Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes,Antonio Galvão
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1994000300004
Resumo: Os programas de pós -graduação em engenharia têm formado, no país, quantidade apreciável de mestrês nos últimos anos. Parcela muito pequena desses, no entanto, tem sido constituída por empregados de empresas que efetivamente os tenham enviado à Universidade para a obtenção de títulos pós-graduados. Por outro lado, em razão da recessão por que passamos, muitos dos candidatos a programas de mestrado em engenharia são jovens que não conseguiram emprego na indústria. Muitos desses jovens continuarão rondando as universidades e os órgãos de fomento, tentando prosseguir seus estudos (doutorado), pleiteando uma bolsa no exterior, etc. Na América do Norte e na Europa tem-se lançado mão, em larga escala, do ensino à distância de nível superior, visando suprir as necessidades do sistema produtivo e da sociedade. Neste artigo discutem-se os aspectos conceituais e técnicos ligados ao ensino à distância na Europa e na América do Norte, apresentando-se uma bibliografia atualizada sobre a questão. Em seguida é feita uma análise das perspectivas e condições para sua implantação no Brasil.
id UFSCAR-3_4c6602de461a2880ca2d0932090d8cc5
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X1994000300004
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivasensino à distânciaensino pós-graduadoensino da engenhariaOs programas de pós -graduação em engenharia têm formado, no país, quantidade apreciável de mestrês nos últimos anos. Parcela muito pequena desses, no entanto, tem sido constituída por empregados de empresas que efetivamente os tenham enviado à Universidade para a obtenção de títulos pós-graduados. Por outro lado, em razão da recessão por que passamos, muitos dos candidatos a programas de mestrado em engenharia são jovens que não conseguiram emprego na indústria. Muitos desses jovens continuarão rondando as universidades e os órgãos de fomento, tentando prosseguir seus estudos (doutorado), pleiteando uma bolsa no exterior, etc. Na América do Norte e na Europa tem-se lançado mão, em larga escala, do ensino à distância de nível superior, visando suprir as necessidades do sistema produtivo e da sociedade. Neste artigo discutem-se os aspectos conceituais e técnicos ligados ao ensino à distância na Europa e na América do Norte, apresentando-se uma bibliografia atualizada sobre a questão. Em seguida é feita uma análise das perspectivas e condições para sua implantação no Brasil.Universidade Federal de São Carlos1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1994000300004Gestão & Produção v.1 n.3 1994reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X1994000300004info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes,Antonio Galvãopor2010-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X1994000300004Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-06-24T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas
title Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas
spellingShingle Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas
Novaes,Antonio Galvão
ensino à distância
ensino pós-graduado
ensino da engenharia
title_short Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas
title_full Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas
title_fullStr Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas
title_full_unstemmed Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas
title_sort Ensino à distância na engenharia: contornos e perspectivas
author Novaes,Antonio Galvão
author_facet Novaes,Antonio Galvão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes,Antonio Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv ensino à distância
ensino pós-graduado
ensino da engenharia
topic ensino à distância
ensino pós-graduado
ensino da engenharia
description Os programas de pós -graduação em engenharia têm formado, no país, quantidade apreciável de mestrês nos últimos anos. Parcela muito pequena desses, no entanto, tem sido constituída por empregados de empresas que efetivamente os tenham enviado à Universidade para a obtenção de títulos pós-graduados. Por outro lado, em razão da recessão por que passamos, muitos dos candidatos a programas de mestrado em engenharia são jovens que não conseguiram emprego na indústria. Muitos desses jovens continuarão rondando as universidades e os órgãos de fomento, tentando prosseguir seus estudos (doutorado), pleiteando uma bolsa no exterior, etc. Na América do Norte e na Europa tem-se lançado mão, em larga escala, do ensino à distância de nível superior, visando suprir as necessidades do sistema produtivo e da sociedade. Neste artigo discutem-se os aspectos conceituais e técnicos ligados ao ensino à distância na Europa e na América do Norte, apresentando-se uma bibliografia atualizada sobre a questão. Em seguida é feita uma análise das perspectivas e condições para sua implantação no Brasil.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1994000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X1994000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X1994000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.1 n.3 1994
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118201380831232