Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Filho,Alceu Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nogueira,Edemilson, Bento,Paulo Eduardo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000300012
Resumo: São identificadas e analisadas neste artigo as Estratégias de Produção (EP) adotadas, durante o período 2005-2006, por 6 empresas montadoras de motores para automóveis instaladas no Brasil. Três delas instalaram-se há várias décadas no País e são aqui denominadas "estabelecidas"; as outras três, apenas há alguns anos, são denominadas "entrantes". Para o levantamento de informações sobre as EPs adotadas, entrevistas semiestruturadas foram feitas com pelo menos um dos principais responsáveis - gerentes - pela unidade produtora de motores em cada empresa. Observou-se que as EPs adotadas pelas empresas são distintas entre os grupos e em cada grupo (intragrupos), marcadas por diferenças nas áreas de decisão estruturais, apesar de haver semelhanças entre as estratégias competitivas das empresas em cada grupo (estabelecidas e entrantes). Alguns dos resultados encontrados nesta pesquisa confirmam proposições da literatura, outros indicam que há temas que precisam ainda ser cuidadosamente investigados.
id UFSCAR-3_624a8b5cbf64b0561707eac632eb32e8
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2011000300012
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveisEstratégia de produçãoPrioridades competitivasMontadoras de motoresSão identificadas e analisadas neste artigo as Estratégias de Produção (EP) adotadas, durante o período 2005-2006, por 6 empresas montadoras de motores para automóveis instaladas no Brasil. Três delas instalaram-se há várias décadas no País e são aqui denominadas "estabelecidas"; as outras três, apenas há alguns anos, são denominadas "entrantes". Para o levantamento de informações sobre as EPs adotadas, entrevistas semiestruturadas foram feitas com pelo menos um dos principais responsáveis - gerentes - pela unidade produtora de motores em cada empresa. Observou-se que as EPs adotadas pelas empresas são distintas entre os grupos e em cada grupo (intragrupos), marcadas por diferenças nas áreas de decisão estruturais, apesar de haver semelhanças entre as estratégias competitivas das empresas em cada grupo (estabelecidas e entrantes). Alguns dos resultados encontrados nesta pesquisa confirmam proposições da literatura, outros indicam que há temas que precisam ainda ser cuidadosamente investigados.Universidade Federal de São Carlos2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000300012Gestão & Produção v.18 n.3 2011reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2011000300012info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Filho,Alceu GomesNogueira,EdemilsonBento,Paulo Eduardo Gomespor2011-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2011000300012Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2011-10-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis
title Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis
spellingShingle Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis
Alves Filho,Alceu Gomes
Estratégia de produção
Prioridades competitivas
Montadoras de motores
title_short Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis
title_full Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis
title_fullStr Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis
title_full_unstemmed Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis
title_sort Análise das estratégias de produção de seis montadoras de motores para automóveis
author Alves Filho,Alceu Gomes
author_facet Alves Filho,Alceu Gomes
Nogueira,Edemilson
Bento,Paulo Eduardo Gomes
author_role author
author2 Nogueira,Edemilson
Bento,Paulo Eduardo Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Filho,Alceu Gomes
Nogueira,Edemilson
Bento,Paulo Eduardo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de produção
Prioridades competitivas
Montadoras de motores
topic Estratégia de produção
Prioridades competitivas
Montadoras de motores
description São identificadas e analisadas neste artigo as Estratégias de Produção (EP) adotadas, durante o período 2005-2006, por 6 empresas montadoras de motores para automóveis instaladas no Brasil. Três delas instalaram-se há várias décadas no País e são aqui denominadas "estabelecidas"; as outras três, apenas há alguns anos, são denominadas "entrantes". Para o levantamento de informações sobre as EPs adotadas, entrevistas semiestruturadas foram feitas com pelo menos um dos principais responsáveis - gerentes - pela unidade produtora de motores em cada empresa. Observou-se que as EPs adotadas pelas empresas são distintas entre os grupos e em cada grupo (intragrupos), marcadas por diferenças nas áreas de decisão estruturais, apesar de haver semelhanças entre as estratégias competitivas das empresas em cada grupo (estabelecidas e entrantes). Alguns dos resultados encontrados nesta pesquisa confirmam proposições da literatura, outros indicam que há temas que precisam ainda ser cuidadosamente investigados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2011000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.18 n.3 2011
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203638415360