação manual de papéis semânticos baseados em máquina de estados finitos. Foi utilizado o conceito que trata da ambiguidade como informações inconsistentes que levam a múltiplas interpretações do documento de especificação dos requisitos funcionais. Pela técnica de leitura baseada em teste, associada à utilização da métrica de qualidade apropriada, foi conduzida uma análise de variância de fator único com delineamento completamente casualizado para saber se o método de notação, como fator primário, afeta o nível de ambiguidade. A comparação intergrupo sugere que: a notação combinada é o melhor método para reduzir o nível de ambiguidade da especificação de requisitos; e que a especificação de requisitos expressa em máquina de estados finitos gera o maior o nível de ambiguidade dentre as notações avaliadas. No entanto, estas tendências não são estatisticamente significativas. De forma geral, observou-se que a variável independente, método de notação, não afeta o nível de ambiguidade do processo descrito na especificação de requisitos funcionais.
id UFSCAR-3_227a7c77539887b20c920688b7ba78e6
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2019000100206
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade: Gestão de sistemas de produçãoProcessos de negócioEspecificação de requisitosNível de ambiguidade Resumo A proposta deste estudo experimental controlado e aleatorizado foi analisar a especificação de requisitos funcionais. Avaliaram-se os possíveis impactos do método de notação de modelagem de processo no nível de ambiguidade presente na especificação em linguagem natural. As notações foram utilizadas como instrumento para manifestar as necessidades do usuário quanto ao processo de compra em aplicações de comércio eletrônico - caso de uso típico de sistemas de informação empresarial. A partir de um protótipo de baixa fidelidade, que representa o processo de compra numa loja virtual, 43 estudantes de graduação em ciência da computação foram agrupados de acordo com as notações desempenhadas: grupo controle linguagem natural (GC); grupo experimental máquina de estados finitos (GEMEF); e o grupo experimental notação combinada (GENC), que utilizou anotação manual de papéis semânticos baseados em máquina de estados finitos. Foi utilizado o conceito que trata da ambiguidade como informações inconsistentes que levam a múltiplas interpretações do documento de especificação dos requisitos funcionais. Pela técnica de leitura baseada em teste, associada à utilização da métrica de qualidade apropriada, foi conduzida uma análise de variância de fator único com delineamento completamente casualizado para saber se o método de notação, como fator primário, afeta o nível de ambiguidade. A comparação intergrupo sugere que: a notação combinada é o melhor método para reduzir o nível de ambiguidade da especificação de requisitos; e que a especificação de requisitos expressa em máquina de estados finitos gera o maior o nível de ambiguidade dentre as notações avaliadas. No entanto, estas tendências não são estatisticamente significativas. De forma geral, observou-se que a variável independente, método de notação, não afeta o nível de ambiguidade do processo descrito na especificação de requisitos funcionais.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100206Gestão & Produção v.26 n.1 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x1624-19info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Antônio Eduardo Carvalho eCarvalho,Rogerio Atem deFerreira,Hudson Silvapor2019-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000100206Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-03-15T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
title Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
spellingShingle Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
Silva,Antônio Eduardo Carvalho e
: Gestão de sistemas de produção
Processos de negócio
Especificação de requisitos
Nível de ambiguidade
title_short Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
title_full Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
title_fullStr Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
title_full_unstemmed Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
title_sort Modelagem de processos de negócio: efeito do método de notação no nível de ambiguidade
author Silva,Antônio Eduardo Carvalho e
author_facet Silva,Antônio Eduardo Carvalho e
Carvalho,Rogerio Atem de
Ferreira,Hudson Silva
author_role author
author2 Carvalho,Rogerio Atem de
Ferreira,Hudson Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Antônio Eduardo Carvalho e
Carvalho,Rogerio Atem de
Ferreira,Hudson Silva
dc.subject.por.fl_str_mv : Gestão de sistemas de produção
Processos de negócio
Especificação de requisitos
Nível de ambiguidade
topic : Gestão de sistemas de produção
Processos de negócio
Especificação de requisitos
Nível de ambiguidade
description Resumo A proposta deste estudo experimental controlado e aleatorizado foi analisar a especificação de requisitos funcionais. Avaliaram-se os possíveis impactos do método de notação de modelagem de processo no nível de ambiguidade presente na especificação em linguagem natural. As notações foram utilizadas como instrumento para manifestar as necessidades do usuário quanto ao processo de compra em aplicações de comércio eletrônico - caso de uso típico de sistemas de informação empresarial. A partir de um protótipo de baixa fidelidade, que representa o processo de compra numa loja virtual, 43 estudantes de graduação em ciência da computação foram agrupados de acordo com as notações desempenhadas: grupo controle linguagem natural (GC); grupo experimental máquina de estados finitos (GEMEF); e o grupo experimental notação combinada (GENC), que utilizou anotação manual de papéis semânticos baseados em máquina de estados finitos. Foi utilizado o conceito que trata da ambiguidade como informações inconsistentes que levam a múltiplas interpretações do documento de especificação dos requisitos funcionais. Pela técnica de leitura baseada em teste, associada à utilização da métrica de qualidade apropriada, foi conduzida uma análise de variância de fator único com delineamento completamente casualizado para saber se o método de notação, como fator primário, afeta o nível de ambiguidade. A comparação intergrupo sugere que: a notação combinada é o melhor método para reduzir o nível de ambiguidade da especificação de requisitos; e que a especificação de requisitos expressa em máquina de estados finitos gera o maior o nível de ambiguidade dentre as notações avaliadas. No entanto, estas tendências não são estatisticamente significativas. De forma geral, observou-se que a variável independente, método de notação, não afeta o nível de ambiguidade do processo descrito na especificação de requisitos funcionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100206
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x1624-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.26 n.1 2019
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118206791483392