Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso,Carolina Belotti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Andrea Lago da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000300662
Resumo: Existem vários desafios que as empresas enfrentam nos dias atuais, dentre eles a necessidade de construir maior sincronia entre demanda e suprimentos. O objetivo deste artigo é caracterizar a dinâmica do processo de S&OP, identificando a motivação, os objetivos, os desafios e os principais resultados obtidos por empresas que já o adotaram no Brasil. Inicialmente realizou-se revisão de literatura e, a seguir, um estudo multicaso em três empresas brasileiras. Dentre as principais motivações, observou-se o alinhamento de informação (previsão de vendas e capacidade e maior conhecimento do mercado) entre as áreas. Dentre os objetivos estavam: melhorar o planejamento, em especial de capacidade, incluindo Vendas no processo. Os principais desafios foram: melhorar a comunicação fragmentada e, construir visibilidade da gestão de capacidade. Como resultado, observou-se melhoria na comunicação, otimização do planejamento de capacidades, maior assertividade na previsão de vendas. A principal contribuição foi identificar que a implementação do S&OP exigirá que desafios diversos sejam enfrentados a fim de que o processo possa oferecer os resultados esperados para a gestão de operações.
id UFSCAR-3_44bc51c44f39992d09e122fcb1ba9e20
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2015000300662
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafiosSales and Operations PlanningGestão de operaçõesGestão da demanda e gestão da cadeia de suprimentosExistem vários desafios que as empresas enfrentam nos dias atuais, dentre eles a necessidade de construir maior sincronia entre demanda e suprimentos. O objetivo deste artigo é caracterizar a dinâmica do processo de S&OP, identificando a motivação, os objetivos, os desafios e os principais resultados obtidos por empresas que já o adotaram no Brasil. Inicialmente realizou-se revisão de literatura e, a seguir, um estudo multicaso em três empresas brasileiras. Dentre as principais motivações, observou-se o alinhamento de informação (previsão de vendas e capacidade e maior conhecimento do mercado) entre as áreas. Dentre os objetivos estavam: melhorar o planejamento, em especial de capacidade, incluindo Vendas no processo. Os principais desafios foram: melhorar a comunicação fragmentada e, construir visibilidade da gestão de capacidade. Como resultado, observou-se melhoria na comunicação, otimização do planejamento de capacidades, maior assertividade na previsão de vendas. A principal contribuição foi identificar que a implementação do S&OP exigirá que desafios diversos sejam enfrentados a fim de que o processo possa oferecer os resultados esperados para a gestão de operações.Universidade Federal de São Carlos2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000300662Gestão & Produção v.22 n.3 2015reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530X1754-14info:eu-repo/semantics/openAccessPedroso,Carolina BelottiSilva,Andrea Lago dapor2015-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2015000300662Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2015-10-15T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios
title Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios
spellingShingle Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios
Pedroso,Carolina Belotti
Sales and Operations Planning
Gestão de operações
Gestão da demanda e gestão da cadeia de suprimentos
title_short Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios
title_full Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios
title_fullStr Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios
title_full_unstemmed Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios
title_sort Dinâmica de implantação do Sales and Operations Planning: principais desafios
author Pedroso,Carolina Belotti
author_facet Pedroso,Carolina Belotti
Silva,Andrea Lago da
author_role author
author2 Silva,Andrea Lago da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso,Carolina Belotti
Silva,Andrea Lago da
dc.subject.por.fl_str_mv Sales and Operations Planning
Gestão de operações
Gestão da demanda e gestão da cadeia de suprimentos
topic Sales and Operations Planning
Gestão de operações
Gestão da demanda e gestão da cadeia de suprimentos
description Existem vários desafios que as empresas enfrentam nos dias atuais, dentre eles a necessidade de construir maior sincronia entre demanda e suprimentos. O objetivo deste artigo é caracterizar a dinâmica do processo de S&OP, identificando a motivação, os objetivos, os desafios e os principais resultados obtidos por empresas que já o adotaram no Brasil. Inicialmente realizou-se revisão de literatura e, a seguir, um estudo multicaso em três empresas brasileiras. Dentre as principais motivações, observou-se o alinhamento de informação (previsão de vendas e capacidade e maior conhecimento do mercado) entre as áreas. Dentre os objetivos estavam: melhorar o planejamento, em especial de capacidade, incluindo Vendas no processo. Os principais desafios foram: melhorar a comunicação fragmentada e, construir visibilidade da gestão de capacidade. Como resultado, observou-se melhoria na comunicação, otimização do planejamento de capacidades, maior assertividade na previsão de vendas. A principal contribuição foi identificar que a implementação do S&OP exigirá que desafios diversos sejam enfrentados a fim de que o processo possa oferecer os resultados esperados para a gestão de operações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000300662
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000300662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530X1754-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.22 n.3 2015
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118205301456896