Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ganga,Gilberto Miller Devós
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carpinetti,Luiz Cesar Ribeiro, Politano,Paulo Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000400006
Resumo: Este trabalho apresenta e discute uma proposta baseada na teoria dos conjuntos fuzzy para predizer o desempenho de uma cadeia de suprimentos modelada de acordo com os relacionamentos causais entre medidas de desempenho propostas pelo SCOR (versão 8.0). O uso de sistemas de medição de desempenho para gerenciar o desempenho de cadeias de suprimentos apresenta algumas limitações tais como a dificuldade de interpretação de resultados de natureza qualitativa, assim como a complexidade de um sistema tradicional de medição de desempenho lidar adequadamente com os relacionamentos causais entre métricas de desempenho de diferentes processos de negócios ao longo da cadeia de suprimentos. Por outro lado, a Lógica Fuzzy, uma técnica apropriada para lidar com situações de incerteza e subjetividade, configura-se como uma alternativa interessante. Utilizando uma abordagem de pesquisa quantitativa descritiva, assumiu-se a hipótese de que um modelo de predição quantitativo poderia ser construído para explicar (no mínimo em parte) o comportamento de processos operacionais. Os resultados do modelo mostraram-se bastante consistentes à metodologia SCOR mark, proposta pelo Supply Chain Council. Análises estatísticas dos resultados, baseados no Método de Superfície de Resposta, também confirmaram a relevância dos relacionamentos causais incorporados no modelo. Em geral, os resultados reforçam que a proposição da adoção de um modelo de predição baseado em lógica fuzzy e nas métricas do SCOR parece ser uma abordagem possível para auxiliar os gerentes no processo de tomada de decisão do gerenciamento do desempenho em cadeias de suprimentos.
id UFSCAR-3_30e57783621317e8d49da03a274bad8c
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2011000400006
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzyGestão da cadeia de suprimentosModelo SCORMedidas de desempenhoLógica fuzzyModelo de prediçãoEste trabalho apresenta e discute uma proposta baseada na teoria dos conjuntos fuzzy para predizer o desempenho de uma cadeia de suprimentos modelada de acordo com os relacionamentos causais entre medidas de desempenho propostas pelo SCOR (versão 8.0). O uso de sistemas de medição de desempenho para gerenciar o desempenho de cadeias de suprimentos apresenta algumas limitações tais como a dificuldade de interpretação de resultados de natureza qualitativa, assim como a complexidade de um sistema tradicional de medição de desempenho lidar adequadamente com os relacionamentos causais entre métricas de desempenho de diferentes processos de negócios ao longo da cadeia de suprimentos. Por outro lado, a Lógica Fuzzy, uma técnica apropriada para lidar com situações de incerteza e subjetividade, configura-se como uma alternativa interessante. Utilizando uma abordagem de pesquisa quantitativa descritiva, assumiu-se a hipótese de que um modelo de predição quantitativo poderia ser construído para explicar (no mínimo em parte) o comportamento de processos operacionais. Os resultados do modelo mostraram-se bastante consistentes à metodologia SCOR mark, proposta pelo Supply Chain Council. Análises estatísticas dos resultados, baseados no Método de Superfície de Resposta, também confirmaram a relevância dos relacionamentos causais incorporados no modelo. Em geral, os resultados reforçam que a proposição da adoção de um modelo de predição baseado em lógica fuzzy e nas métricas do SCOR parece ser uma abordagem possível para auxiliar os gerentes no processo de tomada de decisão do gerenciamento do desempenho em cadeias de suprimentos.Universidade Federal de São Carlos2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000400006Gestão & Produção v.18 n.4 2011reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2011000400006info:eu-repo/semantics/openAccessGanga,Gilberto Miller DevósCarpinetti,Luiz Cesar RibeiroPolitano,Paulo Rogériopor2012-04-05T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2011000400006Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2012-04-05T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy
title Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy
spellingShingle Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy
Ganga,Gilberto Miller Devós
Gestão da cadeia de suprimentos
Modelo SCOR
Medidas de desempenho
Lógica fuzzy
Modelo de predição
title_short Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy
title_full Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy
title_fullStr Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy
title_full_unstemmed Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy
title_sort Gestão do desempenho em cadeias de suprimentos usando lógica fuzzy
author Ganga,Gilberto Miller Devós
author_facet Ganga,Gilberto Miller Devós
Carpinetti,Luiz Cesar Ribeiro
Politano,Paulo Rogério
author_role author
author2 Carpinetti,Luiz Cesar Ribeiro
Politano,Paulo Rogério
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ganga,Gilberto Miller Devós
Carpinetti,Luiz Cesar Ribeiro
Politano,Paulo Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da cadeia de suprimentos
Modelo SCOR
Medidas de desempenho
Lógica fuzzy
Modelo de predição
topic Gestão da cadeia de suprimentos
Modelo SCOR
Medidas de desempenho
Lógica fuzzy
Modelo de predição
description Este trabalho apresenta e discute uma proposta baseada na teoria dos conjuntos fuzzy para predizer o desempenho de uma cadeia de suprimentos modelada de acordo com os relacionamentos causais entre medidas de desempenho propostas pelo SCOR (versão 8.0). O uso de sistemas de medição de desempenho para gerenciar o desempenho de cadeias de suprimentos apresenta algumas limitações tais como a dificuldade de interpretação de resultados de natureza qualitativa, assim como a complexidade de um sistema tradicional de medição de desempenho lidar adequadamente com os relacionamentos causais entre métricas de desempenho de diferentes processos de negócios ao longo da cadeia de suprimentos. Por outro lado, a Lógica Fuzzy, uma técnica apropriada para lidar com situações de incerteza e subjetividade, configura-se como uma alternativa interessante. Utilizando uma abordagem de pesquisa quantitativa descritiva, assumiu-se a hipótese de que um modelo de predição quantitativo poderia ser construído para explicar (no mínimo em parte) o comportamento de processos operacionais. Os resultados do modelo mostraram-se bastante consistentes à metodologia SCOR mark, proposta pelo Supply Chain Council. Análises estatísticas dos resultados, baseados no Método de Superfície de Resposta, também confirmaram a relevância dos relacionamentos causais incorporados no modelo. Em geral, os resultados reforçam que a proposição da adoção de um modelo de predição baseado em lógica fuzzy e nas métricas do SCOR parece ser uma abordagem possível para auxiliar os gerentes no processo de tomada de decisão do gerenciamento do desempenho em cadeias de suprimentos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2011000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.18 n.4 2011
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203652046848